O Pior Natal da viagem toda foi Guatemala
A fronteira para a Guatemala mesmo estando vazia no dia 24/dez, demorou 1h40! Eu que sou maluca com organização não canso de ficar pensando que era só melhorar isso aqui e ali. Tudo poderia ser tão mais fácil, para o turista e para os funcionários!
Com o aperto contra o tráfico no México, boa parte do fluxo de drogas passou a chegar na Guatemala e de lá vai por terra para o país vizinho. Mesmo com essa luta, a fronteira não tem nada contra isso. Seria até mais razoável se esse fosse o motivo de tanta demora, mas é pura burocracia e coisas desconexas que acabam tomando esse tempo! Nessas horas eu e o Leo ficamos nos perguntando, como são as fronteiras do Brasil?!
E assim chegamos ao país número 14 da nossa volta ao mundo de carro.
A véspera de Natal não saiu como o planejado…
De lá seguimos para a indicação de um camping que quando chegamos estava fechado! O camping era um pouco antes da capital e então seguimos pra lá! Depois de muitas voltas encontramos o bairro que procurávamos, a Zona 10, que parecia ser a mais bacana! Rodamos, rodamos e nada de hotéis!
Todos fechados!
Esses são os momentos mais propícios para brigas e ficamos muito orgulhosos quando conseguimos contornar a situação sem nenhum ruído.
Os únicos dois que encontramos abertos custavam em torno de 70 dólares e geralmente gastamos 20 dólares. Quando o Leo já tinha desistido e já estava implorando para ficarmos no de 70, passamos na frente de um lugar bem simples e pedi para ele parar e eu checar o preço. Nem acreditamos quando o guarda falou que era 33 dólares! Ficamos por ali mesmo!
Em relação ao jantar já não tivemos tanta sorte! Tudo estava fechado e acabamos indo dormir com fome! Conversamos bastante nesse dia pois eu acabei ficando chateada de não termos ido jantar. Era o nosso primeiro Natal fora de casa, geralmente uma data que passamos com a família e por muitos anos dei um jeito de ir para casa (de São Paulo para Dourados – MS) para passar o Natal com a família.
Passar sozinhos me parecia triste, sem nem comemorar então, mais triste ainda! Mas, o Leo, me lembrou que o importante é estarmos juntos, que estávamos de coração com nossas famílias e que no dia seguinte teríamos um ótimo café da manhã de Natal! E assim foi…
Achamos um shopping no dia seguinte e fomos lá conhecer.
A Cidade da Guatemala é grande e não estávamos confortáveis em se perder por ela.
Não muito diferente dos cenários do Brasil, certo?
Dia 25 de dezembro, é natal, mas?
Acordamos no dia 25/dez, dia natalino, morrendo de fome! Saímos para caminhar pelo bairro e ficamos bem surpresos! Apesar de ser a capital do país tudo funciona em outro ritmo. No dia anterior restaurantes, hotéis e tudo estava fechado para que as pessoas passassem a ceia de natal com suas famílias. Já pela manhã, algumas coisas estavam abertas, os cinemas dos shoppings e algumas padarias.
Fomos a padaria San Martin que estava lotada, com famílias enchendo as mesas e um clima muito gostoso!
Com a vantagem do feriado e de não ter nada de trânsito, fomos de carro até o Centro, que tem construções lindas e que valem a visita.
Que tal um cineminha na Guatemala?
Aproveitamos para ir ao cinema também e foi engraçado a sensação. Parecia um pouco São Paulo, o cinema que fomos é dentro do shopping, estava lotado de gente, os poucos restaurantes abertos também com muitas pessoas.
Como tínhamos tempo até o filme começar fomos tomar um café no Starbucks, isso sim algo que eu não fazia desde São Paulo e olha que eu morava na frente de um e pelo menos umas 3x por semana passava ali e tomava um Caramelo Macchiato.
Nessas horas sempre chegamos a mesma conclusão: se você quiser viver em qualquer capital na América do Sul ou Central e ter uma vida muito parecida com a que levava numa cidade grande no Brasil é super razoável. Todas tem um bairro que é bom, você tem os mesmos bancos, comidas de todos os tipos, a culinária na maioria deles tem como base arroz e feijão.
O supermercado tem os mesmos produtos desde a pasta de dente Colgate até o suco Ades de maçã, você tem Starbucks e Cinemark.
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.