Destinos gelados que queremos conhecer
Fizemos uma lista de destinos gelados que queremos conhecer, de ilhas isoladas até lagos congelados, passando por aurora boreais e muito mais.
Ao longo de quase uma década dedicada a viajar o mundo nós já vimos muitas coisas, mas a lista nunca diminui. A cada nova viagem acabamos sempre por descobrir um novo destino, uma nova cidade, uma nova ilha.
Antes de tudo é importante dizer que tivemos que deixar alguns lugares de fora nessa lista. Caso contrário esse post iria ficar gigantesco e íamos ficar dias aqui escrevendo. A primeira vista alguns dos lugares que selecionamos parecem pouco acessíveis, ou até impossíveis de visitar, sobretudo agora que o mundo está meio maluco, e os preços das passagens estão o dobro do que costumava ser antes pandemia do covid.
Mas sonhar não custa nada, certo?
Aproveitando, esse artigo é um oferecimento do Desrinite*. Se você é daqueles que não pode ver uma cortina, um carpete ou aqueles cobertores empoeirados dos hotéis, nós temos uma dica bacana. A Neo Quimica, lançou os Desrinite*, o antialérgico que age por 24 horas e não dá sono! A solução agora está em suas mãos: a alergia não pode ser motivo para deixar de aproveitar a vida. Disponível em uma farmácia próxima de você.
Isolados no meio do nada no norte da Noruega em 2020
#1 – Groelândia, Dinamarca
Mas por que a Groelândia? Essa é uma boa pergunta para começar nossa conversa. Primeiramente porque é um destino isolado, que sofreu pouca interferência do homem e porque também adoramos lugares com natureza bruta. E por fim, porque é a maior ilha do mundo.
A Groelândia pertence a Dinamarca, e não é um destino fácil de se acessar, muito menos de viajar por ela. Os voos chegam a sua capital, Nuuk, mas digamos que não há muito o que fazer por ali. O negócio mesmo é pegar um barco e navegar ao redor dessa imensa ilha de gelo. Anota aí, 80% dela é gelo e mesmo no verão os termômetros não passam dos 10 graus positivos.
Mas o que fazer na Groelândia? Antes de mais nada, essa é uma viagem para os amantes da natureza. É possível avistar baleias, urso polares, dezenas de glaciares, fazer caminhadas, visitar cidades remotas. Que tal um passeio de caiaque no meio dos icebergs?
Bom, para nós isso já o suficiente para valer uma visita, bora seguir nossa lista de destinos gelados!
As paisagens da Groenlândia, quem sabe um dia?
Lago Baikal no leste russo
#2 – Lago Baikal, Russia
Esse lugar tem uma foto clássica, e talvez você já tenha visto. Um lago congelado translucido cheio de bolhas abaixo do gelo? Parece coisa de outro planeta, mas não é… O Lago Baikal, fica lá perto da Mongólia, no leste russo, é um destino muito procurado pelos turistas russos e do oriente.
Olhem que interessante, ao longo do ano todo o Baikal solta bolhas de gás metano, que vem das suas profundezas. Porém com a chegada do inverno, e suas temperaturas congelantes, as bolhas acabam ficando “presas” no gelo próximo a superfície e criam esse efeito surreal.
Para poupar palavras, o lago é listado como Patrimônio Mundial da Unesco, ao lado de lugares como o Coliseu Romano ou Machu Picchu. Ele é o maior lago, mais antigo e mais fundo da Rússia e contém 20% de toda a água doce do mundo. Ta bom?
Se você gostou, muita gente para conhecer o lago enquanto está fazendo a famosa rota ferroviária da Transiberiana, ou você pode voar de Moscou para Baikal International Airport.
Se eu puder optar, prefiro ir de trem apreciando toda a região…
#3 – Churchill, Canadá
Churchill, no norte do Canadá é daqueles destinos que está na lista de muito viajante por aí. A região é famosa por ser ideal para avistar ursos polares. Aliás, muitos deles. Dependendo da época do ano você ainda leva de bônus o avistamento da aurora boreal. Para nós esse combo já o suficiente.
Localizada a mais de mil quilômetros ao norte de Winnipeg, seu acesso não é dos mais fáceis. Por muito tempo você só chegava na cidade após quase vinte horas de trem. Atualmente existe uma opção aérea, mas isso muda com bastante frequência. E de carro não é uma opção, uma vez que não existe estradas.
Ah, além dos ursos polares, a região é famosa pelo avistamento de baleias belugas. Para quem ama natureza intocada, lugares isolados, exóticos, esse é o seu destino.
Em 2017 nós tentamos ir, durante uma visita ao Canadá, mas o trem que leva a cidade estava inoperante. Um dia voltaremos e visitaremos esse destino gelado.
Uma imagem como essa é o sonho da Chel
Lofoten e sua beleza unica na Noruega
#4 – Lofoten – Noruega
De todos os destinos gelados que queremos conhecer, Lofoten é sem sombra de dúvidas, o mais fácil de visitarmos. Aliás, já estivemos duas vezes na Noruega e essa é a única região do país que ainda não conhecemos.
Diferente dos demais destinos gelados que mencionamos, Lofoten não é daqueles que fica extremamente frio, como a Groenlandia, por exemplo. O charme mesmo deste lugar tem a ver com o seu recorte natural, com dezenas de ilhas interligadas por pontes fofinhas, tudo isso cercado por montanhas e acreditem, belas praias. Esse é um destino tanto de verão como de inverno, e acho que a meia estação deve trazer o melhor da região.
O slogan de turismo oficial da Noruega é “movido pela natureza”, e por isso não é surpresa que Lofoten seja um paraíso ao ar livre! Composto por sete ilhas, são mais de 120km de estrada panorâmica! Esse é um destino gelado perfeito para quem quer viajar de motorhome também!
#5 – Svalbard, Noruega
Quem acompanha o Viajo logo Existo faz tempo sabe que Svalbard está na nossa mira já faz algum tempo. Esse remoto arquipélago da Noruega atrai pessoas atrás de natureza intocada, ursos polares e belos visuais.
Ter voo direto de Oslo e de Tromso ajuda, porque geralmente esses lugares muito isolados o principal problema é chegar. Já Svalbard, o principal problema são os ursos polares, que habitam em peso a ilha. Tem que realmente tomar cuidado com eles…
Um dos sonhos da Chel é ver urso polar e talvez esse seja o principal motivo que Svalbard sempre está na lista dos nossos destinos gelados.
A caminho de Punta Arenas, no meio do nada – Chile.
Destinos gelados
Claro que esta lista poderia ser muito maior, mas fomos fieis aos primeiros nomes que vieram na nossa cabeça. Felizmente já visitamos vários destinos que permeavam a nossa imaginação, como a Casa do Papai Noel na Lapônia, o Alasca, Tromso, a Rota da Aurora Boreal e muitos outros.
Se você tem algum destino de frio que vale a pena conhecer, vai la no nosso grupo do Telegram e divide conosco.
Vamos juntos, grande abraço
Leo, Chel e Bella
Obs: “Desrinite. Cloridrato de fexofenadina. Indicações: para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgicas. MS 1.5584.0606. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2022.”
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.