Uma hora de turismo em Varsóvia na Polônia
Nosso plano era simples, uma hora de turismo em Varsóvia na Polônia, antes de termos que correr de volta para o aeroporto e pegar a nossa conexão para Lisboa.
Estávamos em Bucareste, capital da Romênia e o nosso último destino no leste europeu antes de começamos nossa volta para casa depois de mais de dois meses na região. Nosso voo para São Paulo sairia de Lisboa, e precisávamos dar um jeito de chegar a Portugal.
Um dia, em meio as nossas pesquisas quase que diárias de passagens, achamos um voo que faria uma longa escala na Polônia. No total seriam mais de seis horas no solo, tempo suficiente para darmos uma volta pela cidade que ainda não conhecíamos.
Outra coisa positiva é que esses voos com larga escala, geralmente, acabam por oferecer uma melhor tarifa, do que aqueles que são direto. Ou seja, gataríamos menos e ainda teríamos tempo para dar uma volta.
A praça central da parte antiga da cidade
Já que estamos aqui
A logica por detrás disso tudo é sempre a mesma: se pudermos conhecer um lugar novo, nós iremos fazer. Aumentam muito as chances se a cidade estiver na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco, que é o caso do centro antigo de Varsóvia
Bom, confesso que a primeira coisa que fiz foi escrever no Google: Turismo em Varsóvia na Polônia. O consenso entre os milhares de artigos que surgiram em minha tela era a parte Antiga da Cidade. Decidido o destino fiz mais uma rápida busca e descobri que o Uber funciona muito bem por lá, pronto.
Agora só faltava descobrir se era possível guardar as malas dentro do aeroporto (nos lockers) e o plano estava fechado. Sim, era possível.
Claro que o avião atrasou duas horas a sua saída da Romênia e colocou em cheque todo o nosso plano para visitar Varsóvia. Existia uma última preocupação sobre o tempo de transito do aeroporto até o centro da cidade, uma vez que envolveria o horário de pico no final do dia.
Parece uma coisa simples e boba, mas que envolve varias detalhes para não dar errado.
A praça do mercado de Varsóvia, capital da Polônia
Varsóvia é maravilhosa
Saímos do avião e como não tínhamos bagagem despachadas fomos logo fazendo imigração (entrada na Zona de Shengen), comemos algo no Mc Café, conectamos na net, vimos o tempo de descolamento (tanto de ida como de volta) e calculamos que mesmo que levasse o dobro do tempo estimado, ainda teríamos uma hora para visitar o centro.
Perfeito, tínhamos uma hora de turismo em Varsóvia na Polônia.
Guardamos as malas (detalhe: o lockerfica fora do prédio do aeroporto), entramos no Uber e fomos apreciando a moderna e desenvolvida capital da Polônia. Chegamos ao centro antigo por volta das 17hrs, e por ser verão, o sol ainda iluminava bem a cidade, alto no céu.
O centro antigo de Varsóvia é maravilhoso, lindo, super romantico. A arquitetura é um caso a parte, prédios baixinhos, cheio de detalhes. É muito legal ver as famílias todas nas ruas, curtindo o verão, os restaurantes (dezenas deles) cheios, café por todos os lados. E as praças? Gigantes…
Em 2014, quando exploramos o sul da Polônia em nossa viagem de carro, nós já tínhamos amado tudo que vimos. A cidade de Cracóvia havia nos encantado com sua arquitetura e um povo muito receptivo.
Sem mapa, saímos caminhando pela parte antiga
Muitas coisas acontecem em uma hora
A bela e preservada arquitetura do local
Ainda voltaremos para Varsóvia
Quanto mais temos viajado pelo mundo, mais temos visto lugares maravilhosos e mais temos repetido a frase: “caramba, precisamos voltar aqui”. Claro que em nossa uma hora por Varsóvia, essa frase foi repetida algumas vezes.
Na verdade, namoramos a ideia de viajar pela Polônia toda de carro. Sabemos que existem cidade super bacana no extremo norte do país, assim como parques, montanhas, de tudo um pouco. Voltamos para o aeroporto com tudo saindo como planejado. De bônus ainda pegamos um simpático motorista no Uber e que nos animou ainda mais a conhecer o país todo.
Na posse de nossas pequenas e resistentes malas de mão, seguimos para a área de embarque para continuar nossa jornada rumo a Lisboa e depois São Paulo.
Valeu Varsóvia, nos vemos no futuro!
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.