10 Experiências Incríveis no Norte da Noruega
Antigamente boa parte do Norte da Noruega era inacessível, mas hoje o local possui uma extensa rede de rodovias e pequenos aeroportos com voos regulares entre diversas cidades e vilarejos.
De longe é a mais vasta e menos povoada região do país e cobre mais de dois terços da Noruega. O local é uma área habitada há milhares de anos por causa do seu clima ameno, dos portos sem gelo e das excelentes condições para pesca. A região encanta por seus exóticos vilarejos em meio à natureza selvagem e em sua maior cidade, Tromsø, você encontra muitos shows, concertos, eventos esportivos e um festival de cinema internacional.
Nós separamos as dez experiências mais incríveis para você vivenciar no Norte do país.
Linda Aurora boreal que vimos no norte do país em fev20
#1 – Visite o ponto mais setentrional da Europa no Cabo Norte
Preparados para conhecer o penhasco de Gjesværstappan, lar de centenas de milhares de papagaios-do-mar, alcatrazes e cormorões? Você também pode pescar caranguejos-rei gigantes e apreciar o sabor deles depois. Ou que tal uma caminhada até o arco natural de Kirkeporten? Tudo isso você pode fazer no Cabo Norte, o ponto mais setentrional da Europa. Fora a vista deslumbrante que o local oferece, você pode se aventurar em uma desafiadora caminhada até o Cabo Knivskjellodden, em Magerøya. Lá você consegue apreciar o penhasco do Cabo Norte de um ângulo privilegiado. O local possui 307 metros de altura sobre o mar da Noruega e o mar de Barents, de coordenadas 71° 10’ 21’’ N 25° 47’ 40’’ E.
Além da vista deslumbrante que você encontrará por lá, Cabo Norte oferece atividades como passeios de trenó puxados por cães. No Verão o Sol nunca se põe e muitos turistas apreciam o Sol da meia-noite no planalto do Cabo Norte.
O norte é remoto e gelado, mas cheio de belas paisagens
#2 – Conheça o estreito de Saltstraumen
A Saltstraumen é a corrente mais forte do mundo. Durante seus momentos de fúria, 400 milhões de metros cúbicos de água do mar percorrem 1.9 quilômetros sobre um estreito de apenas 150 metros de largura. A fera dá as caras a cada seis horas na virada da maré. O fenômeno é tão feroz que consegue assustar todos a sua volta, principalmente quando a corrente está em seu ápice durante a Lua Cheia. Lá existem seus redemoinhos, pedras e diversas lendas sobre o folclore da Saltstraumen.
Existem poderosas banheiras de hidromassagem que são formadas pelo fenômeno e podem ter até 10 metros de diâmetro e até 5 de profundidade. Quando for pra lá consulte a tabela de marés para verificar o horário de maré alta durante sua visita a Saltstraumen.
Existem diversas atividades e experiências para você vivenciar por lá. É possível alugar um equipamento para pescar na praia, alugar um barco ou participar de um grupo que sai para pesca em alto mar.
#3 – Surpreenda-se com a arquitetura da Catedral do Ártico
Em Tromsø você encontrará uma construção lindíssima no estilo moderno que lembra um acordeão que se recorta contra a montanha, somando prismas de base triangular e dimensões diferentes que são justapostos. Essa é a igreja da cidade, conhecida como Catedral do Ártico. Construída em 1965 é obra de Jan Inge Hovig e possui uma arquitetura moderna que encanta a todos.
Ela é diferente de todas as outras construções da região. Do lado de fora você encontra suas linhas que se multiplicam internamente. No interior existe ao fundo um altar com um belo vitral chamado “O Retorno de Cristo”. Você irá se encantar com a construção e se emocionar com a energia do local.
A igreja está localizada no município de Tromsø, no condado de Troms og Finnmark, no vale de Tromsdalen, no lado leste da cidade.
A catedral de Tromso no norte do país
#4 – Aprecie a Aurora Boreal
Uma das atrações mais conhecidas da Noruega com certeza é a Aurora Boreal. Todo mundo quer chegar até o ponto certo para poder apreciar o fenômeno. E é em Tromsø que você pode dar a sorte de aprecia-la.
O acontecimento ocorre a partir de Outono, mas com maior probabilidade e intensidade entre os meses de Novembro e Março. Durante esses meses você encontrará disponível diversas atividades como expedições fotográficas, passeios de caiaque, de snowmobile, de trenó e até mesmo a cavalo.
Um dos principais pontos possíveis de avistar a aurora boreal são as cidades de Alta, Bodø e Kirkenes, as ilhas Lofoten e Svalbard e a região do Cabo Norte. Além da época, do local certo e da sorte, você pode contar com o aplicativo do Visit Norway – o Norway Lights – que promete aumentar as chances de conseguir apreciar o fenômeno oferecendo uma previsão do tempo e a probabilidade de ocorrência em cada cidade norueguesa em tempo real.
Frio, tarde da noite, mas sempre vale a pena…
#5 – Observação de baleias
Na Noruega é possível participar de um safári e ficar próximo de animais como baleias, caranguejos e até sobreviventes da última Era do Gelo, os bois-almiscarados. As baleias visitam a costa norueguesa todos os anos e se exibem para os turistas e moradores da região que fazem o safári.
As baleias cachalote aparecem com frequência ao longo da costa de Vesteralen durante o Verão. Além dessas, você também pode ter a sorte de encontras as baleias-piloto, baleias-de-minke, jubartes, golfinhos e orcas. Ou até mesmo avistar baleias com os pés seguros na terra, em ilhas, como Vesterålen, Senja ou Kvaløya.
Quem tem o espírito mais aventureiro pode, além do barco, mergulhar com as orcas. A única prescrição é de que seja necessário o uso de equipamentos específicos e cursos de mergulho.
#6 – Participe de uma festa viking em Lofoten
Já pensou participar de uma festa viking? Pois na Noruega, em Lofoten, você pode. Todo ano acontece um festival de cinco dias onde acontecem apresentações da história da era viking. Você encontrará vikings nacionais e estrangeiros, mercados, performances ao vivo, shows, combates simulados, jogos, competições e comidas.
Toda essa festa acontece em navios vikings, onde você encontrará prédios contemporâneos, ferraria e muitas barracas temáticas em meio a um belo cenário natural.
Esse ano, em 2020, o Festival Viking de Lofotr acontece entre os dias 5 e 9 de Agosto em Lofotr, um museu histórico baseado na reconstrução e nas escavações arqueológicas da maior moradia viking.
#7 – Faça o safári de snowmobile
Aventure-se em um safári de snowmobile. Há diversos tipo de passeio, alguns focados em ver a aurora boreal, outros focados em avisar águias, raposas e renas.
Então prepare a máquina fotográfica pois visitará uma paisagem indescritível.
Geralmente o critério é que o motorista do snowmobile tenha carteira de motorista para carro. Considerando isso é diversão garantida. A empresas geralmente fornecem capacete, terno e luvas e após o safári é servido refeições leves com café ou chá.
Snowmobile, fogueira a estrelas no meio do nada
#8 – Hospede-se em um hotel de gelo
Que tal viver uma experiência de hospedagem diferente? Na Noruega você pode se hospedar em um hotel de gelo. O Sorrisniva Igloo Hotel fica localizado a 20 km de Alta. Sua estrutura é de 2.000 m² construídos todos os anos de neve e gelo. Os quartos disponibilizam colchonetes de pele de rena e sacos de dormir aquecidos. A temperatura do local varia de -4°C e -7°C, por isso leve roupa térmica.
O hotel possui bar, restaurante e diversas atividades como safári de snowmobile, jacuzzi externa, passeio de trenó puxado por renas e pescaria no gelo. Lá você encontra esculturas artísticas de gelo por todo local e no bar você pode saborear bebidas servidas em copos de gelo. Diferente, né?
Quarto de gelo, tem coragem de dormir?
#9 – Faça um passeio de trenó puxado por cães
Quem vai à Noruega precisa fazer o passeio mais tradicional do local: andar de trenó puxado por cães. Em Kvaloya você vestirá roupas especiais resistentes à neve e irá se aventurar no passeio de trenó com seis ou dez Huskys, unidos por coleiras manipuladas pelo guia, e eles te guiarão por paisagens geladas da ilha.
O passeio leva cerca de uma hora de duração e percorre cerca de quatro quilômetros. No trenó é possível se aventurar três passageiros, dois sentados e o motorista que irá em pé.
Quando o passeio terminar você ainda pode visitar o centro de cães onde os animais são tratados. Lá você terá 45 minutos com os cachorros para brincar e tirar foto com eles. Demais, né?
#10 – Pule no Lyngenfjord Bungee
Se você ama adrenalina com certeza irá querer pular no Lyngenfjord Bungee. Caso esteja na Noruega no Verão e tenha mais do que 16 anos vá à ponte de Gorsa.
Lá um cabo elástico será preso ao seu equipamento de segurança, você entrará em uma rampa de saída posicionada a mais ou menos 150 metros acima do chão.
E então é só respirar fundo e se jogar. Quem já pulou afirma que a experiência é indescritível. Você sentirá a cachoeira em seu coração.
Artigos relacionados
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.