Tudo sobre Overland Trip antes de você embarcar
Cada vez mais as pessoas estão em busca de experiências, mais do que destinos, e uma overland trip ou overland tour garante boas emoções.
A primeira vez que ouvimos sobre o termo, foi ainda em 2012, quando planejávamos uma Overland Trip sem nem saber sobre este termo. Mas ficamos felizes ao chegarmos em alguns campings pelo mundo e ouvir a pergunta: Por acaso você é um overlander? Se for, não precisa pagar o camping!
Mas nem todo mundo está disposto a largar tudo para viajar e explorar o mundo de carro como fizemos, por isso, hoje em dia existem empresas que oferecem uma overland trip, sem você precisar se preocupar com o carro, as fronteiras, as burocracias, eles fazem tudo para você.
Nosso caminhão em algum lugar do Uzbequistão – 2019
E o que é uma overland trip?
Apesar de muitas pessoas pensarem em overland trip simplesmente como uma viagem de carro pelos lugares, o conceito é muito mais amplo, o que importa realmente é a viagem. Pode ser feita com uma bicicleta, com um carro 4×4 ou com um caminhão, onde a principal forma de acomodação é acampar.
Muitas viagens overland levam de semanas a meses, e até anos, como foi a nossa. E geralmente, elas cruzam fronteiras, viajando por outros países. Em uma overland trip não existe um objetivo especifico, o importante é a viagem.
E por viagem entende-se conhecer pessoas, culturas, explorar o lugar independente de ser um lugar turístico. O mais importante é ver o mundo com seus próprios olhos e aprender sobre outras culturas que não a sua.
Para nós, o que mais gostamos é o fato de passarmos nos pequenos vilarejos, sair dos destinos turísticos e realmente ver o país. Parar nos mercado locais e demorar 10 minutos para conseguir comprar um pão porque ninguém fala inglês.
Isolados na Namíbia com nosso carro – 2015
Como fazer uma overland trip?
Se você pretende dar a volta ao mundo com seu próprio carro, acesse AQUI onde contamos tudo sobre o planejamento e o que fizemos.
Como estávamos com saudades de fazer uma overland trip e não queríamos montar novamente um carro só para fazermos esse trajeto na Ásia, embarcamos em uma viagem com a Oasis Overland. São diversos roteiros e eles tem uma certa flexibilidade de onde você pode começar e terminar. Uma opção era começar pela Geórgia, mas como já conhecíamos o país, resolvemos começar pelo Turcomenistão.
As opções de termino também são variadas, a nossa viagem duraria 21 dias, cruzaria 4 países e acabaria no Quirguistão. Uma parte do grupo ainda seguiu viagem por mais duas semanas, completando 36 dias no total, e explorando mais o Quirguistão.
Grupo reunido preparando o jantar
Nessas viagens todo mundo se ajuda o tempo todo
Geralmente os cenários são lindos
Os desafios de uma overland trip
A primeira coisa que você precisa saber antes de embarcar em uma overland trip é que é uma viagem em grupo. Então serão semanas, as vezes meses, na companhia de outros viajantes.
A segunda coisa importante é que são diversas empresas e cada uma oferece uma estrutura. No caso da Oasis Overland, durante a nossa viagem tínhamos um motorista, um australiano especialista em mecânica, e uma team leader, a Laura, que nos ajuda com o roteiro, as burocracias nas fronteiras e a organização da viagem, mas ela não é uma guia.
A viagem que fizemos pela Ásia Central teve um bom equilíbrio entre acampar e ficar em hotel, foi basicamente metade do tempo acampando. Nos dias que tínhamos de acampar, tínhamos de montar nossas barracas e cada dia um grupo cozinhava.
Todo mundo se ajuda, não só na cozinha, mas para lavar louça, montar a barraca um do outro, limpar o truck/caminhão e por aí vai. No fim, tem de estar com disposição de não dormir e não comer tão bem em certos dias.
Entre amigos na estrada
O que nós achamos dessa experiência em grupo
Estávamos realmente ansiosos com essa viagem, afinal, sabíamos que seria desafiador viajar em um caminhão, acampar, cozinhar, e tudo mais que uma overland trip envolve, depois de tanto tempo viajando de maneira mais convencional…
Para nós, o melhor da viagem, sem dúvida, foi o grupo e as pessoas que conhecemos. Foi um grupo particularmente pequeno, éramos doze pessoas, o motorista australiano e a team leader britânica, e os viajantes eram um casal australiano/polonês, um norueguês, uma holandesa, um casal de britânicos, e além de nós, mais um brasileiro.
Por ser um grupo pequeno, mesmo quando estávamos nas cidades e em hotéis, acabávamos indo jantar juntos, ou fazer um passeio pela cidade acompanhados do grupo. Todos no grupo já viajaram muito e além de aprendermos sobre os lugares e sobre o que víamos, também aprendíamos muito uns com os outros.
Valeu muito a pena a viagem e com certeza faríamos outras, principalmente em lugares remotos da África, onde ter um grupo, com certeza faria a viagem ficar mais divertida e sem tantas preocupações.
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.