Enviando o carro dos EUA para Europa de navio
Teoricamente o processo de enviar um carro dos EUA para qualquer lugar do mundo é um processo simples.
Basicamente você vai ter que alugar um container e para isso existem diversas empresas que podem oferecer esse serviço, o difícil é você achar uma empresa que saiba te assessorar com o processo envolvendo um carro usado. Um segundo ponto importante é ver as rotas que cada porto faz, por exemplo enviar um carro para a América Central é mais fácil da Florida do que de Nova York e a mesma coisa se você deseja enviar um carro para a Ásia, é mais fácil da Califórnia do que da Geórgia. Bom, portanto uma pesquisa sobre os portos e seus destinos é fundamental para sua viagem.
Nosso plano inicial era mandar o carro de Miami para Portugal, porém descobrimos que as rotas mais frequentes para a Europa são Rotterdam na Holanda ou Antwerpen na Bélgica, esses lugares também apresentam os melhores preços e tempo mais curto de viagem. Portugal custaria 30% a 40% a mais e levaria pelo menos mais uma semana de trânsito (tempo de travessia do navio). Uma outra coisa também que influenciou a escolha foi o preço da passagem aérea, tínhamos milhas da American Airlines e custaria 30mil milhas mais 80 dólares, bem mais barato do que as 30mil milhas mais 400 dólares que custaria para qualquer outro destino na Europa.
Era chegada a hora de enviar nosso carro para a Europa
Container ou Ro-Ro
Essas são as duas formas mais comuns de se enviar um carro de navio. No caso do container você precisa entender bem as medidas do seu veiculo e as medidas do container que está alugando, existem diversas opções de altura e comprimento e consequentemente de preço também. Já no Ro-Ro (Roll in Roll off) seu veiculo vai estacionado no pátio do navio e nesse caso você precisa deixar a chave do carro, já ouvimos problemas de pequenos furtos nesses casos, então atenção. O Ro-Ro é uma modalidade mais barata de envio comparado ao container porém não são todos os portos que oferecem esse serviço.
Uma outra coisa que nos falaram no EUA (mas vale verificar) é que nosso carro por ter barraca em cima, hack, etc não poderia ser enviado de Ro-Ro, por que isso não eram partes originais do carro.
Empresa
Entramos em contato com diversas companhias para fazer o envio do carro nos Estados Unidos e achamos varias que enviavam da região mais para o norte, próximo a Nova York, por ai, porém queríamos enviar da Florida ou Geórgia. Mandamos diversos e-mails e a SEFCO foi a empresa que nos ofereceu o melhor preço para o serviço (abaixo), datas e serviço.
No começo a experiência com eles foi muito boa, porém no final eu diria que eles trabalharam muito mal e me deram pouquíssima atenção quanto aos e-mails que eu envie, porem já tínhamos pagado e não dava para voltar atrás. Um outro ponto que você precisa prestar bastante atenção é na questão da documentação no destino final, por exemplo é possível dirigir na Holanda um carro do Brasil? Precisa de algum documento especial como Carnet de Passage?
Portanto é preciso ter um ok sobre isso antes de confirmar o envio do container para não correr o risco de chegar la e não rolar de conseguir a documentação. Isso foi um ponto que nos tomou um tempo, por que na internet não havia informação sobre liberar o carro na Holanda e em muitos caso dizendo que era necessário o “Carnet de passage” para isso… por fim conseguimos um ok e demos o ok para enviar o container.
No geral o serviço deles foi ruim em minha opinião, não respondiam meus e-mails, não me orientaram corretamente, mas demos um jeito. Uma vez que está tudo pago, eles irão te fornecer uma data de entrega do veiculo e o local.
Entrega do carro dos EUA no porto
Pelo que vimos, no EUA, você deve entregar o carro em um deposito onde ele será colocado dentro do container e de lá será levado para o porto. Geralmente a data de entrega é uma semana antes da saída do barco. No nosso caso pedimos para dirigir o carro para dentro do container e eles deixaram.
Na verdade o deposito (eles chamam de warehouse) era super precária, suja e desorganizada, mas pelo outro lado o Lenny (o Russo dono do lugar) foi quem nos ajudou com tudo, explicou todo o processo e nos garantiu que estava tudo certo e no fim estava mesmo!
Aduana (Custom)
O único processo que tivemos que fazer fora, pagar a empresa do container e entregar o carro no deposito, foi ter que ir na Aduana pegar uma autorização para o envio do container. Alias esse é um processo normal em todos os países que você esta enviando algo de container, você sempre precisará da autorização da Aduana.
Quando você deixar o carro no deposito eles mesmos vão instruir sobre esse processo, passando o local e o que você deve fazer. Você precisará levar algumas copias de documentos para serem carimbadas (se autorizadas), os originais também são necessários. Para os casos na Florida é necessário fazer uma procuração, o Russo que nos ajudou fez e nos deu para levar lá para ser carimbada também. Não sabemos por que, mas esse é o processo.
Você precisará explicar para a Aduana por que você está enviando o carro, ele olhará seu visto, fatalmente farão algumas perguntas também, mas no geral são bem tranquilos. E se tudo for ok eles irão carimbar seu documento e é isso que você precisa aqui. Aqui você também pagará uma taxa de 7.5 dólares.
Tempo de viagem
Nosso navio levou algo como 15 dias de viagem, porém como deixamos o carro uma semana antes da partida e levamos mais alguns dias para retirar o carro do deposito na Holanda, a viagem total levou algo como 28 dias.
Preço
Container – U$ 1125,00
Aduana – U$ 250,00
Doc de exportações – U$ 175,00
Serviço do deposito – U$ 620,00
Total nos EUA – U$ 2.170,00
Contatos
SEFCO – Contato de clientes
[email protected]
SEFCO – Contato documentação
[email protected]
SEFCO Website
http://sefco-export.com
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.