17 pontos turísticos em São Petersburgo
São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia e é considerada a capital cultural do país, por isso, selecionamos 17 pontos turísticos em São Petersburgo que vão deixar qualquer um entusiasmado para conhecer a cidade.
Com pouco mais de 300 anos, São Petersburgo é uma cidade jovem e ao mesmo tempo muito histórica. Basta lembrar que a cidade foi muito importante durante a revolução comunista no início do século XX, e os traços do passado podem ser percebidos até hoje pelas ruas.
Como foi a capital do Império Russo por 200 anos, a São Petersburgo é repleta de grandes edifícios e palácios, tornando-se uma das cidades europeias mais majestosas para se visitar. Apaixonados por arte e cultura também têm espaço, já que a antiga capital abriga museus mundialmente conhecidos. Para inspirar viagens, listamos os 17 pontos turísticos em São Petersburgo.
Desbravando as belezas de São Petersburgo, na Rússia
1. Visite o Museu Hermitage
O Museu Hermitage é uma das principais atrações de São Petersburgo. Por lá, está uma das maiores coleções de pinturas do mundo em seis edifícios diferentes, dos quais o Palácio de Inverno é o mais famoso. Descobrir todo o museu em um único dia é impossível, por isso, já vá ao local sabendo quais obras você quer ver, para otimizar tempo e aproveitar melhor a visita.
2. Palácio Peterhof
Também conhecido como Versalhes russo, o Peterhof foi o primeiro palácio imperial construído nos arredores de São Petersburgo. Ele costumava ser residência de verão dos czares russos, tanto que o prédio é um verdadeiro complexo com seções diferentes, incluindo o enorme Alexandra Parque. Além disso, o local tem vista deslumbrante para o golfo finlandês.
3. Catedral do Sangue Derramado
A Catedral do Sangue Derramado lembra a famosa Catedral de São Basílio, em Moscou, tanto pelas cúpulas quanto pelas cores. Mas, o que faz a catedral de São Petersburgo ser tão singular é que ela é enorme e cheia de detalhes.
4. Assista a um balé no Teatro Mariinsky
O Teatro Mariinsky é um local ideal para os amantes do balé russo. São Petersburgo tem muitas companhias de balé, mas nenhuma delas é tão prestigiada quanto a Mariinsky. Para se ter uma noção da importância, o Mariinsky costumava ser chamado de “O balé imperial da Rússia”, e até hoje encanta o público com o charme e elegância da dança.
Catedral do Sangue Derramado, uma das mais bonitas do país
5. Veja a Catedral de Santo Isaac
A Catedral de Santo Isaac é a maior catedral ortodoxa de São Petersburgo, possuindo capacidade total para 14 mil pessoas. A cúpula dourada, um dos símbolos da construção, pesa mais de 100kg de ouro puro e possui mais de 100 metros de altura, o que faz da Catedral uma das mais altas do mundo. No interior da Igreja, mais de 300kg de ouro e 43 tipos de minerais estão espalhados na decoração.
6. Faça o passeio de barco ao redor dos canais da cidade
O Rio Neva cerca a cidade de São Petersburgo e transforma a bela paisagem. Caminhar nas margens do rio ou fazer o passeio de barco é algo que todo visitante deveria fazer. Conhecido como a “Veneza do norte”, esse rio tem 74km de extensão e diversos pontos turísticos podem ser vistos desde o passeio. Antes de contratar uma empresa para fazer o passeio de barco, não deixe de conferir qual será o idioma, já que muitas só oferecem os tours em russo.
7. Veja a vida passar na Praça do Palácio
Localizada no coração de São Petersburgo, a Praça do Palácio tem uma significativa relevância histórica para o país. O local foi palco de eventos como o Domingo Sangrento e a Revolução de Outubro. E é nela que está o palácio de inverno dos czares russos, construído em estilo barroco branco e azul, que dá um charme a mais ao local.
8. Visite a Fortaleza de São Pedro e São Paulo
Localizado na ilha de Ilha Zayachy, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo é um dos pontos históricos mais importantes, além de possuir uma das mais belas vistas da cidade. A história do lugar conta que foi na pequena ilha, de apenas 750m x 400m, que Pedro, o Grande, recuperou os territórios invadidos pelos Suecos e ordenou a construção de uma fortaleza que impedisse novas invasões.
A Catedral de Santo Isaac é belíssima por fora e por dentro
Passear pelos canais é uma ótima forma de conhecer a cidade
Andar pela Praça do Palácio é programa imperdível em São Petersburgo
9. Conheça a Catedral de Nossa Senhora de Cazã
Localizada na Nevsky Prospekt, a Catedral Nossa Senhora de Cazã se diferencia das demais catedrais russas por não ter cúpulas douradas, mas é igualmente bonita e surpreendente. Atualmente, a Catedral continua a ser um templo importante para os russos, e muitos deles a visitam com frequência. O mais interessante do local é perceber a relação dos russos com a fé e a religião.
10. Caminhe ao longo da Nevsky Prospekt
Nevsky Prospekt é uma grande avenida em São Petersburgo. Ela atravessa o centro da cidade de leste a oeste e é um ponto de referência para os visitantes e moradores locais. Muitos dos edifícios mais emblemáticos da cidade estão localizados na Nevsky Prospekt ou estão a poucos metros de distância. Por lá você conseguirá encontrar lojas vendendo as matrioskas, as bonequinhas símbolos da Rússia.
11. Museu Russo
A exposição no Museu Russo concentra-se, principalmente, na arte russa, desde ícones de igrejas antigas até pinturas do século XX. A coleção inclui também obras de Karl Bryullov, Alexander Ivanov, Nicolas Ghe, Ilya Repin, Natalya Goncharova, Kazimir Malevich e Kuzma Petrov-Vodkin e muitos outros. Em dia é possível conhecer e se encantar com toda a exposição.
12. Palácio do Estado Maior
Só o edifício do Palácio do Estado Maior é magnífico e impressionante. A ala leste, por exemplo, envolve o sul de Dvortsovaya pl e foi projetada por Carlo Rossi na década de 1820. O interior foi restaurado com arquitetura contemporânea para criar uma série de galerias exibindo a coleção de obras impressionistas e pós-impressionistas do Hermitage. A entrada para as galerias é feita através de uma escadaria de mármore, que funciona como um anfiteatro para apresentações musicais realizadas no pátio.
13. Lower Park
O Lower Park é uma das principais atrações localizadas no entorno de São Petersburgo. O que impressiona por lá é a coleção de fontes douradas de cair o queixo, as ruas ladeadas por estátuas e os pitorescos canais que compõem o Parque Inferior de Peterhof. Mesmo que você prefira não enfrentar a multidão para visitar o palácio, ainda vale a pena uma visita ao Lower Park, para ver a grande cascata e outras atrações aquáticas.
As matrioskas são um dos símbolos da Rússia
14. Palácio Moika
Também conhecido como Palácio Yusupov, o Palácio Moika possui alguns dos melhores interiores do século XIX da cidade, além de uma história fascinante e horripilante. O último proprietário do palácio era o excêntrico Príncipe Félix Yusupov, um queridinho da alta sociedade e ao mesmo tempo o homem mais rico da Rússia. Também foi por lá que Grigory Rasputin foi assassinado em 1916, e o porão, onde tudo ocorreu, pode ser visitado como parte de uma visita guiada.
15. Palácio de Catarina
A peça central de Tsarskoe Selo, criada sob o comando das Imperatriz Isabel e Catarina, a Grande, entre 1744 e 1796, é o vasto palácio barroco de Catarina, projetado por Rastrelli e batizado com o nome da segunda esposa de Pedro, o Grande. O palácio só pode ser visitado por pessoas entre o meio-dia e as 14h e às 16h e às 16h45, caso contrário, é reservado para grupos turísticos pré-agendados, tal é a sua popularidade legítima. O guia de áudio vale bem a pena, pois fornece uma explicação detalhada do que você verá em cada quarto.
16. Catherine Park
Ao redor do Palácio de Catarina se estende o adorável Parque de Catarina ou Catherine Park em inglês. A entrada principal fica na Sadovaya ul, ao lado da Capela do Palácio. O parque está localizado em torno da grande lagoa e contém uma série de edifícios e pavilhões. Perto do Palácio de Catarina, a Galeria Cameron normalmente tem exposições rotativas e que também vale uma visita.
17. Monastério Alexandre Nevsky
O Mosteiro de Alexander Nevsky é o mais antigo da cidade. Pedro, o Grande, cometeu um erro quando fundou o mosteiro neste ponto no final da Nevsky Pr, pensando que era o local onde Alexandre de Novgorod havia espancado os suecos em 1240. No entanto, em 1797 o mosteiro tornou-se o grau mais alto dos mosteiros ortodoxos russos. Hoje o local atrai turistas e devotos do mundo todo para ver e fotografar os arredores.
Selecionar 17 pontos turísticos em São Petersburgo é pouco perto de tudo que a cidade tem a oferecer. E você, já foi para a segunda maior cidade da Rússia? Quais são os seus melhores lugares para se visitar em São Petersburgo? Conta para a gente nos comentários!
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.