5 dicas para você entender melhor o mundo cripto
Hoje nós vamos te dar 5 dicas para você entender melhor o mundo cripto. Criptomoeda, blockchain, bitcoin, moedas digitais… Nós últimos anos, cada vez mais nós temos escutado falar esses termos todos.
Escutamos de pessoas que ficaram milionárias e de outras que caíram em golpes e perderam grandes valores. Eu e a Chel, antes de começar o nosso projeto de desbravar novas culturas, nós trabalhávamos no mercado financeiro, foram quase dez anos atuando na tesouraria de um dos maiores bancos do mundo. Lá nós desenvolvemos uma grande base de conhecimento dos produtos financeiros e da gestão de risco, algo muito importante no mundo cripto.
Nesse post nós vamos abordar conceitos básicos e dar 5 dicas para você entender melhor o mundo critpo e suas variáveis.
Porém, deixamos claro que esse conteúdo é meramente informativo, antes de tomar qualquer decisão consulte o seu consultor financeiro e se informe sobre os produtos em questão.
De olho no futuro das criptomoedas
#1 – Como nascem as criptomoedas?
As tão faladas cripto moedas são ativos digitais, ou seja, eles não existem no mundo real, só no mundo digital. A forma mais fácil de entender é pensar como um dinheiro invisível. Porém o seu valor deriva da confiança das pessoas nela. E esse processo já acontece com o dinheiro que você tem na carteira. Ele não tem lastro, é tudo na base da confiança, no caso do real a confiança é nas instituições do Brasil, que você acredita que cuidará bem do valor do seu dinheiro.
No caso das criptomoedas também existem os criadores delas, mas nem por isso eles as controlam, são donos ou podem fazer o que quiser. As regras são claras e publicadas no lançamento da moeda. Algo como se você criasse uma máquina de moedas (ou cripto), colocasse todas as configurações, mas fizesse isso de uma forma que ninguém é o dono da moeda.
Agora imagine colocar a tal máquina dessa moeda em uma rua qualquer da sua cidade e todo mundo que passar por ela e responder uma questão matemática corretamente, recebe 10 moedas digitais chamadas VLE. Se essas 10 VLEs terão algum valor, aí isso é um outro ponto, mas o princípio para entender como nascem as moedas digitais, é mais ou menos esse.
E por fim, claro que em um mundo sem regulamentação nem todos os projetos são assim, tem moedas que são criadas e o controle fica na mão dos seus criadores, outras em um grupo, outros todo mundo vota, o que não falta são formatos, mas a logica é meio parecida.
#2 – Mas e os blockchains com tudo isso?
O blockchain nada mais é do que um grande bloco de anotações financeiras, que marca que uma pessoa recebeu uma quantia de moeda digital de outra pessoa, com o dia, a quantidade e o valor da operação. Até aí, isso parece muito simples para ser algo tão único e maravilhoso, porém a cereja do bolo do Blockchain é que ELE É IMUTAVEL. Ou seja, você e ninguém consegue apagar o que foi registrado nele. Se você foi lá naquela máquina de moedas do exemplo acima e recebeu 10 moedas, vai ficar marcado para sempre aquela transação. Ninguém nunca vai poder apagá-la.
No mundo das criptos bastaria cada um ter uma carteira (famosas wallets) para um mandar e outro receber as moedas. Hoje, quando uma pessoa fala que comprou Bitcoin, pode anotar que no momento da transação aconteceu justamente isso: a carteira XPTO enviou uma quantidade X de Bitcoin para a carteira XYZ no dia tal, hora tal, tudo isso fica registrado para sempre no bloco que compõe aquele blockchain.
Parece complicado, mas o legal daqui é que é transparente, seguro e incontestável, se eu vendesse uma casa para você e essa operação fosse registrada no blockchain, estaria lá para a eternidade que a casa pertence ao dono da carteira XPTO. Até que você vendesse a casa e uma nova operação fosse registrada no “blockchain de registros de casas do Brasil”, ela apareceria como sua para sempre.
Bitcoin e Etherium, as duas maiores criptomoedas da atualidade
#3 – Como eu compro critpomoeda?
Hoje em dia o processo para comprar critpo é super simples. Basta você abrir uma conta em uma corretora, como a NovaDax por exemplo. O processo é algo semelhante aos bancos digitais, porém ainda mais seguro. As melhores corretoras hoje em dia pedem alguns documentos adicionais para garantir que você é você mesmo e dessa forma aumentar a segurança da comunidade como um todo.
Uma vez que a conta foi aberta você passará a ter um endereço para receber e enviar as suas moedas digitais. Imagine que você quer comprar uma moeda que custa 20 reais, bastará você enviar a quantia financeira para a NovaDax e lá escolher a moeda digital que deseja adquirir, simples assim.
#4 – Não caia na tentação de ficar rico rápido.
Isso até pode acontecer, mas o mais provável é que você perca dinheiro com essa estratégia. Eu sei, é complicado, você abre a internet e sempre aparece alguém que ganhou rios e rios de dinheiro, que ganhou x mil % em uma operação. Mas a verdade mesmo é que a maior chance de você ficar rico é com o seu próprio trabalho.
Mas isso não quer dizer que você não deva investir e claro, estar atento a todas as oportunidades. Porém o dinheiro que você deve investir é aquele que se você perder, ele não mudará tanto a sua vida. Não podemos esquecer que grandes retornos, sempre vem junto com grandes riscos.
E com isso em mente, seja prudente. Mas não deixe de agir.
#5 – O seu retorno é geralmente proporcional ao seu esforço.
Esse é um mercado novo, sem regulamentação, ainda muito incerto e nisso tudo surgem criptomoedas de qualidade e outras nem tanto. E nesse ponto que o seu esforço, a quantidade de horas que você gasta estudando, lendo, entendendo esse novo mercado, vai retornar em investimentos bem-sucedidos no longo prazo. No curto prazo nós podemos acertar um movimento ou outro, mas é no longo prazo que iremos fazer riqueza.
Atualmente são publicados dezenas de posts e vídeo todos os dias sobre o assunto, sem falar nos livros e cursos que surgem por aí. A minha sugestão é você começar a devorar tudo que você vê na frente, e tente alternar as fontes, não fique em somente uma…
No começo tudo vai parecer muito complicado, mas com o tempo, as coisas começam a se encaixar.
Se envolva, estude, tem muita oportunidade acontecendo…
— O post 5 dicas para você entender melhor o mundo cripto chega até você por meio de uma parceria entre o Viajo logo Existo e a NovaDax. A NovaDax é uma das principais exchanges do Brasil, atuando no mercado desde 2018, e se destaca por possuir a maior quantidade de moedas para negociação.
— Reforçando, esse conteúdo tem o intuito de passar uma visão ampla do mercado em questão e não visa oferecer conselhos ou dicas de investimento. Todo investimento deve ser avaliado e pensando rigorosamente, e lembre-se, o mercado de criptomoeda é arriscado e seu capital pode ser perdido em sua totalidade.
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.