Uma maravilhosa viagem pela Toscana
Aqui estamos nós novamente, pela sétima vez na Itália, e apesar de já termos visitado a região outras vezes, dessa vez, realmente conseguimos ter uma maravilhosa viagem pela Toscana.
A Toscana é uma região no centro da Itália, famosa por sua capital, Florença, capital artística do país, mas também, pelas pequenas cidades medievais e os belos campos de oliveiras e vinícolas. Filmes já foram gravados por lá, Sob o Sol da Toscana sendo um deles, e não tem como não imaginar esse região e todas suas belezas mesmo antes de chegar aqui.
Firenze, a cidade mais famosa da Toscana
O que mudou das outras visitas
Apesar de já termos visitado a região de Firenze, agora viemos com um pouco mais de tempo, estamos na Itália para tirarmos minha cidadania italiana e com isso estamos explorando a região.
E com certeza, esse fator tempo, fez toda a diferença em realmente sentirmos essa beleza e encanto quanto falam da Toscana.
Poder apreciar com calma, cada vilarejo, cada parada, cada por do sol, faz uma imensa diferença. Termos ficado em um hotel fora das cidades, entre as plantações de oliveiras e os vinhedos, também ajudou muito a experiência.
Muitos dias terminam assim por aqui
Quando sentimos algo tão especial sobre a Toscana
As principais cidades da Toscana são Florença, onde a maioria dos voos chegam, Pisa, com sua famosa torre inclinada, Lucca, com sua muralha encantadora e Siena, famosa pelas construções em estilo medieval. Mas, assim que você conhece essas cidades, que são imperdíveis, é hora de explorar os pequenos vilarejos.
Na última semana tivemos a oportunidade de visitar alguns deles. Começamos por Montecatini Terme, uma cidade de apenas 20 mil habitantes, famosa pelo spa Parco delle Terme que fica em uma construção maravilhosa em estilo art nouveau. De lá também é possível pegar um funicular e ir visitar Montecatini Alto.
Outra cidade que visitamos com calma, foi Pistoia, tudo gira em torno da praça principal, a Piazza del Duomo. Foi nessa cidade que provamos um dos pratos mais famosos da Toscana, a bisteca fiorentina, no restaurante Bistecca Toscana (caso alguém no grupo não coma carne, eles tem uma opção de menu vegetariano).
Mas, ainda mais encantador que a visita a essas cidades, foi nossa visita a pequena Volterra, uma cidade medieval murada, com apenas 10 mil habitantes. A cidade fica no alto e você tem uma bela vista da Toscana, se puder curtir o por do sol por ali, melhor ainda, sente e aprecie o visual. A história da cidade começa no século 8 A.C. e é possível ver o que restou de uma acrópoles etrusca e também um teatro romano do século 3 D.C.
Outro vilarejo imperdível na Toscana é a pequena San Gimignano, com apenas 7 mil pessoas, é rodeada pela muralha do século 13, e famosa pelas suas torres. A cidade já teve 72 torres e hoje restam apenas 14. De qualquer forma, não tem como não viajar no tempo enquanto aprecia as construções, tomando um delicioso sorvete de pistache da sorveteria Dondoli.
Não é a toa que a cidade é patrimônio histórico da Unesco, assim como Siena, Pisa e Florença.
Só mais um sábado no centro de San Gimignano
San Gimignano é uma das cidades mais visitadas da Toscana
Final de tarde próximo de Volterra, Toscana
A melhor forma de fazer uma viagem pela Toscana
Não preciso nem dividir com vocês que isso é só um pouquinho da Toscana, tem muita coisa para ver e para os amantes de vinhos e de bons hotéis, há centenas de opções.
Uma dica que achamos muito válida, é que apesar de ter trem, para muitos lugares, vale alugar um carro, moto, bicicleta, para explorar a região. Além dos vilarejos em si, os visuais e os cenários que você vai encontrar são realmente incríveis.
Nós presenciamos um por do sol maravilhoso, em alguma estrada que não sabemos nem o nome. A flexibilidade de podermos parar naquele momento especial, foi essencial.
Fora que há dezenas de rotas que você pode explorar, hotéis mais afastados, no topo de alguma montanha, possibilidades não faltam. Tem um site muito legal chamado Visit Tuscany que mostra muitas opções de trajetos para fazer pela toscana.
Uma das milhares de boas sorveterias italiana
Mas e para quem não tem tanto tempo?
Mesmo que você só tenha um dia, ou poucas horas, faça qualquer coisa que couber na sua agenda. Mais uma vez, a viagem pela Toscana é uma região com tanta história, arte, boa comida, bons vinhos, bons azeites, vilarejos medievais, que qualquer coisa que você fizer, vai sentir que aproveitou.
Com certeza, ficará com gostinho de quero mais. E se por acaso, no pouco tempo que tiver, ainda conseguir sentir porque a Toscana faz todos se apaixonarem, melhor ainda!
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.