Que documento preciso para viajar com meu carro nas fronteiras
Pessoal, fizemos uma lista com os documentos que nos foram solicitados nas fronteiras que atravessamos.
Fizemos três quebras: imigração, que é a nossa entrada no país, aduana, que é referente ao carro e uma coluna de documentos adicionais. Os que estão listados na coluna de documentos adicionais foi possível adquirir no local.
Alguns locais exigem documentos específicos, que se não estiverem em ordem, podem trazer muita dor de cabeça. Para não errar, a dica é ter sempre em mãos passaporte, CNH, PID e o documento do carro
Chegando na fronteira do Peru com nosso carro.
Documentos na imigração
Viajar de carro por outros países requer um cuidado especial quanto aos itens exigidos para o automóvel. Além do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo e dos itens obrigatórios no Brasil (triângulo, extintor de incêndio, cinto de segurança para todos os passageiros, etc).
Embora a CNH não seja aceita como documento de imigração, ela é exigida para quem quer dirigir nos países latino americanos.
Para atravessar a fronteira num carro ou moto própria, no momento da entrada no país você deverá ter com você os documentos do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e a Carta Verde. Se o veículo for alienado ou em nome de quem não está presente, será preciso uma autorização do proprietário registrada em cartório que permita a viagem pra fora do país.
Verifique se é necessario a carteira internacional de vacinação, isso pode acabar com sua viagem
Documentos exigidos na aduana
Em todas as fronteiras há postos policiais para fazer a burocracia de saída de um país e entrada em outro. Em algumas fronteiras existem postos policiais integrados, onde em um dos lados da fronteira você faz a saída de um país e a entrada em outro, tudo no mesmo lugar.
O procedimento é sempre o mesmo para a entrada em cada país. Na polícia internacional você pega o cartão de imigração para cada uma das pessoas (ou os carimbos no passaporte). Na aduana você faz a documentação do veículo e bagagem (declara os bens que estão com você, como grandes quantidades de dinheiro em espécie, equipamentos especiais, etc) e produtos controlados (tais como alimentos). Tanto a polícia internacional quanto a aduana estão no mesmo lugar na fronteira, são apenas balcões diferentes dentro do posto policial.
Ao entrar em um país pertencente ao Mercosul (Uruguai, Argentina e Paraguai), devido ao acordo entre estes países, você não ficará com um documento que comprove a entrada do veículo neste país. Neste caso somente será registrado na aduana os dados do veículo.
Na maioria dos países, na aduana, os itens abaixo não são permitidos, ou seja, a entrada no país com tais itens é barrada.
– Vegetais e produtos relacionados, frutas e hortaliças frescas;
– Flores e plantas ornamentais, assim como terra, forragem, silvicultua e subprodutos;
– Leite líquido (exceto longa vida), manteiga, ovos, creme de leite e queijo;
– Carnes de qualquer espécie e embutidos;
– Alimentos para animais e protudos biológicos ou veterinátios;
– Inflamáveis, alcalóides, narcóticos, objetos obscenos, material subversivo ou pornográfico;
– Bens que não pertençam ao passageiros (esses devem entrar em regime de importação ou com os controles sanitários correspondentes).
Em alguns países como a Índia, você precisará do Carnet de Passage
Documentos adicionais
Quem vai viajar para os países do Mercosul (Paraguai, Uruguai e Argentina) ou para o Chile e quer atravessar a fronteira de carro precisa de um documento chamado de Carta Verde. Ele é solicitado assim que você sai do Brasil e deve ser entregue junto com a CNH e o documento do veículo.
A Carta Verde é um tipo de seguro que cobre danos materiais e pessoais de terceiros. Por exemplo, o seguro arca com as despesas do conserto do automóvel em que você bateu, mas não cobre os danos do seu. Ele deve ser contratado no Brasil com intermédio de uma seguradora.
Para dirigir em outros países é necessário obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Este documento é a carteira internacional de habilitação. Somente nos países do Mercosul, Argentina, Paraguai e Uruguai, ela não é exigida para brasileiros que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A PID traduz as mesmas informações da CNH em várias línguas, como alemão, árabe, espanhol e francês. Portanto, o prazo de validade, a categoria de habilitação e restrições médicas da PID são as mesmas da CNH.
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.