Trinidad e Tobago
Trinidad e Tobago é um país diferente no Caribe! Talvez você se pergunte, mas por que conhecer esse país que eu nunca ouvi falar direito? Se você gosta de praias com água clarinha, poucos turistas e natureza intocada, você já tem a resposta.
Um segundo ótimo motivo é porque este país composto por duas ilhas (Trinidad e Tobago) está fora do cinturão de furacões, então, se suas férias caírem entre agosto e novembro, com certeza é uma boa opção.
É quase um sonho pensar em aproveitar algumas praias do Caribe sozinho e aqui é possível. O seu destino final será Tobago, que tem a costa virada para o Caribe, lindas praias e somente 50 mil habitantes.
O que você procura
1. Informações úteis 2. Quando ir 3. Como chegar 4. Hospedagem 5. O que levar 6. Comidas Imperdíveis 7. Top 10 Experiências 8. Dicas e curiosidades 9. Se você gosta de… 10. Planejamento de viagem |
11. Nossa viagem por lá 12. É um país seguro? 13. O que nós achamos 14. Melhores Roteiros 15. Contrate um guia 16. Intercâmbio 17. Trabalho x Habilidade 18. Localize-se no mapa 19. Baixe o guia de viagem 20. Comentários |
O que você procura
1. Informações úteis
2. Quando ir
3. Como chegar
4. Hospedagem
5. O que levar
6. Comidas Imperdíveis
7. Top 10 Experiências
8. Dicas e curiosidades
9. Se você gosta de…
10. Planejamento de viagem
11. Nossa viagem por lá
12. É um país seguro?
13. O que nós achamos
14. Melhores Roteiros
15. Contrate um guia
16. Intercâmbio
17. Trabalho x Habilidade
18. Localize-se no mapa
19. Baixe o guia de viagem
20. Comentários
O pôr do sol caribenho em Tobago
Informações úteis
Capital: Porto de Espanha
Moeda: Dólar de Trinidad e Tobago (TT$)
Idioma: Inglês
População: 1,3 milhão
Requer Visto: Não
Requer Vacinas: Não
Eletricidade: 110v
IDH: 0,78 (65º)
Quando ir a Trinidad e Tobago
Uma das maiores preocupações das pessoas quando o assunto é Trinidad e Tobago é sobre o risco de furacões na região. Porém olhando para o mapa é possível ver que o país está muito próximo da costa da Venezuela, bem distante da região onde acontecem os tornados e furacões todos os anos.
A temperatura é constante o ano inteiro, com mínimas entre 20ºC e 22ºC e máximas próximas dos 30ºC. A água do mar é agradável o ano todo.
Quais são os melhores meses?
- Janeiro a Março a temperatura é mais amena mas, tudo fica cheio por causa do carnaval.
- Março é a época de ver as tartarugas.
- A época de chuvas é de Junho a Novembro, mas é quanto os preços são mais acessíveis.
- A época seca é de Dezembro a Maio.
Furacões: O último furacão que atingiu Trinidad e Tobago foi há mais de 50 anos. O que tudo indica, é que essa não é uma preocupação na região.
Como chegar em Trinidad e Tobago
Não há voos diretos entre o Brasil e Trinidad e Tobago. A forma mais fácil de chegar até as ilhas é fazer escala em outro destino caribenho.
A Copa Airlines também oferece voos a Tobago com escala no Panamá. E a American Airlines oferece os voos até lá com escala em Miami.
Como chegar na ilha de Tobago:
Com essas companhias você chegará até a capital Porto de Espanha na ilha de Trinidad. Já para chegar a ilha de Tobago, você tem duas opções:
Pegar uma balsa no Porto de Espanha de 4 horas até Tobago.
A segunda e mais rápida opção é ir de avião, a companhia aérea que faz esse trecho é a Caribbean Airlines e o voo dura 19 minutos. Nós optamos pelo avião por ser mais rápido e o preço bem acessível, 24 dólares cada trecho.
Como se locomover dentro de Tobago?
Tobago é uma ilha pequena, mas nem por isso você pode fazer tudo a pé. O transporte público não cobre a maioria dos destinos que você fatalmente deseja ir. Táxi existe, mas não sabemos o preço. Vimos muitas vans rodando pela ilha, mas também não sabemos como funciona.
A opção que achamos mais conveniente e em linha com a liberdade que queríamos ter na ilha, foi alugar um carro. Pegamos o veículo já no próprio aeroporto e funcionou super bem.
Atenção: as estradas de Tobago, apesar de asfaltadas, são muito estreitas e cansativas de dirigir. Portanto se você não gosta de desafios, peça para o seu hotel providenciar o transporte.
Essa é a praia de Pigeon beach em Tobago, lindo demais!
Hospedagem
Tobago talvez não tenha as hospedagens mais baratas do Caribe. Apesar de ter várias opções de hotéis e hostels, não achamos nada que oferecesse um ótimo custo benefício.
O Airbnb também é usado e bastante difundido pelo país. Inclusive, se você ainda não é cadastrado, está aqui um desconto para você usar na sua próxima viagem: Receba um desconto de R$100 no Airbnb
Nós usamos o Airbnb na primeira e na última noite para acomodar um pouco os gastos com hotel.
Optamos por ficar no Castara Retreats e apesar do hotel ser bem legal, como uma vila, uma atmosfera bem rústica, achamos que o serviço não foi dos melhores, talvez por ser baixa estação (setembro/17).
Abaixo algumas sugestões de hospedagens por Tobago
Fish Tobago Guesthouse – Talvez uma das opções mais baratas na ilha inteira, um hostel acessível então se você não se importar em ficar em hostel é uma boa pedida.
Miller’s Guesthouse – Uma segunda opção de hostel, talvez um pouco mais caro que o Fish Tobago Guesthouse mas ainda sim, acessível comparado com os outros hotéis abaixo.
Plantation Beach Villas – É uma vila com casa para aluguel por temporada, boa aposta para quem prefere uma opção de hospedagem que dê para aproveitar melhor a cultura local.
Coco Reef Hotel – É um hotel com praia privativa e boa opção de hospedagem em Tobago. Os quartos são amplos e perto do hotel existem várias opções de bares.
Castara Retreats – Com ar bem rústico fica na praia de Castara Bay, esse é o hotel perfeito para quem quer ficar longe do agito e aproveitar a calma de Tobago. Não tem muita opções de serviço por perto.
Faça uma consulta de hotel aqui…
O que levar
Trinidad e Tobago está próximo da linha do Equador e por isso possui um clima quente o ano todo. Quando o assunto é o que levar na mala, o ideal é pensar que você está indo para uma cidade de praia, quente e as vezes muito úmida.
Portanto roupas de praia como sunga e biquínis são essenciais, pense em saídas de praia e em algumas roupas leves para a noite. Eu, Leo, usei bermuda todos os dias, camiseta e estava quente ainda. A Chel optou por vestidos e peças leves todos os dias.
Como já vimos problemas de falta de energia em vários países menos desenvolvidos, é bom ter uma lanterna por precaução, nada que a lanterna do celular não resolva. Na mesma linha da lanterna, também é bom levar um jogo de toalhas limpas.
Dólar americano é amplamente aceito no país todo, cartões de crédito também funcionam em alguns lugares, mas pode haver cobrança de taxa extra. Portanto o melhor mesmo é ter dólar americano em mãos ou o Dólar de Trinidad e Tobago para evitar dores de cabeças.
Não esquecer:
- Protetor solar
- Óculos de sol
- Repelente
- Alguma proteção para a cabeça, boné, chapéu ou algo do gênero
- Uma jaqueta leve, impermeável, para as rápidas chuvas
Veja também:
Comidas imperdíveis
Trinidad e Tobago tem uma mistura bem interessante de colonização espanhola, francesa e britânica mas uma forte influência africana e indiana. Por isso não entranhe se pedir um prato e vier algo bem apimentado.
#1 Double – É a comida de rua do país. Um sanduíche que você pode encontrar por todos os lados. É um pão frito recheado com grão de bico e as vezes leva manga, molho de tamarindo e até pepino.
#2 Bake and Shark – Esse é basicamente um sanduíche com carne de tubarão. Antes de fritar, a carne de tubarão é temperada com uma mistura de ervas ou marinado em uma mistura de suco de limão, cebola, alho e tomilho.
#3 Roti – Aprendemos e comemos Roti pela primeira vez na Índia e é basicamente um pão. E nos chamou a atenção ver tantas barracas por aqui vendendo Roti. Você escolhe o recheio que pode ser carne, pato, camarão ou frango e também os acompanhamentos.
#4 Sopa de Milho – Feita com o milho inteiro, ainda na espiga, leva lentilhas, cenoura, muitas ervas e também um pouco de pimenta. O vendedor vai tirar de uma caldeirada e servi-lo em uma cumbuca de isopor.
#5 Saheena – É um bolinho frito feito com espinafre e geralmente mergulhado em um chutney de manga ou uma geleia de pimenta. A aparência é de um bolinho de arroz.
Que tal uma experiência no meio da mata em Tobago?
Dicas e Curiosidades de Trinidad e Tobago
- Você sabia que em Tobago existe a corrida de cabra? Existe um estádio com arquibancada para 200 pessoas e pista de 100m de grama onde as cabras competem quem chega na linha mais rápido. Desde 1925, o evento acontece todos os anos na segunda e terça-feira após o domingo de Páscoa.
- A ilha de Trinidad foi batizada por Cristóvão Colombo em homenagem às montanhas da Trinidade, nome dado à trindade Cristã. Já Tobago significa tabaco em espanhol, que era muito cultivado pelos índios.
- Aos domingos, no Sunday School, você pode conferir uma banda onde todos os instrumentos são feitos pelos próprios moradores da ilha.
- Na praia próxima ao Turtle Beach Hotel e Black Rock Rover é possível observar a desova de tartarugas marinhas. O período vai de março a julho.
Top 5 dicas imperdíveis
- Mergulhar nas águas limpíssimas de Pigeon Point
- Dirigir pela floresta no norte da ilha de Tobago, menos explorado
- Ver o pôr do sol na remota Englishman Bay
- Tomar sol na praia de Castara
- Participar do festival de música Tobago Jazz Experience
Se você gosta de…
Culinária: Frutos do mar são os pratos mais fáceis de encontrar por lá. A elaboração é parecida com o que fazemos no Brasil, com muito peixe e lagosta. O tempero creole, forte e apimentado, se faz presente em muitos deles. Também é possível sempre encontrar opções de carne e frango.
Cultura: Vá para o Tobago Jazz Experience, festival que acontece todo ano e já contou com as participações de Stevie Wonder, Diana Ross, Elton John, entre outros.
Paisagens memoráveis: As praias de Tobago são paradisíacas e praticamente desertas, sem contar o mar azul que enfeita o lugar.
Aventura: Quando estiver em Tobago não deixe de fazer o mergulho com cilindro. Para isso você precisa ter feito o curso e possuir o certificado internacional. A ilha é um paraíso para mergulhadores.
Planejamento de viagem
Abaixo listamos uma série de posts que vão te AJUDAR a chegar ainda mais longe! São diversas dicas para que sua viagem ocorra de mais tranquila possível, como dicas de finanças, de saúde, de segurança, aplicativos imprescindíveis, e por aí vai. Se achar que faltou alguma coisa, só nos avisar.
Finanças na Estrada
5 dicas importantes na hora de trocar dinheiro em sua viagem
Como ganhar milhas reservando hotéis
10 dicas para planejar as finanças de uma volta ao mundo
Saúde na Estrada
Qual plano de saúde usar para sua viagem?
Vacinas e cuidados extras na estrada
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Cuidados com a Malária em sua viagem
Documentos Importantes
10 documentos que você não pode esquecer em sua viagem
Como tirar Passaporte no Brasil
Saiba como solicitar o passaporte de emergência
Aplicativos para sua viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Airbnb: O que é, como funciona e como usar?
Como enviar dinheiro para o exterior com o TransferWise
Nesta página você pode acessar todos os posts de planejamento!
Nossa viagem por lá
Visitar Trinidad e Tobago não estava em nossos planos, mas mesmo assim aceitamos o convite de última hora da Copa Airlines para colocar nosso primeiro país do Caribe no Viajo logo Existo.
Abaixo estão os posts que escrevemos durante a nossa visita ao país, em Setembro de 2017.
É um país seguro?
Como muitos países da América do Sul e Central (infelizmente), muitos países do Caribe também possuem sérios problemas de segurança. Porém, boa parte dos problemas estão muitas vezes nas maiores cidades do país, o que acaba por ajudar a ilha de Tobago.
Como o turismo do país acontece, quase que exclusivamente, na ilha de Tobago, que possui menos de 70 mil habitantes, dá para ir, mas sempre com cuidado.
Nossas recomendações em Tobago são as mesmas recomendações para os países da América Central:
- Evite dirigir a noite.
- Contrate uma agência, caso não esteja confortável em fazer algo sozinho.
- Evite andar com objetos chamativos pelas ruas da cidade, principalmente a noite.
- Em qualquer dúvida, consulte sempre a recepção do seu hotel.
Praia vazia, coqueiros, água quente: isso é Tobago
O que nós achamos de Trinidad e Tobago?
Ficamos apenas 5 dias em Trinidad e Tobago e é importante dizer que rumamos direto para Tobago, que fica a 80km de Trinidad. É lá que estão as praias mais bonitas do país.
Como um todo nossa experiência em Tobago foi bastante positiva. Primeiro nos hospedamos no norte da ilha, em Castara, e devido a distância do aeroporto (60min), não tem muito turismo na região.
Isso foi ótimo para ficarmos sozinhos na praia, dar uma desligada legal das coisas. Mas é importante dizer que essas praias, apesar de bonitas, não são as mais belas da ilha.
De verdade esperávamos por pessoas mais bem-humoradas e educadas, aquele clima caribenho, mas, coisas simples como “bom dia” e “obrigado” não eram muito comuns.
Parece ser um país (sim, estou generalizando e espero estar errado) que não precisa se preocupar com o serviço prestado. Talvez dentro dos resorts o cenário seja diferente, mas falo o que vimos e o que pautou a nossa experiência.
A praia de Pigeon, a qual visitamos no último dia, nos impressionou bastante, até por ser uma área fechada e muito bem cuidada. Com lixeiras, restaurantes, cadeiras, estacionamento e o mais importante: uma água turquesa linda.
Como primeira experiência no Caribe, diríamos que começamos bem!
Siga eles no Instagram: Leo Spencer e Rachel Spencer
Contrate um guia
Nós ainda não temos nenhum guia local em Trinidad e Tobago cadastrado no Viajo logo Existo. Mas nós separamos alguns passeios que com certeza vão trazer varias ideias para sua viagem. Você também pode acessar o Get your guide e ver mais opções de passeios no país ou clique em alguma das opções abaixo.
Veja essas sugestões de passeios
Intercâmbio
Conhece alguém que já tenha feito intercâmbio neste país? Se sim, por favor divida conosco e nos ajude a melhorar essa categoria do portal. Clique aqui e fale conosco, abs e obrigado, leo e chel
Trabalho x Habilidade
Hoje em dia, mais do que nunca, está cada vez mais fácil você viajar pelo mundo. Mas mais do que isso, existem diversas empresas que te ajudam a encontrar um trabalho em troca das suas habilidades. Você já pensou em fazer um trabalho social ou cuidar de animais, ou até mesmo pintar a parede de um hotel?
Sites como Workaway ou Wordpackers são exemplos de plataformas onde você pode encontrar famílias, instituições, serviços, que precisam de alguma ajuda.
Em breve vamos colocar mais informações para vocês sobre esse assunto!
Localize-se no mapa
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.