10 coisas para fazer no Panamá
O Panamá é o lugar ideal para um stopover na América Central, entre a atmosfera vibrante e lugares cheios de história, o que não faltam são coisas para fazer no Panamá.
O Panamá abriga lugares cheios de história, belíssimas praias e agito de cidade grande. Mas, o ponto turístico mais famosos, com certeza, é o Canal do Panamá, com sua obra de engenharia fantástica. Para quem deseja, é possível ir ao canal e ver os navios passando pelas esclusas para atravessar de um lado a outro.
Já quem gosta de história, a Cidade do Panamá tem Casco Viejo a oferecer. Uma zona de imóveis históricos, igrejas e prédios do governo que são considerados Patrimônio Histórico pela Unesco. O melhor a se fazer por ali é caminhar com calma pelas ruelas e parar em um dos vários restaurantes do lugar para provar a culinária local.
E se você ainda não ficou satisfeito, a Cidade do Panamá também é o local ideal para realizar umas comprinhas. Com diversos shoppings, lojas de grife e preços amigáveis, fazer compras na Cidade do Panamá garante a diversão de muitos turistas. Como não poderia deixar de ser, listamos abaixo 10 coisas para fazer no Panamá
A Cidade do Panamá é um local obrigatório para visitar
1. O canal do Panamá
Basicamente, o Canal do Panamá tem 70km de extensão para ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Uma obra construída pelos americanos a fim de facilitar a transição de produtos e mercadorias da costa oeste a leste, barateando assim, os custos do frete.
Porém, o local é muito mais do que apenas uma obra megalomaníaca. O Canal do Panamá é uma maravilha da engenharia moderna. Para vê-lo, a melhor alternativa é de barco. Há opções de passeios de barco parciais e totais pelo canal, com preços que variam de $120USD a $180USD por pessoa, começando no parque florestal de Gamboa, passando pelas eclusas e continuando na Baía do Panamá ou até o porto de Colón, do outro lado do canal.
2. Centro de visitantes Miraflores
O Centro de visitantes de Miraflores é um espaço onde você pode viver uma experiência única no Canal do Panamá. Por lá, o visitante encontra atividades diferentes para aprender mais sobre a obra e entender como funciona o canal.
O centro de visitantes oferece também uma projeção em 3D sobre a história do lugar. Tudo muito lúdico e informativo, disponível nos idiomas inglês e espanhol. Outra opção é ver os navios transitando pelas eclusas do canal no edifício de três níveis para a observação. Esse é o lugar ideal para tirar fotos e guardar memórias dessa maravilha da engenharia.
3. Casco Viejo
Casco Viejo é o bairro mais badalado da Cidade do Panamá, mas também o menor deles. Com apenas quatro avenidas, Casco Viejo tornou-se um verdadeiro point na cidade, além de ser um distrito protegido pela UNESCO.
A pouco tempo atrás, inúmeras as gangues patrulhavam essas ruas estreitas de tijolos e os visitantes ficavam longe. Porém, hoje em dia as grandiosas casas coloniais e fachadas em tons pastel se transformaram em alguns dos endereços mais elegantes da capital panamenha.
O Canal do Panamá é uma obra fantástica de engenharia
4. Conhecer o Embera Indian Village
Outra atração, dessa vez um pouco menos popular, é conhecer os povos indígenas, como os Embera. Eles vivem em pequenas aldeias indígenas isoladas na maior parte na província de Darién, ao longo da costa do Pacífico. Ter a oportunidade de contato com a cultura deles é uma ótima forma de aprender sobre a visão que eles têm da vida.
Conhecer esse povo é um passeio imperdível, tanto que diversos navios de cruzeiro oferecem o passeio. O tour começa com um passeio de canoa até a vila, onde os visitantes podem ter contato direto com os índios. Uma vez no local, os visitantes são recebidos com músicas, apresentações folclóricas e alimentação típica.
5. Surf em Santa Catalina
Santa Catalina é uma tranquila vila de pescadores localizada na costa do Pacífico. Talvez esse lugar seja um dos paraísos guardados a sete chaves no Panamá, sendo um lugar remoto e intocado, mas que atrai surfistas e mergulhadores de todo o mundo para explorar a paisagem.
Quem decide desbravar Santa Catalina encontrará um ambiente descontraído, praias maravilhosas e algumas das melhores e mais regulares ondas de surf de toda a América Central. Mas, o surf por ali é melhor para os surfistas experientes, pois o fundo é rochoso e as ondas rolam durante todo o ano, variando de quatro a 20 pés. Se você estiver buscando pegar uma onda no Panamá, este é o lugar onde fazer isso.
6. Igreja de San Jose
O exterior da Igreja de San Jose não é tão fascinante, por isso, não chama a atenção. Talvez o elemento mais marcante da Igreja seja o altar de ouro e o santuário barroco ao seu redor. Além da beleza externa, a Igreja de San José também tem um passado interessante.
Quanto ao altar de ouro, parte do que se sabe é que os padres jesuítas que moravam na Cidade do Panamá há centenas de anos o pintaram de preto para impedir que o famoso pirata Henry Morgan tentasse roubá-lo. Construída durante a década de 1670, a Igreja de San Jose está localizada em Casco Viejo e tem celebrações com frequência.
A caminho do Embera Indian Village
O paraíso de Santa Catalina
O lado de fora da Igreja não faz jus ao seu interior
7. Panamá Viejo
A cidade do Panamá foi fundada em 1519 pelo conquistador espanhol Pedro Arias de Ávila e se tornou o primeiro assentamento europeu ao longo do Pacífico. O Panamá prosperou por mais de 150 anos sob o domínio da Espanha, graças à exportação de ouro e prata peruanos para a Europa, embora a cidade tenha sido posteriormente saqueada e transferida para o que hoje é conhecido como Casco Viejo. Grande parte da cidade antiga está enterrada, mas as ruínas do Panamá Viejo, um patrimônio da UNESCO, é um dos monumentos mais antigos que você encontrará na Cidade do Panamá.
8. Snorkel no Parque Nacional de Coiba
Localizado a 48 km da costa panamenha no Golfo de Chiriquí, o Parque Nacional de Coiba é um lugar incrível para os amantes da vida marinha. Com mais de 800 espécies vivendo nessa área, Coiba tornou-se referência dos melhores mergulhos ao longo da costa do Pacífico.
De cardumes de peixes coloridos a coral, raias, golfinhos e tartarugas, a vida marinha é abundante em todas as direções. Se você quiser passar a noite na ilha, o único lugar disponível é na estação de guarda-florestal em um quarto compartilhado com beliches. Quem fica a noite ali, tem a oportunidade de explorar as trilhas para caminhadas na ilha e as muitas espécies de pássaros exóticos que vivem no local.
Panama Viejo: um dos lugares mais bonitos do país
9. Gamboa Rainforest Resort
A apenas 30 minutos do centro da Cidade do Panamá, o Gamboa Rainforest Resort é um resort localizado onde o rio Chagres se junta ao Canal do Panamá. Com vistas panorâmicas sobre a Floresta Nacional de Soberania, o resort oferece uma ampla seleção de atividades para hóspedes e visitantes, incluindo um Safári Noturno, um bonde aéreo, uma fazenda de borboletas, um passeio às aldeias indígenas dos Emberá, passeios de barco para observar a vida selvagem e muito mais.
10. Visite o Biomuseo
O Biomuseo é o museu mais famoso da Cidade do Panamá. Localizado na área exclusiva de Amador, ele foi projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry e é composto por oito galerias que se concentram nas origens do Panamá e seu impacto na biodiversidade do planeta. Depois de visitar o museu, uma sugestão é caminhar pelo Jardim da Biodiversidade e desfrutar da tranquilidade do caos da cidade. O museu está aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras.
Conhecer o Panamá é ficar impressionado com a diversidade de um país tão pequeno em extensão territorial, mas tão fascinante quanto as atrações. Selecionar 10 coisas para fazer no Panamá é até pouco, tendo em vista todos os lugares incríveis do país.
E você, conhece o Panamá? O que achou do país? Conta para a gente nos comentários.
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.