Rota histórica em Portugal: Alcobaça, Batalha e Fátima
Seguiríamos para o norte de Portugal mas com muitas coisas pelo caminho para ver. Inclusive a rota histórica e o turismo em Alcobaça, Batalha e Fátima.
Depois de uma semana em Peniche, entre idas e vindas pelas praias da região e uma rápida visita a Óbidos, era hora de partimos e seguirmos viagem.
Como passamos muito rápido pela região norte, nosso plano era subir novamente e agora tentar ver tudo com mais calma.
Nosso destino era Coimbra, onde a Paty ia nos receber. Apesar da curta distancia entre as duas cidades, Portugal reúne três patrimônios da humanidade pela Unesco nesses 200km – Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha e o Santuário de Fatima e a própria Universidade de Coimbra, ou seja, tem muita coisa para ver.
Com o sol brilhando forte no céu, dirigimos algo como duas horas e chegamos ao nosso primeiro destino: Mosteiro de Alcobaça
Começamos nosso passeio pelo Mosteiro de Alcobaça.
O Mosteiro de Alcobaça
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou mais simplesmente como Mosteiro de Alcobaça, é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português.
Foi começado em 1178 pelos monges de Cister. Está classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, desde 1910. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.
Interessante que em 1834 os monges foram forçados a abandonar o mosteiro, na sequência do decreto de supressão de todas as ordens religiosas de Portugal, promulgado por Joaquim António de Aguiar, ministro dos negócios eclesiásticos e da justiça do governo da regência de D. Pedro, Duque de Bragança.
Quando você chega no lugar já é fácil ficar impressionado pela fachada externa do mosteiro, porém para nos o que impressionou foi o seu tamanho por dentro, o pé direito chegava fácil a uns 15 metros de altura, as colunas eram largas e resistentes como as que vimos na catedral de Milão.
Dentro ainda existem alguns túmulos de reis e o túmulo de Dom Pedro Primeiro, o que garantem uma importância ainda maior ao monastério.
Ficamos quase duas horas andando e observando cada detalhe do mosteiro e então seguimos para Mosteiro da Batalha.
A Rachel fotografando o mosteiro de Alcobaça.
Mosteiro da Batalha
A Rachel tinha me mostrado umas fotos e estávamos ansiosos para ver esse belo monastério ao vivo, uma vez que ele parecia lindo! Chegamos na cidade antes das 4 da tarde e rapidamente nos localizamos seguindo as diversas placas no local.
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como Mosteiro da Batalha ) situa-se em Batalha, Portugal, e foi mandado edificar em 1386 por D.João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota.
Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos até cerca de 1517, durante o reinado de sete reis de Portugal. Embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros dominicanos.
Exemplo da arquitetura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino, é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Em Portugal, o IPPAR ainda classifica-o como Monumento Nacional, desde 1910.
Como o dia estava lindo, com poucas nuvens no céu, o sol baixando no horizonte dava um toque especial a arquitetura do lugar. Ficamos encantados com toda a construção. Dentro dele, um pé direito altíssimo garante grande imponência a nave e uma série de vitrais coloridos dão um toque especial ao lugar.
Uma coisa muito legal, é que tanto no mosteiro da Alcobaça como no mosteiro da Batalha a entrada é gratuita, sendo pago somente alguns tour especiais, o que achamos ótimo. Perfeito para quem está viajando com o orçamento curto!
Nosso próximo destino foi o Mosteiro da Batalha.
Um lindo momento no Mosteiro da Batalha.
Ficamos intrigados de terem tão poucos turistas nesse lugar tão lindo!
O Santuário de Fátima em Portugal
Depois de visitar o mosteiro de Alcobaça e Batalha finalizaríamos nosso dia com chave de ouro conhecendo o Santuário de Fatima.
É um dos maiores do mundo e de quebra, está na lista dos patrimônios da humanidade da Unesco. Chegamos na cidade já no final de tarde, afinal saímos de Peniche cedo mas o dia estava sendo longo, porém rendendo muitas fotos e histórias.
O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (mais conhecido, simplesmente, por Santuário de Fátima), fica localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima, e é um dos mais importantes santuários marianos do mundo.
Composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007.
Destacam-se ainda a Capela do Lausperene, onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação.
A primeira coisa que você percebe ao chegar no Santuário é o seu tamanho, são diversos módulos como detalhamos acima, e muitos subterrâneos, porem o que impressiona mesmo é a praça central, e imaginar esse lugar cheio de gente nas datas religiosas. Ficamos parados olhando e só imaginando!
Para fechar o dia com chave de ouro, visitamos o Santuário de Fátima.
O Santuário de Fátima é realmente incrível, independente da sua religião.
Dia longo mas cheio de histórias e belas construções
Conseguimos fazer algumas fotos e apreciar a paz do Santuário de Fátima, vimos muitos grupos que pareciam ser de Angola ou Moçambique pelo local, todos com roupas super interessante e únicas.
Não ficamos muito tempo, mas gostamos do que vimos…
Foi um dia longo mas achamos que valeu muito a visita a todos esses lugares. Cada um conta uma parte da história de Portugal e tem uma importância tanto histórica como religiosa. Fora que o turismo em Alcobaça, Batalha e Fátima é desenvolvido e eles estão preparados para o turista.
Hora de seguir para Coimbra e então seguir para Braga, Guimarães e então finalizar no Porto antes de começar nossa viagem rumo ao sul do país.
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.