Seguro obrigatório no Peru, Equador e Colômbia – SOAT
Nós precisamos fazer o seguro obrigatório no Peru, Equador e Colômbia – SOAT. Nesse post contamos mais detalhes.
Bom pessoal, aqui vai um tema que levamos algum tempo para descobrir todos os detalhes e espero que esse post possa ajudar futuros viajantes de carro pelo Peru e região.
O que descobrimos sobre o SOAT:
Nos fóruns e sites do pessoal que viaja e que acompanhamos existe uma grande discussão se é necessário ou não ter o SOAT para dirigir no Peru, pois vamos lá, aqui vai o que descobrimos:
– Para entrar no país não foi pedido e nem de perto mencionado o tal seguro.
– Fomos parados na estrada pela policia rodoviária local e a primeira coisa que nos pediram foi o SOAT
– Ouvimos relatos de pessoas que não fizeram e também não tiveram problema
– Conversamos com um casal americano que disse entregar qualquer documento para o policial e dizer que era o SOAT, o que nos parece estranho por que o SOAT que fizemos vem em um papel timbrado, com marca d’agua e diversas cores, ou seja, as autoridades sabem bem como ele se parece.
– Ouvimos historia de policias corruptos que vão direto no SOAT e na ausência do mesmo, ameaçam com multas absurdas que devem ser pagas in loco ou o veiculo será aprendido.
– De todas as vezes que fomos parados, não tivemos nenhum problema com os guardas, estávamos com todos os documentos em ordem e podemos dizer que os mesmos foram até simpáticos.
Cuidado, sem o SOAT eles podem bombardear seu carro (brincadeira).
Nossa experiência
Vamos aos preços e detalhes, fizemos o nosso na “La Positiva”. Que nada mais é do que uma empresa local que vende diversos tipos de seguro. Vimos que a Mapfre seguradora espanhola também oferece o SOAT. Existem mais dois que não lembramos os nomes.
Nas ruas em diversas lojinhas voce pode ver a placa “Faça aqui seu SOAT”, a unica coisa é que todos os lugares que fomos eles queriam nos enfiar o preço de um ano com validade por um mês.
Em Tacna, cidade por onde cruzamos a fronteira, ofereceram o seguro da La Positiva por 240 Soles. Valido por um mês, não fizemos e em Arequipa fomos a loja principal da empresa (Calle San Francisco). Onde tudo mudou. Levamos os seguintes documentos:
– Documento original do carro
– Carteira de Habilitação original
– Documento da Aduana Peruana
Com o SOAT em dia, não tivemos nenhum problema com a policia
Fizemos o seguro
Fizemos o seguro com validade de trinta dias, preço: 26 Soles!
O valor do seguro será em função do tempo e do carro que você dirigi, se fosse uma camionete L200 ou qualquer uma que tenha caçamba, esse preço já pularia para 75 Soles, ou seja é importante você ter certeza que seu veiculo esta enquadrado na categoria certa, tivemos sorte que a atendente espertamente conduziu uma pesquisa no google e constatou que nosso carro se encaixava como “Rural” e portanto o preço era mais em conta.
Em uma hora, no máximo, resolvemos tudo isso!
Cruzando a fronteira do Equador para a Colômbia ainda usando o SOAT
O que é SOAT
Para ingressar no país e rodar legalmente pelas estradas peruanas, é necessário contratar um Seguro Obrigatório, o SOAT.
O SOAT (Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito) funciona, praticamente, como o seguro DPVAT no Brasil, e assegura tratamento médico para os passageiros do veículo e terceiros envolvidos em um acidente.
O SOAT é um seguro obrigatório, ou seja, é quase impossível (e muito arriscado) cruzar o país sem ter em mãos este documento. Das sete paradas policiais que tivemos pelo Peru, em 5 delas nos foi solicitado o SOAT.
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.