Conhecendo as mais belas ruínas Maias do México
Achei que tudo está muito turístico e caro em Cancún, com exceção da água do mar que tem uma cor linda e dos cenotes, todo o resto parece Miami… Muitos hotéis novos, tudo moderno, parques aquáticos, para a gente que gosta de história, natureza, ali ficou devendo!
As ruinas Maia existem em toda a Peninsula Yucatan. De Cancun até Chichen leva algo como 2 a 3 horas de viagem, existe uma estrada nova e direta, mas tem o pedágio mais caro de toda a América, 250 pesos. Ok, a estrada é ótima e vazia, mas não vale a pena por nada no mundo pagar isso ai! Chegamos por lá no fim do dia e achamos um hotel, que era o mesmo preço do camping. Cozinhamos no carro mesmo e comemos sentados no chão em frente a entrada do hotel. Uma experiência no mínimo interessante e diferente.
Na manhã seguinte dirigimos os poucos quilômetros até a entrada do parque. No caminho, já ficamos impressionados com a quantidade de ônibus e vans na região – sem duvidas é a ruina mais movimentada de todas que fomos. Chegamos às 8:30 e essa é uma excelente dica: depois das 11hrs começa a ficar abarrotado de gente por todos os lados. Se achávamos que tinha muita gente quando chegamos, na saída tinha dez vezes mais, impressionante!
Chichen Itzá é a ruina mais famosa do México, talvez devido a sua proximidade de Cancun.
Chinche Izta é sem duvidas um lugar que vale a pena visitar
A pirâmide principal é gigante e mesmo restaurada, ainda preserva um aspecto original. O mesmo para as demais construções no sitio, como o campo de futebol, as casas, as estelas e outras coisas mais. Dentro também há um cenote, uma espécie de piscina natural ao céu aberto, onde os Maias acreditavam ser o caminho para conversar com alguns Deuses através das oferendas humanas.
Outra coisa que nos chamou atenção no sitio foi a quantidade de ambulantes vendendo coisas de todos os tipos dentro do parque. Alias, falando que é brasileiro já consegue, pelo menos, 50% de desconto! Compramos uma lembrancinha que começou em 100 pesos, falei que era do Brasil foi para 50 pesos e no fim saiu por 40. Ai eu tinha que comprar!
Show super interessante em Uxmal
Chegamos em Uxmal por volta das 17hrs e o tempo ainda não estava ajudando. Uma fina chuva caia na entrada do parque e colocava em risco o show daquele dia, o que seria um serio problema para nós, porque se quiséssemos realmente vê-lo teríamos que ficar mais um dia por ali. Enquanto não tínhamos o veridito final se teríamos ou não a apresentação naquele dia ficamos sentados na entrada do parque. Existia algumas lojas ali e aproveitamos uma livraria para comprar uns livros sobre os Maias e entender mais aquele rica cultura.
Lá para as 18:30 tivemos a boa noticia que o show iria acontecer as 19hr pontualmente.
Em Uxmal é permitido dormir em uma área gramada nas imediações do parque por 15 dólares, o que era perfeito para nós. Pegamos nossas capas de chuva pela primeira vez e as 19hrs presenciamos um interessante espetáculo em meio as ruínas de Uxmal. Nada no estilo DisneyWorld cheio de luzes e efeitos especiais, mas mesmo assim interessante e diferente!
Uma passeio que vale a pena se você está por perto! Durou algo como 50 minutos e estava lotado de turistas que surgiram sei la de onde na ultima hora!
As ruinas de Uxmal durante o dia, maravilhosa!
O parque de Uxmal durante o dia
Dormimos no estacionamento do parque e foi uma noite tranquila. Nosso plano era acordar cedo e visitar o parque novamente agora de dia e com mais tempo, o que valeu muito a pena! Apesar de também ser uma ruina Maia ele é completamente diferente de Chinchen Itza, primeiro pelo seu relevo. Onde Chinchen é mais plana, aqui existe diversas construções em partes altas e tudo parece mais original aqui do que por lá.
Claro que todos os parques passaram por restauração, até porque depois que os Maias sumiram no final do século 17 e as florestas simplesmente tomaram conta de tudo. Tanto é que em vários sítios onde mais de 80% do lugar ainda está debaixo da terra, expondo somente uma minoria para os visitante! Em Tikal, na Guatemala, por exemplo é possível avistar dezenas de pequenas montanhas de terra e vegetação que esconde alguma construção embaixo, tudo muito interessante!
Levamos quase três horas para dar uma boa olhada em Uxmal e nosso plano era seguir viagem para Campeche, dormir por lá e depois seguir para Palenque. Nosso ultimo sitio arqueológico antes de seguir para a costa do Pacifico.
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.