Loading...
Trinidad e Tobago 2018-05-16T21:25:10+00:00

Caribe – Trinidad e Tobago

Trinidad e Tobago é um país diferente no Caribe! Talvez você se pergunte, mas por que conhecer esse país que eu nunca ouvi falar direito? Se você gosta de praias com água clarinha, poucos turistas e natureza intocada, você já tem a resposta.

Um segundo ótimo motivo é porque este país composto por duas ilhas (Trinidad e Tobago) está fora do cinturão de furacões, então, se suas férias caíram entre agosto e novembro, com certeza é uma boa opção.

É quase um sonho pensar em aproveitar algumas praias do Caribe sozinho e aqui é possível.

O seu destino final será Tobago, que tem a costa virada para o Caribe, lindas praias e somente 50 mil habitantes.

Nossos Parceiros

O pôr do sol caribenho de Trinidad e Tobago 

Informações úteis

Capital: Porto de Espanha
Moeda: Dólar de Trinidad e Tobago (TT$)
Idioma: Inglês
População: 1,3 milhão
Requer Visto: Não
Requer Vacinas: Não
Eletricidade: 110v
IDH: 0,78 (65º)

Quando ir a Trinidad e Tobago

Uma das maiores preocupações das pessoas quando o assunto é Trinidad e Tobago é sobre o risco de furacões na região. Porém olhando para o mapa é possível ver que o país está muito próximo da costa da Venezuela, bem distante da região onde acontecem os tornado e furacões todos os anos.

A temperatura é constante o ano inteiro, com mínimas entre 20ºC e 22ºC e máximas próximas dos 30ºC. A água do mar é agradável o ano todo.

Quais são os melhores meses?

  • Janeiro a Março a temperatura é mais amena mas, tudo fica cheio por causa do carnaval.
  • Março é a época de ver as tartarugas.
  • A época de chuvas é de Junho a Novembro, mas é quanto os preços são mais acessíveis.
  • A época seca é de Dezembro a Maio.

O último furacão que atingiu Trinidad e Tobago foi há mais de 50 anos. O que tudo indica essa não é uma preocupação na região.

Como chegar em Trinidad e Tobago

Não há voos diretos entre o Brasil e Trinidad e Tobago. A forma mais fácil de chegar até as ilhas é fazer escala em outro destino caribenho.

A Copa Airlines também oferece voos a Tobago com escala no Panamá. E a American Airlines oferece os voos até lá com escala em Miami.

Como chegar na ilha de Tobago: 

Com essas companhias você chegará até a capital Porto de Espanha na ilha de Trinidad. Já para chegar a ilha de Tobago, você tem duas opções:

Pegar uma balsa no Porto de Espanha de 4 horas até Tobago.

A segunda e mais rápida opção é ir de avião, a companhia aérea que faz esse trecho é a Caribbean Airlines e o voo dura 19 minutos. Nós optamos pelo avião por ser mais rápido e o preço bem acessível, 24 dólares cada trecho.

Como se locomover dentro de Tobago?

Tobago é uma ilha pequena, mas nem por isso você pode fazer tudo a pé. O transporte público não cobre a maioria dos destinos que você fatalmente deseja ir. Táxi existe, mas não sabemos o preço. Vimos muitas vans rodando pela ilha, mas também não sabemos como funciona.

A opção que achamos mais conveniente e em linha com a liberdade que queríamos ter na ilha, foi alugar um carro. Pegamos o veículo já no próprio aeroporto e funcionou super bem.

Atenção: as estradas de Tobago, apesar de asfaltadas, são muito estreitas e cansativas de dirigir. Portanto se você não gosta de desafios, peça para o seu hotel providenciar o transporte.

Essa é a praia de Pigeon beach em Tobago, lindo demais!

Hospedagem

Tobago talvez não tenha as hospedagens mais baratas do Caribe. Apesar de haver bastante opções de hotéis e hostels, não achamos nada que oferece um ótimo custo beneficio.

O Airbnb também é usado e bastante difundido pelo país. Inclusive, se você ainda não é cadastrado, está aqui um desconto para você usar na sua próxima viagem: Receba um desconto de R$100 no Airbnb

Nós usamos o Airbnb na primeira e na última noite para acomodar um pouco os gastos com hotel.

Optamos por ficar no Castara Retreats e apesar do hotel ser bem legal, como uma vila, uma atmosfera bem rústica, achamos que o serviço não foi dos melhores, talvez por ser baixa estação (setembro/17).

Abaixo algumas sugestões de hospedagens por Tobago

Fish Tobago Guesthouse – Talvez uma das opções mais baratas na ilha inteira, um hostel acessível então se você não se importar em ficar em hostel é uma boa pedida.

Miller’s Guesthouse – Uma segunda opção de hostel, talvez um pouco mais caro que o Fish Tobago Guesthouse mas ainda sim, acessível comparado com os outros hotéis abaixo.

Plantation Beach Villas – É uma vila com casa para aluguel por temporada, boa aposta para quem prefere uma opção de hospedagem que dê para aproveitar melhor a cultura local.

Coco Reef Hotel – É um hotel com praia privativa e boa opção de hospedagem em Tobago. Os quartos são amplos e perto do hotel existem várias opções de bares.

Castara Retreats – Com ar bem rústico fica na praia de Castara Bay, esse é o hotel perfeito para quem quer ficar longe do agito e aproveitar a calma de Tobago. Não tem nada muita opções de serviços por perto.

O que levar

Trinidad e Tobago está próximo da linha do Equador e por isso possui um clima quente o ano todo. Quando o assunto é o que levar na mala, o ideal é pensar que você está indo para uma cidade de praia, quente e as vezes muito úmida.

Portanto roupas de praia como sunga e biquínis são essenciais, pense em saídas de praia e em algumas roupas leves para a noite. Eu, Leo, usei bermuda todos os dias, camiseta e estava quente ainda. A Chel optou por vestidos e peças  bem leve todos os dias.

Como já vimos problemas de falta de energia em vários países menos desenvolvidos, é bom ter uma lanterna por precaução, nada que a lanterna do celular não resolva. Na mesma linha da lanterna, também é bom levar um jogo de toalhas limpas.

Dólar americano é amplamente aceito no país todo, cartões de crédito também funcionam em alguns lugares, mas pode haver cobrança de taxa extra. Portanto o melhor mesmo é ter dólar americano em mãos ou o Dólar de Trinidad e Tobago para evitar dores de cabeças.

Não esquecer:

  • Protetor solar
  • Óculos de sol
  • Repelente
  • Alguma proteção para a cabeça, boné, chapéu ou algo do gênero
  • Uma jaqueta leve, impermeável, para as rápidas chuvas

Veja também:

Comidas imperdíveis

Trinidad e Tobago tem uma mistura bem interessante de colonização espanhola, francesa e britânica mas uma forte influencia africana e indiana. Por isso não entranhe se pedir um prato e vier algo bem apimentado.

#1 Double – É a comida de rua do país. Um sanduíche que você pode encontrar por todos os lados. É um pão frito recheado com grão de bico e as vezes leva manga, molho de tamarindo e até pepino.

#2 Bake and Shark – Esse é basicamente um sanduíche com carne de tubarão. Antes de fritar, a carne de tubarão é temperada com uma mistura de ervas ou marinado em uma mistura de suco de limão, cebola, alho e tomilho.

#3 Roti – Aprendemos e comemos Roti pela primeira vez na Índia e é basicamente um pão. E nos chamou a atenção ver tantas barracas por aqui vendendo Roti. Você escolhe o recheio que pode ser carne, pato, camarão ou frango e também os acompanhamentos.

#4 Sopa de Milho – Feita com o milho inteiro, ainda na espiga, leva lentilhas, cenoura, muitas ervas e também um pouco de pimenta. O vendedor vai tirar de uma caldeirada e servi-lo em uma cumbuca de isopor.

#5 Saheena – É um bolinho frito feito com espinafre e geralmente mergulhado em um chutney de manga ou uma geleia de pimenta. A aparência é de um bolinho de arroz.

Que tal uma experiência no meio da mata em Tobago?

Top 5 dicas imperdíveis

  1. Mergulhar nas águas limpíssimas de Pigeon Point.
  2. Dirigir pela floresta no norte da ilha de Tobago, menos explorado.
  3. Ver o pôr do sol da remota Englishman Bay.
  4. Tomar sol na praia Castara.
  5. Participar do festival de música que acontece todo o ano, Tobago Jazz Experience.

Dicas e Curiosidades de Trinidad e Tobago

  • Você sabia que em Tobago existe a corrida de cabra? Existe um estádio com arquibancada para 200 pessoas e pista de 100m de grama onde as cabras competem quem chega na linha mais rápido. Desde 1925, o evento acontece todos os anos na segunda e terça-feira após o domingo de Páscoa.
  • A ilha de Trinidad foi batizada por Cristóvão Colombo em homenagem às montanhas da Trinidade, nome dado à trindade Cristã. Já Tobago significa tabaco em espanhol, que muito cultivado pelos índios.
  • Aos domingos, no Sunday School, você pode conferir uma banda onde todos os instrumentos são feitos pelos próprios moradores da ilha.
  • Na praia próxima ao Turtle Beach Hotel e Black Rock Rover é possível observar a desova de tartarugas marinhas. O período vai de março a julho.

Se você gosta de…

Culinária: Frutos do mar são os pratos mais fáceis de encontrar por lá. A elaboração é parecida com o que fazemos no Brasil, com muito peixe e lagostas. O tempero creole, forte e apimentado, se faz presente em muitos deles. Também é possível sempre encontrar opções de carne e frango.

Cultura: Vá para o Tobago Jazz Experience, festival que acontece todo ano e já contou com as participações de Stevie Wonder, Diana Ross, Elton John, entre outros.

Paisagens memoráveis: As praias de Tobago são paradisíacas e praticamente desertas, sem contar o mar azul que enfeita o lugar.

Aventura: Quando estiver em Tobago não deixe de fazer o mergulho com cilindro. Para isso você precisa ter feito o curso e possuir o certificado internacional. A ilha é um paraíso para mergulhadores.

Planejamento de Viagem

Planejar é um dos verbos mais comuns no dia a dia do Viajo logo Existo. Seja do ponto de vista financeiro, dos problemas que podem ocorrer no antes, durante e depois da viagem até em saber quais aplicativos vão te ajudar com isso tudo. Portanto abaixo listamos uma série de posts que vão te AJUDAR a chegar ainda mais longe!

Finanças na Estrada

Saúde na Estrada

Documentos Importantes

Aplicativos para sua viagem

Quer ver todos os posts de planejamento? Clique aqui!

Nossa viagem por lá

Visitar Trinidad e Tobago não estava em nossos planos, mas mesmo assim aceitamos o convite de última hora da Copa Airlines para colocar nosso primeiro país do Caribe no Viajo logo Existo. Abaixo estão os posts que escrevemos durante a nossa visita ao país, em Setembro de 2017.

É um país seguro?

Como muitos países da América do Sul e Central (infelizmente), muitos países do Caribe também possuem sérios problemas de segurança. Porém, boa parte dos problemas estão muitas vezes nas maiores cidades do país, o que acaba por ajudar a ilha de Tobago.

Como o turismo do país acontece, quase que exclusivamente, na ilha de Tobago, que possui menos de 70 mil habitantes, dá para ir, mas sempre com cuidado.

Nossas recomendações em Tobago são as mesmas recomendações para os países da América Central:

  • Evite dirigir a noite.
  • Contrate uma agência, caso não esteja confortável em fazer algo sozinho.
  • Evite andar com objetos chamativos pelas ruas da cidade, principalmente a noite.
  • Em qualquer dúvida, consulte sempre a recepção do seu hotel.

Praia vazia, coqueiros, água quente: isso é Tobago

O que nós achamos de Trinidad e Tobago?

Ficamos apenas 5 dias em Trinidad e Tobago e é importante dizer que rumamos direto para Tobago, que fica a 80km de Trinidad. É lá que estão as praias mais bonitas do país.

Como um todo nossa experiência em Tobago foi bastante positiva. Primeiro nos hospedamos no norte da ilha, em Castara, e devido a distância do aeroporto (60min), não tem muito turismo na região.

Isso foi ótimo para ficarmos sozinhos na praia, dar uma desligada legal das coisas. Mas é importante dizer que essas praias, apesar de bonitas, não são as mais belas da ilha.

De verdade esperávamos por pessoas mais bem-humoradas e educadas, aquele clima caribenho, mas, coisas simples como “bom dia” e “obrigado” não eram muito comuns.

Parece ser um país (sim, estou generalizando e espero estar errado) que não precisa se preocupar com o serviço prestado. Talvez dentro dos resorts o cenário seja diferente, mas falo o que vimos e o que pautou a nossa experiência.

A praia de Pigeon, a qual visitamos no último dia, nos impressionou bastante, até por ser uma área fechada e muito bem cuidada. Com lixeiras, restaurantes, cadeiras, estacionamento e o mais importante: uma água turquesa linda.

Como primeira experiência no Caribe, diríamos que começamos bem!

Siga eles no Instagram: Leo Spencer e Rachel Spencer

Melhores Roteiros

Contrate um guia

Essa parte está em desenvolvimento, mais novidades em breve.

Intercâmbio

Essa parte está em desenvolvimento, mais novidades em breve.

Trabalho x Habilidade

Essa parte está em desenvolvimento, mais novidades em breve.

Localize-se no mapa

Baixe nosso guia

Quer todas essas informações de forma gratuita no seu smartphone, mesmo se não tiver internet durante sua viagem? É só baixar o e-book com todo o conteúdo disponível nesta página.

Nossos Parceiros

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
shares