Dinheiro no exterior: as melhores alternativas
Viajar para o exterior requer uma série de preparativos, desde documentos a arrumar a mala, mas sem se esquecer, é claro, do dinheiro.
Decidir qual forma de pagamento você utilizará na sua viagem faz parte do planejamento. Há várias alternativas, que podem ser escolhidas de acordo com a sua preferência. Abaixo listamos algumas maneiras de como usar o dinheiro no exterior.
Trocar dinheiro na casa de câmbio
Já explicamos nesse post como funciona a troca de moedas na casa de câmbio. Aqui no Brasil, você leva seus reais e compra dólares, euros, libras ou a moeda de sua preferência que esteja disponível.
O lado bom é que você chega no destino com o dinheiro, sem precisar se preocupar em trocá-lo. O ruim é que se acontecer alguma coisa, como furto ou perda, você acaba perdendo o dinheiro que levou.
Cartão de crédito internacional
Cartão de crédito é uma ótima maneira de pagamento no exterior. O problema é o IOF e a conversão da moeda, que acabam gerando taxas além do valor da cobrança. Por outro lado, essa forma de pagamento é muito interessante para quem quer juntar milhas ou controlar gastos, já que tudo estará registrado na fatura.
Lembre-se de antes de viajar avisar a sua operadora de cartão de crédito seu destino e pedir que liberem para o uso. Caso contrário, você pode ter problemas quando tentar pagar alguma coisa.
Cartão de débito internacional
O cartão de débito internacional também está sujeito ao IOF. A maior diferença entre utilizar um cartão de débito ou de crédito no exterior é que, ao utilizar o débito, você está sujeito à cotação do dia. Ou seja, o câmbio não será uma surpresa. Mas para realizar saques, você está sujeito a pagar algumas taxas.
Cartão pré-pago
O cartão pré-pago funciona como um cartão de débito internacional. A diferença é que você coloca dinheiro antes de usar. Por ser muito prático, esse tipo de cartão permite o saque diretamente em caixas eletrônicos, recargas através da internet e depósito de valores em mais de uma moeda para o mesmo cartão, o que se torna muito conveniente para quem pretende visitar vários países na mesma viagem.
Além disso, o cadastro e adesão ao cartão costuma ser bastante simples. Caso o cartão seja roubado ou perdido, em até 72 horas o valor é restituído pela operadora do cartão, graças ao seguro que já vem incluso. E a segurança não é só essa, com o cartão pré-pago você não tem variação de câmbio. As desvantagens são o IOF e a cotação ser pautada pela moeda de turismo.
Transferência Bancária Internacional
Fazer uma transferência bancária internacional é, atualmente, a alternativa mais barata depois do dinheiro em espécie. Nesse post explicamos como você pode transferir dinheiro para o exterior usando o Transferwise.
O lado ruim desse método é que nem todo mundo tem conta no exterior, o que complica as coisas na hora de usar o Transferwise, por exemplo
Cada viagem tem uma finalidade e objetivo diferente, e isso faz com que uma forma de levar dinheiro seja mais importante do que a outra em cada um desses momentos. Mas, o ideal é sempre ter um pouco de cada opção para pagamento no exterior. Viajar apenas com o cartão de crédito, pré-pago ou com dinheiro vivo é perigoso e pode ser que você fique na mão, caso o seu método de pagamento não seja aceito.
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.