A fantástica ilha de Koh Samui na Tailândia
Sol, céu azul e mar – Planejar uma viagem para Tailândia é entrar no dilema de que praias e ilhas visitar. Resolvemos visitar a fantástica ilha de Koh Samui.
Sol, céu azul e mar há no país todo. Existem as praias perto de Bangkok caso você não tenha muito tempo, existem as praias do mar de Adaman (Phuket e região) e as praias do Golfo da Tailândia, só para falar as mais turísticas…
Inicialmente ficamos na dúvida sobre ir para a ilha de Koh Samui, estávamos um pouco cansados e pensamos em talvez alugar um apartamento em Phuket ou Krabi e ficar um mês por lá, vivendo na Tailândia. Mas, no final sempre pensamos, já estamos aqui, tem tantas pessoas que vem do Brasil só para visitar essas ilhas, melhor irmos lá conferir!
Estávamos na companhia do casal de ingleses, o Chris e a Janet e acabamos indo para um hotel que os filhos dela tinham ficado muitos anos antes. Não era um hotel muito bom para falar a verdade mas o valor sentimental para ela foi grande e como queríamos ficar juntos, resolvemos ficar por lá também.
As ilhas da Tailândia são paradisíacas
De frente para a praia
O hotel Sunrise fica em Lamai Beach, que é uma praia legal, nem muito cheia nem muito isolada, tem um centrinho perto, algumas opções de restaurantes, 7 Eleven por todos os lados, lojinhas, e por ai vai.
Embora o hotel fosse bem mais ou menos, a praia era bem bonita. E como o hotel era de frente para a praia conseguimos aproveitar o visual, ir todos os dias a praia, tomar sol, o Leo nadava todos os dias, caminhávamos pela praia, clima de praia!
Algo interessante de estarmos viajando com o Chris e com a Janet é que é uma viagem de amigos mas muito leve, cada um faz o que quer, sem compromissos, sem marcar horários, no final a única coisa que fazíamos juntos era ir jantar. E isso é bom de ser leve, pois o tempo que estávamos com eles era sempre agradável.
Ficamos quatro dias na praia de Lamai e foi uma delicia! Acho que não ficaríamos nesse hotel de novo, para sermos bem sinceros, mas, é uma opção barata e bem localizada.
Difícil foi escolher onde ficar
Todas as faces de Koh Samui
Nossa primeira parada foi a praia de Lamai e o que muitos turistas fazem é alugar uma moto para dessa forma passear pelo resto da ilha. Como estávamos de carro, passeamos bastante pela ilha.
Koh Samui também é ponto de partida para outras ilhas como Ko Pha-ngan, famosa pela Full Moon Party, Koh Tao e Koh Nang Yuan famosas pelos lugares de mergulho e o Parque Nacional Angthong.
A comida na Tailândia é maravilhosa, mas aqui você vai se deliciar com frutos do mar fresquinhos, tudo delicioso.
Ficamos alguns dias na praia de Lamai e depois fomos para o norte, para a praia de Choeng Mon Beach. Apesar dessa região ser bem cheia, tem boas opções de hotéis e alguns hotéis são bem tranquilos!
Parecia que estávamos em outra ilha. Aqui descansamos de verdade, o hotel era mais confortável, tinha piscina, restaurante era bom.
Além disso fizemos um pouco mais de exercício, andamos de caiaque, andamos pela praia e no fim do dia jantamos com o pé na areia todos os dias. Fora isso vimos pores do sol espetaculares.
Como o calor dessa época do ano (abril) aproveitamos as horas mais quentes do dia para trabalhar no projeto e no fim de tarde para realmente aproveitar o dia, já com a temperatura mais amena.
Optamos por um hotel simples, mas bem de frente pra praia
Todos os dias encontrávamos este visual, e o melhor, com poucas pessoas
E ainda saíamos para conhecer outras praias por perto
Koh Tao é um daqueles cenários de sonho
Há vários passeios de barco saindo de Koh Samui então organizamos tudo no hotel mesmo. Os passeios geralmente são feitos em barcos rápidos, speedboat e demora uma hora e meia.
Na verdade a ilha que visitamos chama-se Koh Nang yuan, Koh Tao é a ilha maior que fica perto.
Aquela vista clássica, é um pouquinho mais difícil de chegar, tem uma bela de escadaria e depois escalar algumas pedras. Assim que chegar lá vai se assustar com o tanto de gente querendo fazer a mesma foto. Eu nem subi, deixei o Leo subir para fazer as fotos, e fiquei ali no meio das pedras vendo o visual.
Estava um tempo lindo e a cor da água é realmente linda. É possível fazer snorkel por ali mas bem sinceramente, o coral está todo morto, no máximo dá para ver uns peixinhos.
O passeio que pegamos incluiu o almoço, mas sinceramente era horrível, sujo e mal organizado.
O barco sai de lá e segue para uma outra região onde é possível fazer snorkel e ai sim ver bastante coral, bem bonitos, coloridos, muitos peixes e essa parte achamos mais legal.
No geral o lugar é lindo mas achamos que está muito mal cuidado. Há milhares de turistas, barcos chegando sem parar. Eles pedem para não descer nenhuma garrafa de plástico, mas encontramos várias garrafas de vidro quebradas pela ilha.
O almoço também é bizarro, se não há água doce para que fazer um restaurante lá? Seria muito mais fácil almoçar em Koh Tao e preservar essa região.
Eu preferia pagar o dobro ou triplo (pagamos 50 dólares por pessoa) e saber que esse paraíso está sendo conservado. Deveriam até mesmo limitar o número de pessoas que visitam a ilha por dia.
Koh Samui também é ponto de partida para outras ilhas
O que você imagina de Koh Samui?
Koh Samui dos meus sonhos era uma ilha pequena, com uma vilinha, tudo pequeno, poucos carros, pessoas caminhando em calçadões, um clima relax. Um lugar lindo, tropical, raro…
Pois bem, Koh Samui não é bem assim, é uma ilha grande, dando a volta na ilha dá quase 70 quilômetros. Tem carros, caminhões, diversas praias, cada uma com seu centro e milhares de turistas além das 60 mil pessoas que moram por lá.
A boa notícia é que ainda existem praias lindas, realmente lindas e apesar dos milhares de hotéis e turistas, ainda há um balanço razoável entre o turismo e as belezas naturais.
A parte nordeste da ilha é bem desenvolvida, tem diversos hotéis, restaurantes, agências de viagem e até alguns pontos turísticos, como o Big Budha, uma estátua gigante e alguns templos bem bonitos.
Já Lamai está na costa leste da ilha, é uma praia mais calma, sem muita bagunça, bem mais tranquila, mas com menos opções.
E no sul da ilha é completamente isolado, há alguns hotéis de luxo, alguns hotéis baratinhos mas poucas opções de restaurante e lojas.
No final, dependendo de onde estiver, vai ter uma experiência completamente diferente.
Daqui também temos que decidir para onde ir, apesar da previsão ter falado que deveria estar chovendo nessa semana que ficamos em Koh Samui, pegamos todos os dias maravilhosos e não vimos uma gota de água caindo do céu.
Mas parece que do outro lado (região de Phuket, Krabi, Phi Phi Island) as monções já chegaram, então não sabemos muito bem o que fazer ainda!!
Uma delas é a famosa Koh Tao, aproveitamos e fomos até lá conhecer
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.