Airbnb: O que é, como funciona e como usar?
Ao longo dos anos de viagem usamos muito o Airbnb, então resolvemos separar algumas dicas para usar o Airbnb, um produto que nos ajudou muito na estrada.
Dicas para usar o Airbnb: Confiança é a palavra chave quando falamos de um serviço como o Airbnb, você vai abrir sua casa e entrar na dos outros, então a primeira coisa é preencher seus dados e garantir que seu perfil foi verificado.
Você pode começar clicando aqui e pode usar seu login do facebook. Você vai poder avaliar os lugares que ficou. Então é importante estar com seu perfil em dia.
Olha como é o nosso:
A tela do nosso perfil no Airbnb.
Depois de criado seu perfil existem duas opções: hospedar-se como viajante ou receber pessoas como anfitrião.
Primeiro vamos falar da opção hospedar-se.
Defina o destino e as datas. Vão aparecer diversas opções de hospedagem, são mais de 1 milhão de lugares no mundo todo.
É possível especificar o que você precisa com os filtros, Internet, número de camas, cozinha, lugar inteiro, compartilhado (você fica junto com o anfitrião) e, em algumas cidades, até o bairro.
A tela da pesquisa, use os filtros para melhorar ainda mais sua busca.
Geralmente, eu dou uma olhada e todos os que eu gosto e estão dentro do que eu quero pagar eu já adiciono na minha wishlist, usando o coração disponível na foto.
Algo super importante é usar a recomendação feita por outros usuários. Embaixo da foto principal há um número de estrelas e os comentários, que são feitos por quem já se hospedou, garantido assim que você saiba o que vai encontrar.
Leia os comentários com calma e garanta que o apartamento tem tudo o que você precisa.
Quanto mais comentários positivos, melhor no Airbnb.
Hora de falar com o anfitrião
Agora é a hora de falar com o anfitrião. Eu geralmente mando para um apartamento, espero a resposta, antes de mandar para outro. Já conheci pessoas que mandam para vários anfitriões e ficam no aguardo, assim não perdem tempo e aumentam as chances de conseguir que pelo menos 1, 2 estejam disponíveis.
É possível falar com o anfitrião, nessa hora é a oportunidade de se apresentar, falar do seu interesse por viagem, e por aí vai. Você pode também fazer o pedido de reserva direto, mas pode ser recusado, então preferimos sempre falar com o anfitrião antes de fazer a reserva.
Depois de feita a reserva, terá que efetuar o pagamento, atente-se a todas as taxas, além da taxa do Airbnb, pode ter taxa de limpeza, ou custo por hóspede adicional.
Pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou Paypal. Mas lembre-se tudo precisa ser feito dentro do site do Airbnb para que você tenha seus direitos assegurados.
O que acontece depois que que pago?
Depois de feito o pedido de reserva, o anfitrião tem 24 horas para aprovar. O valor só será cobrado, lógico, se ele te aceitar. Reserva confirmada é hora de combinar os detalhes para a entrega da chave. Nossa primeira experiência foi com o Airbnb foi em Paris e nosso anfitrião deixou a chave escondida no jardim.
Ele deu as instruções perfeitas e achamos tudo direitinho. Já em Bruxelas a anfitrião nos trouxe a chave, nos deixou alguns mapas da cidade, explicou como funcionava tudo, fogão, chuveiro, Internet.
Pronto, agora é só aproveitar a sua hospedagem!
Depois é hora de aproveitar!
Eu e o Leo geralmente pegamos as chaves, vamos ao mercado para já comprar o que precisamos para os próximos dias, e seguimos para aproveitar a cidade. No nosso caso, se temos roupa suja já aproveitamos para lavar tudo também.
Acho que no Brasil ainda estamos aprendendo a ter pessoas estranhas dentro de casa, mas na Europa já e bem comum. Respeitamos sempre o anfitrião que está a nossa espera e chegamos sempre no horário combinado.
Além disso deixamos tudo em ordem, sempre falo para o Leo. A meta é o anfitrião nem perceber que teve alguém na sua casa e deixarmos tudo como gostaríamos que deixassem na nossa casa. Fora que muitas pessoas deixam todas suas coisas pessoas por lá, então respeite o espaço.
Qualquer dúvida acione o anfitrião durante sua estadia.
Nossa primeira no Airbnb
Na Cidade do Cabo, nossa anfitriã, a Brigid, nos deu várias dicas do que fazer na cidade, o marido também é fotógrafo e rendeu um bom papo. Se encontrar qualquer problema no apartamento informe o mais rápido possível ao anfitrião. E se você causar algum problema, quebrar algo, paciência, também informe.
A ideia na hora de devolver as chaves é justamente fazer uma vistoria no apartamento. Não se esqueça de combinar direitinho a devolução da chave.
Aproveitando o clima de “casa” para trabalhar no Viajo logo Existo
Na volta para a casa você vai receber um e-mail pedindo para avaliar sua estadia, esse passo é importante pois dessa forma vai ajudar futuros viajantes. Deixe seu comentário, e não se esqueça você também será avaliado como hóspede.
Três anos usando o Airbnb
Bom, depois de quase três ano usando o Airbnb como usuários resolvemos receber algumas pessoas. O cadastro é super fácil e o que acho mais incrível do site é que quando tenho uma dúvida, já aparece um link, que posso clicar e acessar a resposta.
Eu que gosto de saber tudo, fui clicando em todos os links, e tirando todas as dúvidas. Quando terminei o processo todas as dúvidas estavam sanadas. No mesmo dia recebemos três consultas e uma delas para o fim de semana seguinte.
Clique aqui, se cadastre e ganha 20 dólares de desconto em sua primeira reserva!
*Esse post é um oferecimento do Viajo logo Existo em parceria com o Airbnb! Usamos eles pela primeira vez na França, gostamos e surgiu a oportunidade de fazer a parceria, a parceria acabou mas continuamos usando sempre que temos a opção!
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.