Como tirar Passaporte no Brasil
Com emissão pelo governo nacional, o passaporte atesta de modo formal a nacionalidade e naturalidade em relação ao portador, dando ao mesmo a permissão para cruzamento de fronteira de um país estrangeiro.
Os passaportes apresentam a garantia ao direito para proteção legal no exterior e retorno com segurança de quem viaja ao próprio país de origem.
Passporte brasileiro azul
5 Passos para requerimento do passaporte
1 – Para requerimento do passaporte, o site do Departamento de Polícia Federal deve ser acessado, www.dpf.gov.br. Inicialmente é preciso verificar a documentação necessária. E não existe a renovação nem prorrogação do passaporte, se o mesmo se encontra com prazo de validade expirado ou breve a expirar e for desejado conseguir um documento novo de viagem, serão requeridos todos os documentos originais associados e será preciso solicitação da emissão no passo seguinte.
2 – O segundo passo é solicitar a emissão do passaporte. É importante ressaltar que apenas depois da inclusão dos próprios dados haverá emissão da Guia de Recolhimento da União – GRU.
3 – O terceiro passo é pagar a GRU, com respeito à própria data de vencimento.
4 – O quarto passo é comparecer ao posto do DPF com a documentação original requerida, GRU paga e protocolo em relação à solicitação. Não é preciso mais carregar a fotografia, que terá coleta na ocasião do atendimento. Em determinadas unidades do DPF é preciso agendamento prévio.
5 – O quinto passo se resume a consultar o andamento do próprio pedido de passaporte. Para finalizar, o passaporte terá entrega pessoalmente ao próprio titular, por meio da apresentação do documento de identidade e assinar o recibo. Buscar o próprio passaporte na hora e lugar indicados.
Existem diversos postos da Policia Federal pelo país.
Maiores detalhes sobre o passaporte
Em relação ao valor do passaporte, a taxa para tirar o comum se resume a R$ 257,25. Para renovação, apresentar o documento anterior, se não, o valor passa dos R$350,00. Sobre o novo passaporte, um dispositivo eletrônico com inserção pela capa do documento guarda dados pessoais, como o nome inteiro, data do nascimento, e também dados biométricos do indivíduo, que são a fotografia de rosto e impressões digitais, que têm decodificação, depois, pela máquina leitora, com garantia da agilidade na situação da migração.
Mais dispositivos oferecem maior segurança e qualidade, com inibição da falsificação e legitimidade confirmada de informações dadas pelo portador. Em relação ao passaporte antigo, as pessoas que tiverem o antigo, desprovido de chip, no prazo de validade não necessitam fazer requerimento de documento novo, já que a substituição ocorrerá, conforme o próprio prazo expirar.
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.