Noruega
De todas as coisas mais incríveis da Noruega, podemos começar falando que é o país mais feliz do mundo. Caso você estivesse com dúvidas se deveria embarcar ou não, acreditamos que essa informação já te convenceu.
Região dos vikings e terra de fiordes, a Noruega é considerada um dos países com melhor qualidade de vida do mundo. Conhecida pelas suas cachoeiras e seus verdes, a vida por lá passa tranquilamente com suas paisagens surpreendentes. O modo de viver dos noruegueses é simples e encantador.
Para quem gosta da natureza, esse é o país certo, pois a Noruega é contemplada com uma das mais incríveis do mundo. Uma viagem feita para relaxar, afinal não existe por lá caos de cidade grande.
Cada pedacinho desse lugar vai fazer com que seus olhos brilhem e que seu coração se encha de amor por este país.
O que você procura
1. Informações úteis 2. Quando ir 3. Como chegar 4. Hospedagem 5. O que levar 6. Comidas Imperdíveis 7. Dicas e curiosidades 8. Top 10 Experiências 9. Se você gosta de… 10. Planejamento de viagem |
11. Nossa viagem por lá 12. É um país seguro? 13. O que nós achamos 14. Melhores Roteiros 15. Contrate um guia 16. Intercâmbio 17. Trabalho x Habilidade 18. Localize-se no mapa 19. Comentários |
O que você procura
1. Informações úteis
2. Quando ir
3. Como chegar
4. Hospedagem
5. O que levar
6. Comidas Imperdíveis
7. Dicas e curiosidades
8. Top 10 Experiências
9. Se você gosta de…
10. Planejamento de viagem
11. Nossa viagem por lá
12. É um país seguro?
13. O que nós achamos
14. Melhores Roteiros
15. Contrate um guia
16. Intercâmbio
17. Trabalho x Habilidade
18. Localize-se no mapa
19. Comentários
Dirigir pela Noruega e poder parar diante de belos cenários é maravilhoso
Informações úteis
Capital: Oslo
Moeda: Coroa Norueguesa
Idioma: Língua norueguesa
População: 5,23 milhões
Requer Visto: Não
Requer Vacinas: Não
Eletricidade: 220v
IDH: 0,944 (1º)
Quando ir a Noruega
Você vai perceber que durante todo o ano a Noruega oferece atrações inesquecíveis para fazer e ver, então decidir quando conhecer o país vai depender muito do seu objetivo.
Alta temporada (de Junho a Agosto): O verão chega próximo ao fim de Maio ou início de Junho e nessa época é possível ver os noruegueses passeando e aproveitando o sol depois de um inverno longo e frio. A temperatura varia entre 25°C e 30°C e as noites costumam ser quentes. No fim de Junho e início de Agosto a noite nunca aparece de fato em nenhum lugar do país. Com as férias escolares e o turismo doméstico os preços são mais altos nesta época.
Média temporada (Março a Abril e Setembro a Novembro): O outono e a primavera norueguesa oferece uma grande variedade de temperatura e clima. No outono as folhas se tornam amarelas e vermelhas, começam a cair e a natureza chega ao auge da beleza. Nessa época as montanhas ficam lindas e muitos noruegueses saem para caminhar com a família durante as férias escolares de Outubro. Para alguns a primavera é a melhor estação, depois de meses de frio, os dias vão ficando mais longos, e a cada dia menos neve, mais flores e tudo se renova!
Baixa temporada (Dezembro a Fevereiro): No inverno os dias são curtos e as noites longas. Em algumas regiões, o sol não nasce durante semanas ou até meses. Grande parte da Noruega fica coberta de neve, o que significa que é a estação ideal para quem gosta de praticar atividades no gelo.
Em cada época tem algo incrível para fazer: Caso queira ver a Aurora Boreal, a melhor época é final de Janeiro. Se quiser ver o sol da meia-noite, os melhores meses são Maio e Julho. Se você gosta de fazer trilhas e se aventurar, o ideal é conhecer o país entre Junho e Agosto. Para esquiar, aposte entre os meses Novembro e Março.
Como chegar na Noruega
Algumas pessoas acreditam que a Noruega é um lugar distante e de difícil acesso, mas existem voos diretos de vários lugares ao redor do mundo. Se você já estiver em algum país vizinho, você pode até mesmo chegar de barco, trem ou ônibus.
As opções de voo
O país tem mais de 50 aeroportos. Os principais ficam em Oslo, Bergen, Stavanger, Haugesund, Trondheim e Tromsø. As principais companhias aéreas locais são a SAS, Norwegian e Widerøe.
Várias companhias internacionais voam para os aeroportos noruegueses. Dá para ir direto dos Estados Unidos e Europa. Do Brasil não existem voos diretos, então é necessário fazer uma conexão com alguma cidade europeia.
Transporte no país:
Uber: Se você é adepto ao serviço do Uber no Brasil, pode tranquilamente utilizar o aplicativo na Noruega também, principalmente em Oslo pois funciona super bem.
Trem: Pela pontualidade, eficiência e praticidade, o trem é uma ótima opção. Sem contar com os fiordes e as montanhas que a Noruega oferece. A companhia é a NSB e no site você consegue comprar sua passagem online com antecedência. A dica é que Oslo S é a estação central de Oslo. E falando em estação, elas são muito limpas e organizadas.
Car pooling: CarPooling consiste em compartilhar um veículo e suas despesas em uma viagem entre vários passageiros. É uma solução econômica com possibilidades de conhecer novas pessoas e uma alternativa para ajudar o meio ambiente. Basta acessar o site que oferece o atendimento, informar a data e o destino e as opções de carona irão aparecer.
Metrô: Andar de metrô na Noruega só é possível em Oslo, já que as outras cidades ainda não possuem o meio de transporte. Com seis linhas e cem estações que circulam Oslo, o sistema ferroviário é conhecido por lá como T-bane.
Ônibus: Ônibus não é uma forma tão popular de transporte na Noruega, apesar de oferecer uma extensa rede de linhas. Nas cidades maiores você encontra estações de ônibus e centros de informação sobre o transporte.
City pass para o transporte: Cartões de validade diária ou semanais estão disponíveis em algumas cidades da Noruega e você consegue adquirir com o próprio motorista, em quiosques ou estações de ônibus. A dica para quem vai conhecer Oslo, é que o preço da passagem é mais barato se for comprada antes de entrar no ônibus.
Navio/Barco/Cruzeiro: Principalmente para visitas aos fiordes, o barco é uma opção. Bergen é o ponto de partida de muitas excursões e a companhia Hurtigruten percorre a costa da Noruega entre Bergen e Kirkenes.
Atenção: Um dos aeroportos de Oslo chama-se Torp e apesar da maioria das empresas se baixo custo/low costs voarem para este aeroporto, lembre-se de considerar o tempo e valor do transporte para chegar até ele. Nós pegamos o trem, que demorou quase duas horas da estação central de Oslo até Torp e custou 249 coroas norueguesas, em torno de 30 dólares.
Diante dos lindos fiordes da Noruega
Hospedagem na Noruega
Antes de tudo é importante que você esteja ciente de que a Noruega é um lugar caro. Os turistas precisam estar preparados, pois o custo de vida do país reflete nos preços cobrados por grande parte dos hotéis.
Uma boa opção econômica são os albergues. Se a sua estadia for longa, considere alugar um apartamento. Dependendo do período, esse tipo de hospedagem pode sair mais em conta.
O Airbnb e o Couchsurfing também funcionam e são boas opções para quem quer gastar menos com hospedagem. Há muitos CAMPINGS pelo país, então se resolver fazer sua viagem de motorhome, isso não será um problema.
Principalmente no verão, reserve com antecedência para não ficar sem opções ou pagar preços exorbitantes.
Thon Hotel: Esta é uma rede de hotéis e são mais de 50 hotéis pelo país. Tem um preço médio para os padrões noruegueses, entre 70 e 100 dólares. É simples mas tem tudo o que você precisa.
Stranda Hotel: O pequeno vilarejo de Stranda é conhecido como a capital dos esportes outdoors nos fiordes. Já o Stranda Hotel é o lugar perfeito para você relaxar entre as atividades. Mesclando um prédio histórico e uma construção mais atual, o hotel oferece tudo que você pode precisar nessa região do mundo. Não deixe de aproveitar o rio e o lago próximos da propriedade e também fazer uma degustação de cervejas da região no restaurante do hotel, o Anna.
Grand Hotel Bellevue: A pequena Åndalsnes foi nossa última parada na região dos fiordes. O Grand Hotel Bellevue não é um lugar luxuoso, mas oferece um bom restaurante, vista panorâmica, internet rápida e fica próximo da estação de trem. Basicamente tudo que precisávamos! De lá ainda é possível fazer a escalada Via Ferrata Intro wall com uma das mais incríveis vistas da região.
Durante nossa viagem pelo fiordes ficamos em alguns hotéis que a experiência foi diferenciada:
Kviknes Hotel (Balestrand): Passamos uma noite neste maravilhoso hotel em Balestrand, já nos fiordes e foi incrível. Ficamos em um quarto com uma vista panorâmica do lago. O prédio tem um importância histórica, com centenas de anos, mas super bem conservado. Mas o mais legal é o restaurante, não só pela sua vista privilegiada do lago, mas pelo imenso cardápio de comidas locais.
Hotel Union Geiranger: O hotel Union na cidade de Geiranger é um daqueles lugares que você não esquece mais na vida! Além do hotel ser um charme e também termos ficado em um dos quartos com vista para o lago e os fiordes, o hotel tem um SPA com saunas e piscinas aquecidas de frente para os fiordes. O restaurante a la carte também é destaque. Comemos ali uma das melhores sobremesas de nossas vidas!
Hotéis em Oslo é caro?
Coloque uma ideia das datas e faça uma pesquisa! Depois clique em qualquer hotel do mapa abaixo para ter um ideia…
O que levar
Independente da época, não deixe de levar roupas de frio. Nós, brasileiros, não estamos acostumados com as baixas temperaturas do país. Blusas, calças e meias térmicas são sempre bem-vindas.
Uma boa jaqueta corta vento e impermeável e um tênis de trekking são essenciais. A Noruega é pura natureza e você ama estar perto dela, você vai caminhar bastante.
O que levar no verão: O clima de verão pode ser relativamente estável, mas não deixe ser pego de surpresa. Caso você planeje sair para uma caminhada de montanha, por exemplo, prepare-se e vá com trajes a prova d’água e vento. Além disso, a intensidade do sol pode ser enganosa, não esqueça o protetor solar.
O que levar no inverno: Os invernos na Noruega podem ser extremamente frios, então prepare-se para usar várias camadas de roupa. Opte por lã, casacos grossos, luva, gorro, cachecol e tênis impermeáveis e de cano alto. Não se esqueça de levar um casaco impermeável.
Veja também:
Comidas imperdíveis
Simples, diversa e leve são características que marcam a culinária norueguesa. Baseada nas matérias-primas do país, com foco para a caça e pesca, possui muita salada. Grãos, vegetais, carnes, amoras selvagens e pescado são símbolos da gastronomia local.
Outra característica é que na Noruega o arroz é trocado pela batata cozida. A principal refeição para eles é o jantar, realizado entre 17h e 18h e é a única refeição quente do dia.
#1 Salmão defumado – Na verdade você vai encontrar salmão de todas as formas que quiser, pode inclusive ir pescar se for na temporada certa. Mas, o salmão defumado, é encontrado em todas as refeições, do café da manhã ao jantar.
#2 Browm cheese – O brunost ou queijo marrom, é o queijo mais famoso da Noruega. Seu diferencial é que ele é feito com soro de leite de cabra coalhado caramelizado. Seu sabor é bem forte e os noruegueses adoram. É servido em cima de uma torrada bem crocante.
#3 Sild – Outro peixe muito presente na culinária é o harenque, você sempre vai encontra-lo no cardápio. São diversos tipos de marinadas e diferentes sabores e texturas.
#4 Bolo de ruibarbo – Se você encontrar um bolo com pedacinhos rosa dentro, saiba que é um bolo de ruibarbo, uma planta comestível que as crianças norueguesas comem desde pequenas. Apesar de ser levemente azeda elas comem com açúcar e adoram.
#5 Pão – Fazia tempo que não comíamos tanta variedade de pães tão diferentes e tão gostosos! Os cafés da manhã eram regatos a degustação de pães.
Os cenários pela Noruega são de tirar o fôlego
Dicas e Curiosidades da Noruega
- A castração de cães e gatos é proibida na Noruega.
- A Noruega é o país com maior Idh do mundo.
- A batata é o arroz e feijão dos noruegueses. O alimento está presente na maioria dos pratos típicos do país.
- O túnel mais longo do mundo está na Noruega, com 24,5 km de comprimento.
- De acordo com o ranking das Nações Unidas, a Noruega é o país mais feliz do mundo.
- As mulheres têm um ano de licença maternidade e os pais três meses.
- Os bares e discotecas fecham às 3h da manhã em ponto.
- Existem mais de 450 mil lagos na Noruega.
- Os noruegueses almoçam sanduíches e só comem refeições quentes no jantar.
- A venda de cervejas nos mercados tem horários limitados. Só é permitido de segunda à sexta até 20h, aos sábados até às 18h e domingo é proibido.
Top 10 imperdíveis
- Ver a Aurora Boreal
- Apreciar o sol da meia-noite
- Visitar os fiordes noruegueses
- Conhecer o Parque Nacional de Jotunheimen
- Subir a maior escada de madeira do mundo
- Viajar de trem e apreciar paisagens deslumbrantes
- Fazer um Viking Tour em Stavanger
- Conhecer a Flør og Fjære, ou Ilha das Flores
- Fazer a trilha de Preikestolen
- Escale uma geleira
Se você gosta de…
Adrenalina: O parque de diversões TusenFryd está em Oslo, com mais de trinta brinquedos. Uma ótima opção para se aventurar e nas tardes de verão se jogar nos brinquedos de água.
Caminhadas: Há 1.084m de altitude, a Kjeragoblten na montanha Kjerag pede esforço para os aventureiros que desejam alcançar a pedra. São 6km de subida e 2h30 a 3h30 de caminhada. No final do percurso a dificuldade aumenta com a altura e o esforço nos trechos íngremes. Mas o final compensa, a trilha de bike até Kjeragbolten te proporciona um visual incrível com três cachoeiras, neve e o lado do fiorde.
Culinária: Você não pode deixar de experimentar o famoso aquavit: destilado de batata, equivalente a nossa cachaça no Brasil. É possível ter essa experiência em um passeio oferecido pela fábrica Linie, na cidade de Hamar. As visitas às destilarias são combinadas com degustações de bebida, experiências gastronômicas, aulas de culinária tradicional norueguesa e muito mais.
Cultura: Stiklestad foi o campo de batalha onde Rei Olavo foi derrotado. No Centro Cultural de Stiklestad você pode vivenciar uma encenação da batalha com toda a família. O local oferece festivais e visitas guiadas.
Encontro com animais: A ilha de Svalbard é uma ilha ao norte da Noruega onde é possível avistar ursos polares e raposas do ártico. Um dos lugares menos habitados do mundo completamente conectado com a natureza.
Paisagens memoráveis: Noruega é um país que para onde você olhar, você se encanta. Mas caso queira ficar – mais – apaixonado, vá apreciar a paisagem na ponte sobre a cachoeira Latefossen. Apostamos que você vai amar.
Refúgios remotos: Se quiser conhecer um pouco mais sobre a cultura viking, a 1h40 de Oslo, fica a Cidade Viking de Kaupang. Uma das primeiras cidades a existir na história da Noruega, Kaupang. Hoje existe uma réplica de casa viking no local e é possível ver um modelo da cidade original.
Vida urbana: A menos de uma hora de Oslo, está o prédio onde foi declarada a independência da Noruega. Um passeio urbano a se fazer, o local abriga o museu Eidsvoll 1814, que relembra toda a história do país.
Vida noturna: O festival Ekstremsportveko possui uma mistura de esportes radicais com cultura. Sua programação vai de bandas nacionais a internacionais e DJs’. O evento oferece noite de cinema, concertos e a festa noturna mais interessante da Noruega.
Planejamento de viagem
Abaixo listamos uma série de posts que vão te AJUDAR a chegar ainda mais longe! São diversas dicas para que sua viagem ocorra de mais tranquila possível, como dicas de finanças, de saúde, de segurança, aplicativos imprescindíveis, e por aí vai. Se achar que faltou alguma coisa, só nos avisar.
Finanças na Estrada
5 dicas importantes na hora de trocar dinheiro em sua viagem
Como ganhar milhas reservando hotéis
10 dicas para planejar as finanças de uma volta ao mundo
Saúde na Estrada
Qual plano de saúde usar para sua viagem?
Vacinas e cuidados extras na estrada
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Cuidados com a Malária em sua viagem
Documentos Importantes
10 documentos que você não pode esquecer em sua viagem
Como tirar Passaporte no Brasil
Saiba como solicitar o passaporte de emergência
Aplicativos para sua viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Airbnb: O que é, como funciona e como usar?
Como enviar dinheiro para o exterior com o TransferWise
Nesta página você pode acessar todos os posts de planejamento!
Nossa viagem pela Noruega
Nós amamos tudo que vimos, ouvimos, sentimos e vivemos na Noruega, com certeza virou um dos nossos lugares preferidos no mundo. E ainda estamos para conhecer alguém que visitou o país e não amou… mesmo com os preços altos comparados com o resto da Europa.
A Noruega é um país seguro?
A taxa de criminalidade na Noruega é baixíssima e é o 7º país mais seguro do mundo no ranking mundial. É claro que ninguém está imune a casos esporádicos, mas no dia a dia você pode andar pelas ruas sem medo, principalmente se estiver viajando sozinha.
As pessoas por lá falam ao celular sem risco de serem assaltadas. As crianças vão e voltam das escolas sozinhas e durante a noite é tranquilo de andar pelo país sem medo de violências ou assaltos.
Veja também:
A Noruega estava nos nossos planos há muito tempo
O que nós achamos da Noruega?
A Noruega estava na nossa lista de desejos há muito tempo. Para sermos sinceros, desde a nossa volta ao mundo de carro, quando ficamos um ano dirigindo pela Europa, em 2014.
Agora, quatro anos depois conseguimos ir desbravar o país, e apesar das expectativas altíssimas, o país superou tudo o que esperávamos. É lindo, tudo é impecável, a natureza é deslumbrante e mesmo com alguns dias de chuva, não cansávamos dos cenários. Queríamos mais e mais.
Visitamos basicamente a região dos fiordes e a capital Oslo. Mas, queremos voltar e voltar logo. Queremos ir para o norte, para Tromsø ver a aurora boreal no inverno e visitar a inóspita ilha de Svalbard para ver os ursos polares. Dado que a aurora boreal é no inverno e os ursos polares só podem ser avistados no verão, então teremos de voltar pelo menos mais duas vezes ao país.
O limitador no fim é o dinheiro, é um país caro, e é preciso planejar bem a viagem. É um país grande e as distâncias são longas.
Então se você sonha em conhecer o país, comece a fazer as contas, a economizar, porque vai valera a pena cada centavo gasto.
Siga eles no Instagram: Leo Spencer e Rachel Spencer
Contrate um guia na Noruega
Nós ainda não temos nenhum guia do país cadastrado em nosso site. Caso você já tenha usado o serviço de guia no país, ou conheça alguém, fale conosco por favor! Mas nós também separamos alguns passeios em Doha que com certeza vão trazer varias ideias para sua viagem. E mais do que isso, vão te dar uma boa noção de preço de cada passeio. Acesse o site do Get your guide e veja mais opções de passeios no Catar ou clique em alguma das opções abaixo.
Veja esses passeios por lá
Intercâmbio
A população da Noruega, comparada a do Brasil, é bem reduzida. Por isso, os noruegueses procuram profissionais estrangeiros para suprir a demanda, então caso você esteja pensando em fazer intercâmbio para lá, é uma boa opção.
Outro ponto forte para os intercambistas, é que maior parte do sistema educacional no país é gratuita. Quem já fez intercâmbio para lá afirma que o país é incrível pela sua sociedade pacífica e segura, moderna e tecnológica e os estudos noruegueses proporcionam boas oportunidades de carreira.
Apesar das oportunidades e das diversas bolsas de estudo, é importante ressaltar que a Noruega é um país com o custo de vida alto e o estudante precisará gastar com acomodação, alimentação e transporte.
Trabalho x Habilidade
Hoje em dia, mais do que nunca, está cada vez mais fácil você viajar pelo mundo. Mas mais do que isso, existem diversas empresas que te ajudam a encontrar um trabalho em troca das suas habilidades. Você já pensou em fazer um trabalho social ou cuidar de animais, ou até mesmo pintar a parede de um hotel?
Sites como Workaway ou Wordpackers são exemplos de plataformas onde você pode encontrar famílias, instituições, serviços, que precisam de alguma ajuda.
Em breve vamos colocar mais informações para vocês sobre esse assunto!
Localize-se no mapa
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.