O inferno para colocar o carro no navio no Quênia
Sabíamos que o envio do carro estava enrolado. Fomos para a costa para entrega-lo no porto, e já tinham se passado duas semanas. Foi um inferno para colocar o carro no navio no Quênia.
O processo de entregar o carro no porto, para envia-lo de navio para outro continente, é sempre burocrático.. .Já sabemos disso e sempre vamos com a cabeça aberta e paciente para encarar qualquer problema que possa aparecer.
Chegamos em Mombasa, cidade portuária do Quênia, e uma cidade que já assusta por si só e completamente caótico.
Precavidos encontramos um hotel perto de onde entregaríamos o carro para ficarmos mais tranquilos com a logística.
Achamos que estava tudo pronto
Já estávamos há duas semanas na costa… Saímos de Nairóbi com um ok, e quando chegamos na costa, pediram mais uma semana, depois mais uma semana.
O primeiro dia foi somente ir lá, deixar o carro e recebermos a resposta que a aduana não apareceria e teríamos que voltar no dia seguinte.
Pelo menos a empresa que fez o serviço foi super solicita, nos levou de volta ao hotel e nos pegou no dia seguinte.
Será que agora vai?
No segundo dia chegamos cedo, pois a aduana chegaria as 11 da manhã.
A primeira pessoa a aparecer chegou a 1 da tarde com a notícia que a aduana só viria no dia seguinte. Ai começou a briga…
Batemos o pé, pois já era quinta-feira, e caso a aduana não aparecesse na sexta-feira teríamos que esperar até segunda-feira.
Depois de insistir muito, esse cara que era de uma terceira empresa foi com nosso documento até a aduana e voltou com o oficial para dar o ok no carro.
Já era fim de tarde e estávamos lá desde cedo, quando finalmente a aduana deu ok e colocamos o carro no contêiner.
Fomos para o hotel e no dia seguinte eles deveriam nos trazer os documentos finais e confirmar que o contêiner já tinha ido para o navio. Até ai, estava tudo tranquilo, tínhamos visto o contêiner sendo fechado e não deveria ter nenhum problema.
A aduana só precisava assinar o Carnet de Passage e nos devolver assinado.
Mais um dia na espera
Porém, na sexta-feira, começou uma conversa estranha. Eles deveriam nos entregar o documento de volta as 1o horas da manhã, mas, ninguém apareceu. Deu 2 da tarde, e nada, de repente virou meia noite e no final ninguém apareceu.
Sábado já estávamos ligeiramente estressados. O hotel era um lixo e era ok para ficarmos dois dias, porém já estávamos há cinco dias, a comida era horrível e estávamos vivendo de arroz e purê de batata.
No fim de tarde do sábado, a recepcionista do hotel ligou que uma pessoa estava lá. Quando o Leo desceu e olhou o documento, os caras não tinham carimbado a saída do carro… o único motivo de eles estarem com o documento era para carimba-lo, e eles não o tinham feito.
Tivemos de mandar o cara levar o documento de volta, com o coração apertado e retornar com o documento assinado… apesar de nesse momento acharmos que levaria mais uns 2 dias, acabou que em 2 horas ele estava de volta!
Agora sim o carro está no navio
Nao sabemos se eles criaram toda essa situação para tentar nos fazer pagar alguma propina ou se foi pura incompetência. A empresa que contratamos falou que eles estavam criando uma situação para pedir propina. Abrimos o berreiro que já tínhamos pagado uma fortuna para enviar o carro e não pagaríamos um dólar para ninguém.
Bom, o que importa é que agora sim podemos seguir viagem!! Compramos as passagens para segunda-feira para Nairóbi, de volta para a casa da Ana e do Junior. Vamos ficar alguns dias por lá até o navio sair do país e seguiremos viagem para a Etiópia e Dubai!!!
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.