Veja esse check list antes de cair na estrada de carro
Pegamos de uma revista portuguesa um belo check list de coisas que você pode ou deve ter em seu carro antes de começar uma viagem pelos buracos do mundo!
Acreditamos que possa ajudar…
Preparamos uma lista de itens importantes a serem checados antes de cair na estrada, mesmo para quem segue a rotina de manutenção recomendada pela fábrica. Contudo, atente ao tempo: a revisão não deve ser feita na véspera, já que se houver necessidade de substituição de alguma peça, muitas vezes é impossível fazer isso de um dia para o outro.
A caminho de Ushuaia, no meio do nada – Argentina.
Confira o check list
Compressor Elétrico
1 Litro de óleo para o motor
Cinta de Reboque
Caixa de Ferramentas com fusíveis e lampadas sobressalentes
Pá de Alumínio
Extintor
Gavetas de arrumação
Óleo para travões, embrenhagem e direçao
Cintas de fixação
1 Filtro de ar, 1 de óleo e 1 de combustível
Elásticos de fixação
Luvas de trabalho
1 jogo de correias
Hi-lift
Kit para remendar pneus
Funil para combustível
Cópia da chave do carro
Cabos da bateria
Cabo de reboque
Macaco e chave de rodas
1 Step
1 Galão de 40 litros
Manual do carro
1 Amortecedor traseiro e 1 dianteiro
Visita ao mecânico em Lima no Peru, as vezes é necessário.
A importância de fazer um check list
Viajar é um dos momentos mais esperados, e uma possível pane no veículo não pode estragar todos os planos. Portanto antes de colocar o carro na estrada é fundamental realizar uma revisão. Junto com a preocupação de não haver algum imprevisto com o automóvel vem a grande dúvida: “O que verificar no carro antes de viajar?”
Não há como ficar isento de imprevistos em uma viagem, porém verificar os principais itens do carro antes de pegar a estrada é a maneira mais eficiente de reduzir muito as chances de algo dar errado com seu automóvel no meio do caminho.
Acampando no Malaui no meio da África
Lembre-se também de verificar:
Combustíveis e lubrificantes – Abasteça em postos confiáveis e não deixe o combustível muito tempo parado no tanque antes de pegar a estrada.
Filtros de ar, óleo e combustível – Efetue a troca desse sistema conforme indicado no manual do proprietário. Trocar o óleo, por exemplo, sem a troca do filtro, diminui a vida útil do lubrificante.
Limpador de para brisas – Cheque se as lâminas e as borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. Lave a borracha das palhetas apenas com água.
Freios – O nível do fluído de freio e possíveis vazamentos devem sempre ser checados. Se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro, peça uma avaliação mais minuciosa.
Dia de churrasco em “casa” na África do Sul
Antes de viajar, confira:
Velas e cabos – Alguns fabricantes indicam que as velas devem ser examinadas a cada 10 mil km e os cabos trocados a cada 50 mil km. Qualquer falha neste sistema pode ocasionar desgaste prematuro e comprometer a vida útil de outros componentes.
Suspensão – O sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é tão importante quanto o dos freios. Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais também merecem inspeção para evitar que você saia da sua rota.
Correia dentada – A substituição preventiva desse elemento, segundo os fabricantes, deve ser efetuada (em média) a cada 50 mil km. Mas uma verificação em cada 15 mil km pode apontar trincas e desgastes indicando a necessidade de troca. O rompimento desta peça pode danificar gravemente o motor.
Radiador – Respeite a data limite de troca do líquido de arrefecimento do motor. E peça para seu mecânico conferir o funcionamento da válvula termostática, do radiador, da bomba d’água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel.
Sistema elétrico, faróis e lâmpadas – Para viajar com segurança, é importante também fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. Lembre-se, você pode pegar uma serra com neblina ou estrada em dia de chuva. E não deixe dispositivos elétricos funcionando por muito tempo, como o rádio, caso o motor esteja desligado.
Pneus – Mantenha os pneus calibrados, incluindo o estepe. Faça rodízio periódico para equilibrar os desgastes irregulares. O balanceamento é indicado quando você sentir vibrações no volante. Já o alinhamento, quando houver desequilíbrio direcional, ou na troca do conjunto.
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.