Dicas do que fazer em Bergen no inverno
Bergen é seu ponto de partida para uma maravilhosa viagem pelos fiordes noruegueses. Em Bergen você consegue organizar tudo que o que precisa para uma viagem fantástica pelos fiordes.
A cidade recebe voos diários da capital norueguesa Oslo e de outras cidades da região, você também pode chegar em Bergen de trem, vindo de diversos destinos. Nós achamos uma boa ideia você escolher a cidade para começar sua viagem, pois ela tem toda a estrutura que você precisa, e ainda, é uma cidade super charmosa.
Apesar de ser a segunda maior cidade da Noruega, Bergen tem um pouco mais de 270 mil habitantes. O centrinho, conhecido pelo Bryggen, é patrimônio da humanidade pela Unesco e a cidade é rodeada de montanhas e fiordes. Bergen no inverno ou no verão vale a visita.
A famosa arquitetura de Bergen na Noruega
Mas qual a melhor época para visitar?
Não vamos enganar vocês, Bergen é conhecida como uma das cidades que mais chove no mundo! São 240 dias de chuva! Mas, a chuva não segura ninguém em casa e a vida segue normal…
Visitamos a cidade tanto no inverno como no verão e nas duas estações pegamos chuva. Mas, os hotéis estão preparados, e lhe emprestarão um guarda-chuva para que você possa curtir o dia. E uma capa de chuva é bem vinda em qualquer viagem para a Noruega.
O que você vai encontrar em Bergen no inverno, é, principalmente, a cidade só pra você e os noruegueses… O número de turistas cai drasticamente, mas todas as atrações funcionam normalmente, inclusive, os cruzeiros pelos fiordes.
Adoramos ser os únicos estrangeiros nos restaurantes, aproveitar o cruzeiro quase vazio, e ainda ter a chance de conversar com os noruegueses que ficavam sempre surpresos para saber o que estávamos fazendo lá com frio e chuva.
No inverno ou no verão, tem que fazer o cruzeiro pelos fiordes
Como chegar?
Tem mais de 16 empresas aéreas que voam para a cidade, então, não é difícil achar voos para Bergen, eleita Cidade de Cultura Europeia, devido a todos os aspectos culturais deixados na cidade desde 1300 pelos comerciantes do porto.
Tem inclusive voos direto para Tel Aviv em Israel e Tóquio no Japão, assim já dá para ter uma ideia de onde vem a maioria dos turistas.
Você também pode usar suas milhas para ir para Bergen. Se você está esperando juntar milhas para sua próxima viagem, temos uma série de artigos explicando, só acessar a parte de milhas no portal de planejamento.
Como viajar por Bergen no inverno
Para aproveitar o centrinho da cidade, a melhor forma é caminhar. Apesar da aparência charmosa da fachada do Bryggen, você pode caminhar entre as casa, ver como elas se conectam e se sentirá de volta a Idade Média.
Para sair de Bergen em direção aos fiordes noruegueses, você pode optar por usar trem, ônibus e em alguns trechos precisará pegar uma balsa… tudo funciona muito bem.
Se você quer mais flexibilidade, a opção é fazer tudo de carro, como fizemos na nossa primeira visita ao Fiordes, em junho de 2017.
Sempre olhamos carro no site Skyscanner onde podemos comparar os preços. Também olhamos na Smiles, já que eles tem parceria com a Hertz e dessa forma você pode ganhar milhas no aluguel de carro.
Apesar de não estarmos de carro nessa parte da viagem, quando estávamos em Tromsø, eles nos pediram a carteira internacional, que sempre levamos caso seja necessário.
Belo visual nos fiordes próximos de Bergen
Bryggen, a fachada mais famosa da cidade
Chel se esquentando em um café de Bergen
O que fazer em Bergen no inverno?
Como comentamos acima, Bergen tem uma longa história, a cidade foi fundada no século XI e foi um importante porto para a região. Uma boa maneira de aproveitar a região é com o Bergen Card, que você pode escolher 24, 48, 72 ou até 96 horas.
Das experiências que você não pode perder, fazer um cruzeiro pelos fiordes com certeza está no topo da lista. O cruzeiro sai do Bryggen e você vai ouvir um pouco mais da história dos fiordes e de como a população vive nessa região do mundo.
Quando estiver de volta a cidade, pegue o funicular Fløibanen, que funciona há mais de 100 anos e depois de 6 minutos de subida, aproveite a vista panorâmica do alto do Monte Fløyen para os fiordes e montanha.
Separe uma tarde para caminhar pelo Bryggen, se perder nas charmosas casas coloridas e também sentar em um dos deliciosos cafés da região e observar a vida nessa parte do mundo.
Se você gosta de museus, a cidade tem inúmeros deles, e no frio, são uma ótima pedida. Lembre-se que você pode inclusive ficar baseado em Bergen e fazer “day trips” para os fiordes e atrações da região.
A gastronomia nessa região do mundo também tem muitas coisas diferentes então, aproveite para testar novos sabores.
O centro histórico de Bergen na Noruega
Quanto custa hospedagem? E quanto custa comer?
Noruega é um lugar caro, como todos sabemos, e dos países da Escandinávia, um dos mais caros. Como Bergen é a segunda maior cidade do país, diferente dos fiordes que acabam tendo mais opções de hospedagem, desde B&B até hotéis luxuosos.
Nós ficamos no Radisson Blu que fica no Bryggen, localização ótima, e o melhor café da manhã que tivemos na Escandinávia inteira. Uma diária no Radisson custa em torno de 100 euros.
Para as refeições, você encontra a maioria das redes de fast food, e confesso que opções de comida saudável e barata não são muitas. Para ajudar o bolso, é passar no mercado e garantir alguns “snacks” e uma refeição, como um sanduíche leve. Tem várias lojas de conveniências também pela cidade, e você pode optar por fazer uma refeição mais simples e mais barata nelas.
Para comer uma pizza e uma pasta em um restaurante, sem bebida alcoólica, gastávamos em torno de 40 euros. E estamos falando de pratos básicos, nada muito sofisiticado.
E vale a pena visitar Bergen no Inverno?
Apesar do frio, há muitas opções de passeios onde você ficará quentinho, mesmo no cruzeiro pelos fiordes. O destaque, com certeza, são os poucos turistas, e os cenários cobertos de neve, algo sempre mágico para quem nasceu em um país tropical!
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.