Passagem rápida pela Sérvia no Leste Europeu
Nossa passagem pela Sérvia foi rápida e cheia de dúvidas. Estávamos em Sarajevo, no Sul da Bósnia, e para chegar a capital, Belgrado, teríamos que cruzar a Bósnia, entrar na Croácia e seguir para Belgrado.
De qualquer forma, não queríamos deixar pular esse país já que estávamos tão perto e realmente gostamos muito da Bósnia e de conhecer a história do país e o passado desses dois juntos.
Sérvia e Bósnia, tinham muitas coisas em comum, incluindo a antiga Iugoslávia então queríamos ir e tentar pelo menos entender o lado deles já que já tínhamos aprendido um pouco do lado de cá.
Apesar de termos chegado no fim do dia em Belgrado, já saímos para conhecer o centro.
Não tivemos uma experiência tão boa
Infelizmente nossa experiência pelos lugares nem sempre é das melhores, chegamos no final do dia a cidade e aqui, pela primeira vez na Europa, nosso GPS não funcionou e não encontrou muitas coisas.
É de praxe seguirmos para o centro e ir até o centro de informações pelo menos para já ter um mapa e assim conhecer o principal. Como não encontramos o centro paramos em uma agencia de viagens e pedimos indicações.
Ela tentou nos ajudar nos passando um endereço que não existia. Paramos em um hotel, na esperança da recepcionista falar inglês e ela nos ajudou um pouco, nos passou onde era o centro, nos deu um mapa e seguimos para conhecer um pouco da cidade.
Visitamos a fortaleza de Belgrado onde muitas pessoas estavam vendo o por-do-sol.
Lugares onde as pessoas aproveitam a vida
Chegando lá o centro de informações já estava fechado e acabamos tendo que nos contentar com o mapa que tínhamos e as informações que tínhamos lido no guia lonely planet, que gostamos sempre de olhar.
Lá já estava escrito que a cidade de Belgrado não é uma cidade bonita e que íamos nos surpreender com tantas pessoas pelo centro, que a maioria eram locais e que teríamos a sensação de que as pessoas realmente aproveitam a vida.
Realmente foi isso que vimos, muitas pessoas pelos cafés, restaurantes lotados, enquanto seguíamos o mapa e encontrávamos os monumentos que estavam apontados ali.
Pelo centro da cidade vimos ruas completamente lotadas.
Decoração diferente e colorida pela ruas de Belgrado na Sérvia.
Mais do centro de Belgrado, capital da Sérvia.
Conversa e sugestão de roteiro
Estamos acampando desde que saímos de Berlim e isso tem ajudado muito a balancear os custos aqui na Europa. Saímos da cidade e tentamos achar um camping que estava a 35 km, mas não encontramos e voltamos para perto de Belgrado e ficamos em um hotel na estrada.
No dia seguinte, tivemos a oportunidade de conversar muito com o dono do hotel. Foi muito interessante, pois ele falava inglês bem e teve paciência para responder todas nossas dúvidas sobre o país, discutimos sobre politica, sobre a guerra de Sarajevo e também sobre Kosovo.
Lembrando que era a opinião de um sérvio sobre os acontecimentos, mas para nós é muito enriquecedor. Ficamos quase três horas batendo papo com ele e foi muito legal! Mais um amigo do VLE.
A placa de boas vinda para a Sérvia.
Seguimos caminho para Nin
Ainda seguimos para Nin, onde só ficamos uma noite e também tivemos uma garota que nos ajudou a chegar ao centro de informações e também quis dividir um pouco da história do país conosco. Falou da nostalgia das pessoas de mais idade em relação a Iugoslávia e como a nova geração não quer fazer parte da União Europeia. Sempre adoramos essa oportunidade de ouvir pessoas locais e saber mais da história, entender seus pontos de vista, é sempre um grande aprendizado.
Não tivemos a oportunidade de ficar e conhecer mais dos lugares e os que conhecemos não nos surpreendeu. Colocamos essa nossa opinião no facebook e tivemos algumas críticas. Acho que vale lembrar, principalmente para os leitores que acompanham o site e gostam do nosso conteúdo, que somos um casal viajando o mundo e que temos opinião sobre os lugares, não estamos aqui para falar que tudo é bonito e legal.
Para nós a história do país e ter conversado com pessoas locais, foi muito mais enriquecedor do que qualquer outra coisa e isso que vale para nós como experiência.
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.