Porque levar dólares ou euros para viagens internacionais
Decidir qual moeda estrangeira levar para sua viagem é um dos itens fundamentais do planejamento. Entretanto, levar dólares ou euros para viagens internacionais sempre compensa porque são moedas aceitas na maioria dos países.
Entender as regras de câmbio é um desafio. Mas, é preciso converter valores, comparar taxas nos diferentes métodos de como levar dinheiro e pesquisar a melhor cotação na hora de adquirir a moeda estrangeira.
Outra questão importante é saber qual moeda levar. Assim, dólares ou euros para viagens internacionais são boas escolhas porque são aceitos na maioria dos países. Mas, para comprá-los no Brasil você faz duas conversões de câmbio: real para dólar ou euro – dólar ou euro para a moeda local.
Para uma viagem internacional, e dependendo da quantidade de dinheiro, qualquer centavo pode fazer uma grande diferença no final. Então, o valor que você perde com uma escolha pouco inteligente pode ser equivalente a um jantar em um restaurante, por exemplo.
O euro é boa alternativa para países europeus
Mas, quando é mais vantajoso levar a moeda local?
Quando a moeda usada no seu destino de viagem for uma “moeda forte”, quase sempre vale a pena viajar com a moeda local. Então, dólar ou euro são considerados moedas fortes, assim como a libra, dólares canadenses e australianos.
Já nos destinos em que a moeda não é muito comercializada mundialmente, vale mais a pena levar uma moeda forte, como dólares ou euros para viagens internacionais. Dessa forma, você faz o câmbio apenas quando já estiver no país. Isso porque, por não terem muita saída, elas costumam ser vendidas com cotações até 15% maiores quando comparadas às casas de câmbio locais.
Assim, vale a pena levar a moeda local para:
- Estados Unidos
- Zona do Euro
- Inglaterra
- Canadá
- Austrália
Fique atento com o ano de emissão das notas, principalmente do dólar. Notas produzidas com mais de 10/12 anos muitas vezes não são aceitas na hora de troca-las na casa de câmbio, principalmente as notas de 100 dólares. Já tivemos problemas com isso em vários países do mundo. Tínhamos uma nota de 1975 e ninguém queria troca-la!
Essas notas são aceitas no Estados Unidos sem problemas!
Foto: Pixabay
Então, qual é o melhor: dólares ou euros para viagens internacionais?
O dólar americano é sempre a escolha mais simples e segura. Mas, isso porque ele se consagrou como moeda global, já que é a mais comercializada em todo o mundo. Por esse motivo, em praticamente todas as casas de câmbio você conseguirá trocar seus dólares.
Então, em algumas ocasiões, o euro pode ser mais vantajoso. Então, ele se torna interessante se você já tiver uma quantia guardada de outras viagens ou se for viajar para a Europa. Caso seu roteiro inclua países que usam e que não usam a moeda, optar pelo euro simplifica a vida.
E se seu destino for Cuba, também é uma boa ideia optar pela moeda. Porém, a taxa de conversão do dólar para o CUC é bem desvantajosa se comparada ao do dinheiro europeu.
Mas, quando levar reais é mais vantajoso?
Levar reais vale mais a pena quando a viagem for para os países vizinhos. Mas, principalmente para as capitais ou para cidades com muito fluxo de turistas brasileiros, como Santiago, Buenos Aires ou Montevideo.
Nesses casos, o preço pago pelo BRL será mais justo e você economiza ao evitar a dupla conversão.
Portanto, vale a pena levar real para:
Foto: Pixabay
Mas, lembre-se de pesquisar antes de decidir qual moeda levar
Assim, antes de viajar, pesquisar sobre o destino é ideal. Principalmente quanto a qual moeda levar, como é a conversão e quais são as taxas.
Desde que o IOF dos cartões de débito e travel cards se igualou aos dos cartões de crédito, porém, a forma mais econômica de levar dinheiro é o tradicional cash ou dinheiro vivo. Essa forma, no entanto, tem óbvias desvantagens, e a segurança é a principal delas.
Portanto, é recomendável sair do Brasil com uma quantia considerável de moeda estrangeira, para ter dinheiro na mão nos primeiros momentos da viagem. E assim, economizar nas taxas de saque no exterior e para o caso do seu cartão não funcionar.
Mas lembre-se de levar mais de um método para não ficar na mão em nenhuma situação.
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.