A Lituânia vai ter surpreender
Os países bálticos estavam na nossa lista há um tempo e finalmente, iríamos visita-los. Começamos pela Lituânia e fomos rumo a Letônia e Estônia.
Descemos no aeroporto de Vilnius literalmente livres, leves e soltos…Vínhamos da Noruega e apesar de uma viagem incrível, foi super corrido e estava bem frio…
Aqui em Vilnius não tínhamos pressa, não tínhamos compromisso, saímos do aeroporto e tudo estava vazio, quase bucólico. Um fim de tarde ensolarado, ruas vazias, preços agradabilíssimos. Pegamos nosso carro alugado e seguimos para o hotel.
Maravilhoso pôr do sol em Vilnius na Lituânia
As vezes a ignorância é uma dádiva
Como seres humanos somos cheios de expectativas e por isso talvez, passamos boa parte da vida frustrados. Viajar não é diferente, criamos uma super expectativa sobre um lugar e muitas vezes não tem nada a ver com aquilo que idealizamos. Conheço muitas pessoas que foram a Paris e simplesmente não gostaram. Ou será que simplesmente não tiveram suas expectativas sobre Paris atendidas?
Por isso viajar para um lugar sem saber nada sobre ele, as vezes é fascinante! Como estamos sempre estudando coisas novas, estuda este país, o que fazer nele, onde ir, etc, ter estes momentos nos traz uma leveza e nos trás a incrível sensação de sermos surpreendidos.
As belezas da cidade de Vilnius no final de tarde
Surpresas agradáveis logo no primeiro dia
Os países bálticos fizeram parte da União Soviética e apesar da influência que sofreram durante os anos de comunismo, não é possível ver nenhum rastro deixado por eles.
Deixamos nossas malas no hotel e seguimos para o centro da cidade. Encontramos uma cidade organizada, pessoas nas ruas, ruas fechadas para pedestres com famílias curtido a vida e quase nenhum turista.
Em um lindo fim de tarde vimos balões colorirem o céu de Vilnius, capital do país, e assim descobrimos que era possível fazer um passeio de balão pela cidade. Nos chamou a atenção ver tantos restaurantes japoneses e também descobrir que um dos bairros declarou independência e se considera a República de Užupis.
Os balões no céu de Vilnius
Que tal este banco de skates?
Depois do jantar, indo para o hotel
Explorando a Lituânia de carro
Apesar de Vilnius ser a capital e a maior cidade do país, há mais coisas para ver pelo país. Depois de curtir a cidade, o tempo bom, as pessoas simpáticas, os cafés deliciosos e até comida japonesa, era hora de pegar estrada.
Nossa primeira parada foi o Patrimônio da Humanidade em Kernavé. De lá seguimos para o Castelo de Trakai, um lugar cheio de charme e cheio de turistas, bem mais que a capital. O dia estava ensolarado e apesar de cheio, o lugar é bem gracioso.
Uma das cidades que queríamos conhecer é Kaunas, que será a capital cultural da Europa em 2019. É sempre interessante visitar essas pequenas cidades que estão se preparando para estes eventos.
E para finalizar, ainda dirigimos até a cidade de Klaipeda, há 300 quilômetros de Vilnius. Da cidade de pegamos uma balsa e entramos no Parque Nacional Kursiu Nerija. Apesar de ser um lugar bem único que faz fronteira com a Stalingrado da Rússia.
Céu azul em Trakai
Foi um dos lugares mais legais que fomos na Lituânia
Nosso plano pelos países Bálticos
Como queríamos visitar os três países bálticos, alugamos um carro em Vilnius, e queríamos dirigir rumo ao norte, passando pela Letônia e chegando em Tallin, capital da Estônia, que fica a beira do mar Báltico.
Nosso plano era fazer isso em uma semana e começar a terminar de Vilnius. Não por um desejo específico, mas simplesmente porque os voos da Noruega eram mais baratos para o país e porque alugar e devolver o carro no mesmo lugar, é sempre mais barato. Também seria mais fácil irmos para a Bielorussia.
Inclusive, gastamos 150 dólares no aluguel do carro para uma semana no país, podendo dirigir pelos outros países bálticos. Lembrando que é sem o seguro que sempre fazemos pelo cartão de crédito.
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.