Como colocamos um fogão no carro e viajamos o mundo
Se você pensa em morar no carro como fazemos, ter um fogão é essencial para ter uma certa autonomia e economizar um dinheiro com comida, afinal depender de restaurantes é mais caro e no geral mais danoso a sua saúde.
Cozinhar no próprio carro além de lhe permitir a escolha do menu, traz um pouco daquela coisa de estar em casa, no seu cantinho… Você abre o fogão, vê a agua ferver, tem um apelo sentimental também, fazer o tempero que você gosta, aquele feijão que você não come há muito tempo…
Como compramos as peças para montar nosso fogão no carro
Claro que isso varia de cada um para cada um, mas pela nossa experiência é um pouco do que sentimos…
Quando começamos a estruturar a viagem junto começamos a estudar os acessórios do carro, sempre lembrando que éramos total marinheiro de primeira viagem, tanto eu como a Chel praticamente nunca tínhamos acampado em nossas vidas, então era tudo do zero mesmo.
O Brasil, assim como os outros acessórios não possui uma gama muito grande de opções para camping, além das lojas na internet em São Paulo existe a Decathlon, uma rede francesa de artigos esportivos.
Fomos lá fazer nossas primeiras compras e consequentemente nossos primeiros testes. Felizmente a Chel tinha uma viagem marcada para os EUA naquela época e compramos uma série de acessórios fora do Brasil o que nos deu um maior leque de opções e melhores preços.
Qual o tipo de gás?
Uma coisa que aprendemos na estrada e é muito importante é ver que tipo de gás que o seu fogão usa, por exemplo no Brasil o gás usado é butano, porém na América do norte e Europa a maioria usa propano, mas como isso implica no meu fogão e no meu dia-a-dia?
Dependendo do tipo de gás, eles possuem uma boca diferente e logo você fica refém do seu modelo, o melhor a fazer é independente de qual modelo de gás é o seu fogão, você deve procurar por um adaptador, ele vai resolver seu problema na estrada.
Tire um tempo para ver isso, por que acreditem, isso faz toda a diferença. Comprar uma garrafa tamanho médio e você só precisar encher ao longo do caminho independente do gás. Nosso fogão compramos na Bass Pro, uma rede de lojas nos EUA que tem TUDO para camping, tudo mesmo, por ser americano ele usa Propano, no Brasil tivemos muito dificuldade para encontrar as garrafas de gás propano, importado da marca Coleman e vendido a preço de ouro por aí (no mercado livre custa 30 reais, aqui nos EUA custa 3 dólares).
Isso nos deu um trabalho danado e com certeza teria usado outras opções se pudéssemos começar novamente.
Qual é a melhor opção?
Bom, lembrando sempre que essa é a nossa opinião e que estamos viajando pelo mundo de carro, passando por diferentes países, diferentes culturas e diferentes sistemas de gás e combustível. Existe uma opção de fogão de camping que usa gasolina como combustível de combustão, o modelo mais barato de gasolina serve, você coloca menos de três litros e ele te dá mais de quatro horas de fogo constante, ou seja uma autonomia razoável.
Porém o melhor dos mundos é usar um combustível que é fácil de encontrar em qualquer lugar. Vimos para vender na Bass Pro aqui no EUA e por um preço acessível, algo como 150 dólares o modelo com duas bocas.
Dicas
- Crie uma estrutura em que você possa retirar seu fogão para cozinhar onde quiser, o nosso é preso e já nos pegamos algumas vezes pensando que se ele soltasse poderíamos ter levado ele para outros lugares.
- Tome cuidado com as garrafas de gás no carro, evite deixar elas abertas e em lugares fechados. Nunca ouvi problema de explodir ou algo assim, mas é melhor sempre prevenir.
- Tenha certeza que ele não fique solto dentro do carro, o barulho dele pulando e batendo pode enlouquecer os passageiros depois de meses de estrada…
Sites
– Bass pro – http://www.basspro.com
– Coleman – http://www.coleman.com/Home
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.