Fim da linha em Bishkek no Quirguistão
Depois de 20 dias a bordo de um truck/caminhão com um grupo bem internacional, acampando e viajando, estávamos chegando ao fim da nossa overland trip pela Ásia Central.
Depois de alguns dias acampando nas montanhas da reserva de Aksu-Zhabagly no Cazaquistão, era hora de desmontar as barracas, organizar a vida e seguir viagem.
Teríamos ainda uma parada no país, a cidade de Taraz, para comprarmos as coisas para o jantar e dormiríamos em algum bush campperto da fronteira, ainda no Cazaquistão. Para nossa surpresa, o lugar onde acampamos era perto de um pequeno rio, com as montanhas de fundo, e com um clima bem agradável, fecharíamos nossa penúltima noite da viagem com chave de ouro.
Nossa última noite de camping ainda no Cazaquistão
Dia de aproveitar o acampamento e o grupo
Apesar de ser a penúltima noite para nós, a Oasis Overland tem vários roteiros, e boa parte do grupo seguiria viagem por mais duas semanas pelo Quirguistão.
Era a vez do meu grupo cozinhar, éramos eu, um brasileiro e um australiano no time. Fizemos um spaguetti carbonara, e apesar de já ter cozinhado muito no carro na nossa volta ao mundo, cozinhar para um grupo de 11 na fogueira a lenha é bem mais difícil.
No clima de despedida, ficamos todos conversando até tarde depois do jantar, fizemos uma última foto com todo o grupo diante do truck amarelo, e fechamos a noite com muitas rodadas de banco imobiliário, versão cartas, bem mais fácil de jogar dentro de um caminhão.
Hora de se despedir dos novos amigos
Chegada ao Quirguistão e despedida do grupo
No dia seguinte acordamos cedo e seguimos rumo a fronteira do Quirguistão, nosso quarto país na viagem e país 126 no Viajo logo Existo. A fronteira foi tranquila e ficamos com a sensação de isso ser resultado do Quirguistão ser o mais democrático dos países da Ásia Central.
Diferente das outras fronteiras que não tinham nada, aqui tinha sim card a venda, mercado e restaurante. Fora que em vez de ter 30 funcionários e demorar 2 horas, tinha 1 funcionário e demorou 5 minutos.
Da fronteira até a capital, Bishkek, foram duas horas. Ficamos em um hostel bem centralizado junto com o grupo, para nossa última noite, onde fizemos nosso último jantar juntos. Mais oito pessoas chegaram de diferentes partes do mundo para começar a overland trip a partir de Bishkek, alguns farão a jornada de três meses por toda a Ásia Central até chegar a Turquia, passando pelo Irã.
Um pouco da vida em Bishkek
Bishkek, capital do Quirguistão
Ficamos impressionados com a limpeza da cidade
Hora de seguir em frente, sozinhos…
Já estávamos todos bem entrosados e o grupo com certeza foi o destaque da viagem, mas, como sempre, depois de conhecermos muitas pessoas legais, e em algum momento, temos de nos despedir delas. Ficamos felizes também de ter um brasileiro no grupo, o Ricardo, um fotógrafo de mão cheia.
Ainda ficamos mais dois dias na capital do Quirguistão, onde aproveitamos para organizar a vida depois de tantos dias a bordo do truck. Lavamos roupa, arrumamos as malas, separamos as coisas de camping que não usaríamos mais, baixamos as fotos, fizemos back-up e usamos a internet a vontade, depois de tanta limitação.
Cenas do cotidiano de Bishkek
Hora de voltar para o Cazaquistão
Bishkek é uma capital bem tranquila e aproveitamos os dias por lá para comer bem e passear com calma pela cidade, vendo a vida passar, sem nenhuma agenda específica do que fazer. A maioria dos turistas só passam pela capital rumo as montanhas e lagos, que são o que realmente há de belo no país.
Estávamos felizes com o fim da viagem, pelo desafio que nos propomos, de viajar por terra novamente, a bordo de um overland truck, com um grupo desconhecido, onde mais do que viajar, tínhamos de nos ajudar.
Agora era hora de voltarmos para o Cazaquistão, para a antiga capital, Almaty, mas isso é assunto para outro post.
Quer fazer Overland também?
Essa viagem pela Ásia Central de caminhão foi feita em parceria com a Oasis Overland, uma das principais empresas de Overland no mundo. Eles possuem roteiros no mundo todo. Se você gosta de explorar o mundo, fazer amigos e ainda viver experiências diferentes, essa é uma boa escolha.
Para quem quer saber mais informações é só acessar o site da Oasis por aqui ou deixar sua dúvida abaixo!
Boas viagens…
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.