Como alugar um carro em viagens internacionais
Alugar um carro em viagens internacionais facilita a vida do viajante, além de ser, muitas vezes, a forma mais econômica de explorar algum país, cidade ou região.
Quem opta por alugar um carro em viagens internacionais tem mais liberdade para ver e fazer o que quiser durante os dias de passeio. Com o carro é possível elaborar roteiros alternativos e explorar a região visitada com mais calma e conforto, parando onde quiser.
Dependendo do destino, alugar um carro em viagens internacionais acaba sendo a melhor alternativa. E, pensando em te ajudar a não passar sufoco com a burocracia, listamos algumas dicas de como alugar um carro em viagens internacionais.
Que tal alugar um carro assim? Uma piada em São Marino
Confira os documentos exigidos para dirigir no destino
Antes de desembarcar para o destino escolhido pesquise sobre quais são os documentos exigidos para dirigir pelo país. Em muitos lugares a carteira de habilitação nacional é aceita normalmente. Em outros é preciso fazer a PID – Permissão Internacional para Dirigir.
Vale ressaltar que, para turistas, só é possível dirigir no país pelo mesmo período do visto de permanência.
Idade mínima para dirigir
No Brasil é possível tirar a carteira de motorista com 18 anos, mas quem deseja alugar um carro em viagens internacionais deve ficar atento quanto a idade mínima para dirigir no país de destino.
Na maioria dos países o motorista precisa ter mais de 25 anos, caso contrário é cobrada uma taxa extra por dia de aluguel que varia de locadora para locadora.
Só fique atento porque a idade mínima para dirigir em outro país pode variar de acordo com a legislação vigente.
Explorando a Jordânia de carro alugado
Conheça a legislação de trânsito local
Cada país tem suas próprias características em relação as leis de trânsito. Por isso, antes de viajar procure entender como funciona o trânsito para evitar pagar multas ou ter problema com a polícia. Lembre-se também de pesquisar sobre as placas e ver o que significam os símbolos, principalmente em países onde o alfabeto é diferente do nosso como a Grécia ou Rússia por exemplo.
Outra dica é ficar atento aos limites de velocidade de onde você estiver dirigindo, ele varia de país para país. Uma dica aqui é, se você está ultrapassando todos os carros, possivelmente está dirigindo acima do limite de velocidade do local.
Reserve o carro com antecedência
Ainda no Brasil dá para fazer a reserva do carro que você pretende alugar. Existem sites que comparam preços de locadoras (Skyscanner.com.br por exemplo) e te mostram as opções mais econômicas para as datas que você deseja viajar. Fazendo a reserva online você já viaja tranquilo, sabendo do local, dia e hora que deve buscar o veículo.
Que documentos vou precisar?
- Carteira de habilitação válida brasileira (em alguns países a carteira internacional)
- Passaporte
- Cartão de crédito internacional (não funciona débito)
Cadastre todos os motoristas que irão dirigir
Ao alugar um carro em viagens internacionais você deve cadastrar todos os motoristas que irão dirigir. Isso evita diversos problemas caso o veículo seja parado em uma patrulha rodoviária e o agente perceba que quem está ao volante não é a pessoa responsável pelo aluguel.
Não é caro cadastrar outros motoristas e, vale ressaltar, que essa é uma exigência que deve ser cumprida tanto em viagens nacionais, quanto nas internacionais.
A escolha do sistema de quilometragem
As locadoras oferecem diferentes tipos de quilometragem para o aluguel de carros. Quem vai viajar longas distâncias deve fechar a quilometragem livre porque, apesar de ser geralmente mais caro, vale mais a pena do que pagar pelos quilômetros extras. Quem não vai rodar tanto de carro pode optar pela quilometragem calculada por dia.
Mas fique atento, em muitos sites de aluguel de carro, nem sempre essas informações estão escritas de forma clara e nós, mesmo alugando carro com frequência, já pegamos um carro com quilometragem limitada e acabamos gastando TRÊS VEZES mais que o valor do aluguel. Foi uma tristeza!
Tanque cheio ou vazio?
O mais comum no mundo de aluguel de carros é você receber o carro com o tanque cheio e devolve-lo da mesma forma. Eles são bem rigorosos com o nível do combustível e espere pagar caro pelos litros que estiverem faltando. Fique atento também a isso na hora de alugar o carro.
Quando visitamos Malta, uma minúscula ilha no Mediterrâneo, não nos atentamos a política de combustível (estava na última linha do contrato) e aceitamos o que eles chamam de “tanque de combustível pré-pago”, algo como você paga um tanque cheio e devolve ele como quiser. Até ai parece ok, né? Só que Malta é super pequeno e nem que você deixe o carro ligado o dia todo você vai gastar um tanque de combustível no país. Acabamos pagando metade do tanque que nem usamos!
Explorando a Islândia de carro alugado
Faça o seguro
Boa parte das locadoras oferecem, incluso no preço, a cobertura contra roubo e cobertura de danos de colisão básica. Mesmo assim não deixe de fazer o seguro, pois, em qualquer eventual problema, você não terá tanta dor de cabeça. É recomendado fazer o seguro saúde também, você pode até solicitá-lo pelo cartão de crédito.
Verifique se o seu cartão de crédito não oferece seguro de carro de locadora. Nós só usamos o do cartão de crédito. Sabemos que os cartões Visa Platinum e Infinite oferecem esse serviço, e se você quer uma dica para economizar, vá atrás disso, nada encarece mais um aluguel de carro do que o seguro do veículo. Lembrando que para ser elegível você precisa pagar o aluguel do carro com o cartão e isso vai demandar um depósito de as vezes até 7 mil reais, no Brasil por exemplo.
Segue o link do Visa Platinum Benefícios e do MasterCard Benefícios
Serviços opcionais
Serviços como GPS, cadeirinha de bebê são cobrados a parte. Para evitar os gastos com os serviços opcionais ao alugar um carro em viagens internacionais você pode levar seus itens pessoais ou comparar os valores com outros prestadores.
Resumindo o mundo de aluguel de carros
Existem dezenas de opções de empresas que prestam bons serviços ao redor do mundo. O negócio é, na dúvida, procure avaliações sobre o serviço na internet, veja o que outras pessoas estão falando no TripAdvisor ou sites do gêneros. Leia bem as cláusulas antes de alugar e veja se existe a opção de cancelamento grátis da reserva, isso te dá espaço cancelar e alugar em algum outro lugar.
Outra coisa importante é guardar os recibos e também o papel da vistoria que fizer junto com a empresa, tanto na hora de pegar o carro como na hora da devolução. Leia também o contrato e qualquer informação estranha questione antes de assinar.
Por fim, alugamos carros sempre que possível e preferimos ter a liberdade de ir e vir como quisermos.
Espero que tenhamos ajudado, boa viagem e cuidado por aí!
O Canadá é perfeito para dirigir de carro alugado
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.