Primeira visita a Estocolmo, capital da Suécia
De todas as capitais da Escandinávia, era a única que não conhecíamos. Essa foi nossa primeira visita a Estocolmo, capital da Suécia.
Ficamos quase um mês entre Noruega, Suécia e Finlândia, e apesar de termos visitado o norte da Suécia em busca de aurora boreal e sabermos que existem muitos parques e lugares isolados pelo país, queríamos aproveitar a oportunidade e conhecer a única capital que não conhecíamos da Escandinávia.
Acabamos passando duas vezes por Estocolmo, uma na ida para a Finlândia e ficamos uma noite na volta da Finlândia, antes de seguimos para Portugal.
Mas qual a melhor época para visitar?
Para quem não gosta de frio, com certeza, o verão é a melhor época para visitar a Escandinávia como um todo. Com muitos meses de frio, a turma nessa região sabe aproveitar bem os meses de verão e Estocolmo assim como as outras capitais fica cheia de eventos abertos e a atmosfera deve ser incrível. Fora que é formado por 14 ilhas então estar sempre perto da água no verão é perfeito.
Mas, se você, como nós, foi para essa região atrás da aurora boreal, então, não tem o que fazer, é se agasalhar bem e curtir a cidade no frio. Estocolmo ganhou nossos corações e achamos a capital a mais bonita da Escandinávia! Com certeza voltaríamos no verão para aproveitar a cidade.
Das capitais da Escandinávia, achamos Estocolmo a mais bonita
Como chegar em Estocolmo?
Estávamos em Oslo e voamos para Estocolmo de Norwegian Air, uma low cost norueguesa. O voo de ida custou 640 reais para os dois, em torno de 55 euros cada um.
Se você está tentando acumular milhar, temos uma série de artigos explicando, só acessar a parte de milhas no portal de planejamento.
Como se locomover por Estocolmo
Bom, já demos a volta ao mundo de carro, não preciso nem falar qual o meio de transporte que mais gostamos de fazer nossas viagens, de carro.
Até fizemos uma reserva de carro para nossos dias em Estocolmo, mas, acabamos cancelando. O transporte público funciona super bem para curtir a cidade e já vínhamos de muitos dias dirigindo pra lá e pra cá na Noruega, então, preferimos usar a infraestrutura dos países mais desenvolvidos do mundo a nosso favor.
Mas, se você vai explorar a região e quer ir mais longe, nós sempre olhamos carro no site do Skyscanner onde podemos comparar os preços. Também olhamos na Smiles, já que eles tem parceria com a Hertz e dessa forma você pode ganhar milhas no aluguel de carro.
Algo que ajuda muito no preço de alguel de carro é a opção de fazer o seguro do carro pelo cartão de crédito, nesse caso, sempre negamos aquele monte de seguros oferecidos pelas locadoras, e isso faz com que o preço caia mais da metade.
Apesar de nem sempre pedirem a carteira internacional nós sempre temos ela na bolsa caso necessário.
Detalhes da arquitetura de Estocolmo na Suécia
Onde se hospedar em Estocolmo?
Como comentei lá em cima, acabamos passando duas vezes por Estocolmo, e ficamos em dois lugares diferentes.
Nossa primeira estadia foi na casa de uma família muito querida, da Bruna, uma amiga do Leo de quando ele era adolescente e eles não se viam há uns 18 anos. Como sempre foi uma experiência antropológica ficar com eles, ouvimos deles as vantagens e desvantagens de morar em Estocolmo, conhecemos alguns amigos suecos e estrangeiros, quais são os desafios de quem vem de um país tropical para um país frio e de um país violento para um país onde os pais deixam os filhos dormindo no carrinho do lado de fora do restaurante. Fora que eles moram em um bairro residencial, com parque por perto, e é sempre interessante ver a vida como ela é, fora do circuito turístico.
Na nossa segunda volta a Estocolmo, como ficaríamos só uma noite, optamos por ficar em um hotel mais perto da estação central. Ficamos no Downtown Camper by Scandic, que fica a menos de 10 minutos andando da estação central.
Foi ótimo pois vimos uma Estocolmo mais agitada, muitos restaurantes em volta, e mesmo com uma chuvinha saímos para jantar e deu para ver um pouco mais da atmosfera da cidade.
O hotel é uma graça, bem e estilo escandinavo, restaurante super moderno, bicicletas e skates na entrada a disposição dos hóspedes, lojinha com vários produtos ligados a sustentabilidade, desde garrafinhas para você não consumir de plástico e o hotel incentivando as pessoas a beberem a água da torneira. Nós adoramos!
Como tudo na Escandinávia, nada é barato, mas, a Suécia ainda é mais acessível que a Noruega, os quartos nesse hotel custam entre 130 e 200 euros.
Descubra qual a hospedagem certa pra você.
O nosso quarto no Downtown Camper
Lugar perfeito para uma leitura e vista da cidade
O que fazer em Estocolmo?
Como Estocolmo é formada por várias ilhas, dependendo da época você vai ter diferentes atividades para fazer, até porque alguns lagos congelam e com isso, você pode explorar coisas que não estamos muito acostumados a fazer em um país tropical, como esquiar no gelo!
Mas, independente de visitar a cidade no verão ou no inverno, você não pode deixar de visitar o charmoso centro histórico, na ilha de Gamla stan, com seus prédios coloridos dos séculos XVII e XVIII.
Se você é fã de uma família real, sim, a Suécia ainda tem rei e rainha, e a Rainha Silvia tem um pezinho no Brasil, filha de uma brasileira com um alemão ela até morou no Brasil por um tempo. O palácio da família real, o Palácio Drottningholm, fica a 11km do centro de Estocolmo e além de ser a residência da família real, também é uma das atrações que quem visita a cidade quer conhecer.
Se você não é muito fã da família real, pode aproveitar para visitar o City Hall da cidade, uma construção que pode ser avistada das outras ilhas, e dentro, tem uma sala que vale a visita, o Golden Hall.
Um site bem legal para quem planeja visitar Estocolmo é o Visit Stockholm, do próprio turismo da cidade e que está sempre atualizado com os eventos que estão para acontecer.
Que tal patinar no gelo em Estocolmo?
As estações são famosas pela sua arquitetura
O centro historico de Estocolmo
E quanto custa comer?
Uma das experiências que você tem que ter uma vez em Estocolmo é o “fika” que é uma expressão para um tempo para tomar um café e socializar. Se alguém de convidar para um “fika” vá sem medo e viva essa experiência bem sueca.
Em Estocolmo você vai encontrar de tudo, é uma cidade muito multicultural, então dá para comer em restaurantes estrelados até barraquinhas ótimas pelas ruas. No último dia comemos no Zócalo, um mexicano pertinho do hotel Downtown Camper e era ótimo, não muito sueco mas acessível.
É seguro viajar pela Suécia?
Segurança é algo que não nos preocupa nenhum pouco nessa região do mundo. Fomos duas vezes para o aeroporto na madrugada, usando transporte público e não nos sentimos nenhum pouco inseguros. Por aqui, é literalmente, só aproveitar a vida.
Artigos relacionados
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.