Espanha2019-11-02T11:11:29-03:00

Espanha

O que te vem à cabeça quando ouve falar da Espanha? O país é um dos mais visitados no mundo e por ano recebe cerca de 50 milhões de turistas. O que faz tanta gente querer conhecê-lo?

A espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental e fica pertinho de países como Portugal, França, Andorra e Gibraltar. Isso quer dizer que quando estiver lá pode dar um pulinho nesses outros países. O país acolhe todo tipo de turistas dos mais aventureiros aos mais calmos. Com seus relevos montanhosos, belas praias e monumentos históricos é impossível não se apaixonar por sua história e cultura.

Quer fazer uma viagem mais relaxante? Pode curtir as belas praias do país na Costa do Sol. E ilhas como Ilhas Baleares e Ilhas Canárias com paisagens exuberantes são garantia de sossego e diversão. Você ainda pode conhecer a rica cultura passeando por Córdoba e Sevilha, e ver de perto os alguns prédios históricos.

Se procura uma viagem mais agitada não perca tempo em conhecer Ibiza, a ilha é conhecida por suas festas e animada vida noturna. O lugar é paisagem para festas nas praias, clubes e iates, é destino certo dos europeus durante o ano todo. Conheça também algumas festas populares como Tomatina e Festas de São Firmino e faça uma imersão na cultura local.

Para conhecer a história do país visite seus inúmeros museus. O famoso Museu Guggenheim ou Museu do Prado em Madri. Não esqueça de deixar um dia reservado para conhecer o estádio do Barcelona, casa de um dos times mais famosos do mundo.

Deu vontade de arrumar as malas e partir agora mesmo? Conheça um pouco mais da história, da gastronomia e cultura desse país encantador.

Nossos Parceiros

Logo Microsoft - Parceiro

As famosas ramblas de Barcelona na Espanha

Informações úteis

Capital: Madri
Moeda: Euro (Eur)
Idioma: Espanhol (oficial), basco, galego e catalão
População: 47,8 milhões
Requer Visto: Não
Requer Vacinas: Não
Eletricidade: 220V
IDH: 0,884 (27º)

Quando ir a Espanha

A Espanha não tem um clima definido por ano. Os climas variam de região para região. Se você pretende ir para a parte das praias a oceania que é banhada pelo atlântico traz frio e vento forte para essa região.

No Sul mediterrâneo o clima varia, os verãos são muito quentes e o inverno mais suave. Não neva tanto e as chuvas são amenas. Já na capital ou na região central o clima é mais rigoroso. No inverno chega a nevar e no verão a temperatura chega a escalas altíssimas.

A Espanha pode ser visitada o ano todo apesar da variação de clima. Basta se programar e fazer suas escolhas de acordo com o que quer conhecer.

Alta temporada (de junho a setembro): A época do ano que o país recebe mais turistas é durante o verão. O verão espanhol é a época do ano escolhida por muitos turistas por conta de suas belas praias e festas. Os Europeus têm preferência por essa época porque os dias ficam mais longos, ou seja, demora a anoitecer por conta do horário de verão.

Agosto equivale-se ao nosso janeiro, época de férias escolares. Com as temperaturas cerca de 30Cº os europeus correm para as praias e a região fica cheia, os hotéis lotados e os preços aumentam um pouquinho. Mas se você procura por sol a temporada é perfeita para conhecer as praias na costa da Península Ibérica e as Ilhas Baleares.

Média temporada (março a junho): A primavera na espanha é a melhor época para visitar o país. Os dias são longos e tem-se calor durante boa parte do tempo e frio pela noite. Em determinadas regiões pode-se encontrar neve nessa época por conta da temperatura baixa durante a noite.

A temperatura varia de 3Cº a 28Cº graus, então quando for sair durante o dia não esqueça de colocar um casaco na bolsa.

Baixa temporada (outubro a janeiro): Acaba-se o verão e as temperaturas começam a baixar. No outono e inverno na Espanha cai-se a temperatura e a neve começa. Por conta dos dias mais curtos e frios diminui-se o número de turistas. Se estiver procurando por preços mais baixos, hospedagens e passeios mais em conta é um bom mês para ir.

Se pretende esquiar essa temporada é ideal e tem começo em dezembro e vai até meados de abril. A temperatura nessa época fica entre 0Cº a 11Cº durante esses meses.

Melhores meses (maio e junho): Os melhores meses para conhecer a Espanha são maio e junho. Apesar das temperaturas serem baixas o clima é ameno. Demora mais para anoitecer e você tem mais tempo para passear durante o dia. Em maio, acontece a Fiesta de los Patios, que é uma festa muito conhecida da região de Córdoba. Apesar das águas do mediterrâneo ainda estarem geladas já dá para encarar um mergulho no mar.

Como chegar na Espanha

A melhor forma para o brasileiro chegar ao país é de avião. Existem voos diretos Brasil-Espanha saindo de três grandes capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. As companhias aéreas que oferecem esses voos são Iberia, Air Europa, Air China e Tam e todas vão para o aeroporto de Barajas (MAD) em Madri.

Se pretende ir para Barcelona os voos diretos saem apenas de São Paulo para o aeroporto de El Prat (BCN). As companhias que fazem essa viagem são Singapore Airlines e Tam. Além dos voos diretos tem outros com conexão em outros países. Se estiver viajando pela Europa e pretende ir para a Espanha existem aeroportos espalhados pela Europa com destino direto para a Espanha.

Se estiver pela Europa e quiser passar pela Espanha uma das opções viáveis é fazer esse trajeto de ônibus empresas como Alsa e Eurolines saem de diversas cidades europeias com destino ao país.

Ryanair, Vueling e Iberia Express são algumas das companhias aéreas low cost (baixo custo) do país, e estão entre as mais famosas.

Transporte no país

Uber: O meio de transporte mais utilizado pelo brasileiro no último ano com certeza foi o Uber. A diferença de valor baixo em referência aos táxis é notável. Na Espanha, porém o valor não é tão diferente assim e a frota de ubers é bem menor do que em São Paulo, por exemplo. Porém, ainda é uma boa opção para quem quer uma locomoção rápida, confortável e prática. Caso queria ir para o aeroporto ou esteja voltando das compras ir de uber é mais viável do que de ônibus.

Trem: O meio de transporte mais utilizado na Espanha é o trem, ou os trens-bala. Conforto e rapidez são itens indispensáveis na hora de ir de uma cidade para outra caso queira ir para Barcelona, Madri, Córdoba, Sevilha, ou outras cidades. Indicamos ir de trem-bala pela praticidade e preço. Muitas vezes o valor é bem mais baixo que uber e ônibus e o trem liga os principais destinos da Espanha.

Car Pooling: Car pooling nada mais é que o carro compartilhado. No Brasil utiliza-se o blablabla car. na espanha existem inúmeros sistemas de compartilhamento de carro. Como funciona? é um sistema de transporte privado. Você utiliza o site ou aplicativo para encontrar alguém que esteja indo para o mesmo lugar que você e assim poderá dividir os custos da viagem, além de conseguir uma companhia.

Metrô: O metrô da Espanha é o segundo maior da Europa e está entre os maiores do mundo. Suas linhas ligam um ponto ao outro entre as cidades. O metrô de Madri por exemplo tem 12 linhas e cerca de 238 estações contempla praticamente toda a cidade. Para se locomover tanto em Madri como em outras cidades o metrô está entre as melhores opções.

Ônibus: Antes era a primeira opção do viajante, hoje por conta dos trens-bala não é tão procurado. Mas ainda é uma boa opção por conta do custo benefício. Por exemplo, é muito mais barato andar de ônibus do que alugar um carro. Nos centros urbanos o transporte público é bom e atende tanto os turistas como os locais da cidade. Existem muitas empresas que percorrem toda a Espanha o que facilita a viagem entre cidades.

City pass para o transporte: O Citypass une o turismo ao meio de transporte e vice e versa. É uma forma prática e auxilia o turista a conhecer a cidade e se locomover por ela. Existem inúmeras empresas que oferecem esse tipo de serviço. Como funciona? Você paga um valor fixo e com ele você conhece alguns pontos turísticos, geralmente é uma excursão em grupo. E ele te dá acesso ao transporte público da cidade. Você pode comprar online ou nos pontos de vendas, geralmente ficam em estações de metrô/trem e rodoviárias.

Navio/barco/cruzeiro: Para chegar as Ilhas Baleares e nas Ilhas Canárias o barco é o mais indicado. Também é o único meio de transporte para chegar na ilha de Formentera. Uma opção de turismo que você pode fazer na Espanha é o cruzeiro. Passar alguns dias no barco e conhecer alguns cantos do país.

Acessibilidade: A Espanha tem se especializado no turismo acessível. Para quem apresenta algum tipo de deficiência o país focou em acessibilidade nos monumentos, museus, hotéis e restaurantes. Virou exigência que esses locais acomode deficiente e seus acompanhantes. O país criou um livreto com o tema Turismo acessível no site oficial para que o viajante se informe sobre acessibilidade em diversos lugares para visita.

A cidade de Madrid, capital da Espanha, com suas luzes de natal.

Hospedagem na Espanha

A Espanha é um país turistico então é fácil encontrar diversos tipos de acomodações. O país oferece destinos de viagens incríveis para mais diversificado tipo de perfis. As hospedagens não seriam diferentes. Dos mais simples aos mais luxuosos. De Madri, Barcelona à Cordoba. Conheça os melhores tipos de hospedagem no país e o que mais se encaixa no seu perfil de viajante.

Confira as nossas sugestões do mais em conta aos mais luxuosos.

Hostel One Pararelo: Preço acessível, localizado em Barcelona o hostel fica a 6 minutos de uma estação de metro. Conta com água quente, janelas exteriores, Wi-Fi,computadores 24h gratuitos e pátio com Jacuzzi. Tem Cozinha totalmente equipada 24h para os hospedes. Você pode economizar na alimentação cozinhando no hostel. A diária custa cerca de US$17.13.

Mediterranean Youth Hostel: É um hostel também em Barcelona a diária fica em torno de US$12.24. O hostel fica localizado cerca de 6 minutos a pé da La Sagrada Família, Plaça Catalunya e outros pontos turísticos. Perto da estação de metro Girona e é ideal para quem procura uma noite noturna animada. O hostel é um dos mais populares de Barcelona.

Ok Hostel Madrid: Se procura uma hospedagem em Madri o Ok Hostel Madrid pode ser uma opção. Bem localizado e com preços acessíveis o hostel realiza eventos como jantares, beerpong, barcrawl para que seus hóspedes se conheçam. Perto de metrô e dos pontos turísticos Puerta del Sol, Plaza Mayor

Ciutat Del Prat: É um hotel médio em Barcelona, o hotel conta com transporte gratuito para o aeroporto. A diária é a partir de US$42.36. Possui sauna, ginásio, piscina interior e quartos com acesso Wi-Fi gratuito e televisão. Os quartos são elegantes e climatizados em seu interior contam com televisão, chaleira, um mini-bar, produtos de higiene pessoal. O restaurante oferece comida mediterrânea fresca. Além de café-bar onde você pode tomar um lanche ou uma bebida.

Ateneo Hotel: Opção de hotel médio no centro histórico de Madrid, a apenas 20 metros da Puerta del Sol. Perto de alguns pontos turísticos como Triangle of Art (Prado, Reina Sofia and Thyssen Museum) The Royal Palace, The Plaza Mayor, entre outros. O hotel também oferece passeios para alguns pontos da cidade.

Experiências diferenciadas:

Gran Melia Fenix: O luxuoso hotel Gran Meliá Fénix está localizado perto da Plaza de Colón, no bairro de Salamanca, em Madrid. Está ao lado do Hard Rock Café de Madrid, a menos de 300 metros da estação de metro de Cólon e a cerca de 20 minutos a pé do centro da cidade. Pertinho de alguns pontos turísticos como Gran Vía e dos museus Prado e Reina Sofía. O hotel ainda oferece experiências como spa e centro de bem-estar e translado para o aeroporto.

Gran Meliá Palacio de los Duques: O Hotel em Madri fica a 300 metros do Palácio Real, do Teatro Real e da Catedral de Madri. A propriedade possui uma piscina sazonal no último piso e um terraço com vista panorâmica da cidade. Possui 3 restaurantes, que servem vinhos e cozinha francesa e espanhola. Há também um bar de cocktails e uma área de chá. Está a 500 metros da Plaza Mayor, a 300 metros dos Jardins Sabatini e a 20 minutos a pé do Museu do Prado. Há estacionamento privado nas instalações.

Quanto custa um hotel em Madri?

Coloque uma ideia das datas e faça uma consulta. Clique em qualquer hotel do mapa abaixo para ter um ideia…

Booking.com

O que levar

Para não levar peso demais pensar o que colocar na mala é uma tarefa difícil. Para a Espanha escolher a roupa depende da região que irá visitar e quando vai. No litoral, a maior parte do tempo o clima é ameno então não precisa levar roupas pesadas como jaquetas, sobretudo, moletons, botas e etc. É importante levar chapéus e protetor solar mesmo quando o clima não estiver tão seco, cuidado com a pele nunca é demais. Para a noite um cardigã ou blusa fina dão conta do recado.

Para o inverno ou regiões de montanhas é importante adaptar-se a época do ano. Quando as temperaturas estão baixas durante o inverno os espanhóis não costumam se vestir formalmente para os momentos de lazer, o que importa é estar bem agasalhado. Claro que tudo depende de onde do ambiente em que está.

A voltagem na Espanha é de 220 Volts e as tomadas segue a legislação europeia, ou seja, é importante levar um adaptador maioria dos hotéis, existem adaptadores de voltagem, mas nem sempre para o nosso padrão de tomadas.

Veja também:

A importância de ter uma mala leve e resistente

O que levar na mala de viagem?

Comidas imperdíveis

A culinária espanhola é riquíssima e diversificada. Sua rica cultura permite um roteiro gastronômico no país. Com opções variadas, restaurantes de comidas de diversos países desde japoneses até mesmo especializados em comida brasileira, conta com gama diversidade de redes de fast food, sorveterias e lanchonetes estão espalhados por todo o país.

#1 Paella – Entre os prato mais famosos do país está as paella. O prato é conhecido no Brasil e é feito a base de arroz, carne e verduras. Muitas vezes acompanha frutos do mar, uma especialidade do país.

#2 Pan con tomate – Em tradução literária é o pão com tomate. No Brasil estamos acostumados a comer um pãozinho, torrada com manteiga. Na Espanha as entradas nos restaurantes são pão com tomates. É baratinho e uma delicia.

#3 Crema Catalana – A sobremesa típica do país é uma espécie de pudim preparado com ovo e açúcar caramelizado. Na receita original utiliza-se canela, porém em alguns lugares você vai encontrar com baunilha ou até mesmo limão.

#4 Presunto Ibérico – Uma iguaria da Espanha e de alguns outros países da Europa. O presunto ibérico e é feito de porco preto ibérico, conhecido também como porco de pata negra.

#5 Gazpacho – Uma sopa servida fria feita com tomates, pepino e pimentões. Os ingredientes variam em alguns lugares você encontra mais apimentado que em outros. O legal é experimentar um pouco de tudo.

As famosas “tapas” que você encontra pelo Espanha toda

Dicas e Curiosidades do Espanha

  • A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental ficando atrás apenas França.
  • Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A União Ibérica durou até 1640.
  • Nas cidades do interior, é comum no horário do almoço encontrar o comércio local fechado por um período médio de duas horas, é conhecido como tempo da siesta.
  • O “Dia de Reis” comemorado em 06 de janeiro, é o feriado nacional mais famoso do país é mais importante que o Natal para as crianças espanholas.
  • No final de fevereiro assim como no Brasil a Espanha também tem o carnaval.
  • O ponto mais alto do território espanhol é o Pico Teide. Localizado na província de Santa Cruz de Tenerife.
  • A Espanha tem 44 lugares classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, ficando atrás só da Itália e da China.
  • A pintura rupestre mais antiga do mundo está na Espanha, na região de Cantábria, e tem 40.800 anos.
  • O “Chupa Chups” foi criado na Espanha e Dalí foi quem criou o logo da marca.
  • A Espanha é o único país do mundo que tem um hino sem letra.

Top 10 imperdíveis

  1. Viagem de um dia ao Museu Salvador Dalí, Figueres e Cadaques
  2. Visitar o estádio de futebol do FC Barcelona
  3. Experiência de Parasailing em Ibiza
  4. Festa em barco em Ibiza
  5. Mosteiro de El Escorial e Vale dos Caídos
  6. Excursão de degustação de vinho e tapas em Madri
  7. Show de flamenco no Corral de la Morería, em Madrid
  8. City of the Arts and Sciences
  9. Excursão em Montserrat e trilha Cava saindo de Barcelona
  10. Palácio Real de Madri, residência oficial do Rei da Espanha.

Se você gosta de…

Adrenalina: Se você busca adrenalina o lugar que não pode faltar é Sierra Nevada, em Granada maior altitude da Europa. Seu topo chamado Mulhacén, tem 3.482 metros de altitude. Oferece atividades como esqui noturno, trenó, tobogã e observatório astronômico.

Caminhadas: Quer uma vista bonita? caminhe até o Mirador de San Nicolás é um dos mirantes mais bonitos de Granada. Com vista espetacular você consegue ver alguns pontos de Sierra Nevada, do castelo de Alhambra e Generalife.

Culinária: Vá para o Mercado de San Miguel, ou “La Boquería”, é o mercado central de Madri. Além de seus restaurantes e comércio é quase impossível sair de lá sem comprar alguns doces e temperos mediterrâneos.

Cultura: Visite o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia o lugar conta com obras de artistas famosos como “Guernica” de Picasso, de Salvador Dali, Miró, Oteiza, Julio Gonzalez, Tàpies, e outros nomes renomados da arte mundial.

Paisagens memoráveis: Um lugar de beleza exuberante que guardará para sempre na memória é o Parque Güell em Barcelona. Possui uma beleza natural única e conjunto de obras arquitetônicas que retratam sua época de criação.

Refúgios Remotos: O Templo de Debod, em Madri, é um templo egípcio que construído no século 4 em Assuão, no Egito foi transferido para Madri pedra por pedra e reconstruído em Madri. Lugar calmo e tranquilo ideal para quem busca um refugio em meio a cidade grande.

Vida urbana: Apesar de muito se falar no trecho Barcelona e Madri você deve deixar pelo menos um dia reservado para conhecer o dia a dia de Sevilla na região de Andaluzia.

Vida noturna: A vida noturna de Madri é uma das mais agitadas do país. As baladas abrem à meia -noite, porém a noite começa mesmo a partir das 2:30h e as pessoas costumam ficar até o fim da festa lá pelas 6:00h da manhã.

Planejamento de viagem

Abaixo listamos uma série de posts que vão te AJUDAR a chegar ainda mais longe! São diversas dicas para que sua viagem ocorra de mais tranquila possível, como dicas de finanças, de saúde, de segurança, aplicativos imprescindíveis, e por aí vai. Se achar que faltou alguma coisa, só nos avisar.

Finanças na Estrada

5 dicas importantes na hora de trocar dinheiro em sua viagem

Como ganhar milhas reservando hotéis

10 dicas para planejar as finanças de uma volta ao mundo

Saúde na Estrada

Qual plano de saúde usar para sua viagem?

Vacinas e cuidados extras na estrada

Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem

Cuidados com a Malária em sua viagem

Documentos Importantes

10 documentos que você não pode esquecer em sua viagem

Como tirar Passaporte no Brasil

Saiba como solicitar o passaporte de emergência

Aplicativos para sua viagem

Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem

Airbnb: O que é, como funciona e como usar?

Como enviar dinheiro para o exterior com o TransferWise

Nesta página você pode acessar todos os posts de planejamento!

Nossa viagem por lá

Já visitamos a Espanha algumas vezes, e toda vez é uma nova supresa. Sempre temos coisas novas pra ver, assuntos novos a aprender, as diferenças regionais… A última vez que visitamos Barcelona já tínhamos a sensação de que estávamos em casa!

Espanha é um país seguro?

A Espanha é conhecida como um lugar seguro para se viajar. Apesar dos últimos ataques que a região sofreu em relação a segurança cotidiano o país tem baixos índices de assaltos, latrocínios e violência de género.

Não é por conta desses baixos índices que você não deva se preocupar com sua segurança. Lembre-se você está em um país que não é o seu. Então tenha sempre em mãos seu passaporte, telefone e endereço do lugar em que está hospedado.

O país é seguro tanto para turistas como para moradores. Não existe uma frequência de assaltos a mão armada ou até mesmo sequestro. Para um mulher que viaja sozinha pode ficar tranquila que não tem que andar com o medo constante como vivemos em alguma regiões do Brasil.

Veja também:

Felizes de estarmos na Espanha

O que nós achamos da Espanha

A Espanha era um país que gerava alguma discórdia entre nós dois. A Chel já tinha estado no país em 2010 e adorava tudo por lá. Já eu não gostei muito da nossa experiencia em 2014, quando viemos de carro da França e cruzamos o norte do país. Na verdade, acho que eu tinha uma expectativa tão alta e devido ao mal tempo, não bateu.

Mas calma, tudo mudou! Hoje eu adoro o país. Na verdade já estivemos 4 vezes por lá desde a nossa primeira vez em 2014. Tudo para mim mudou quando ficamos 10 dias em Barcelona na casa de uma amiga da Chel. Lá conseguimos curtir a cidade com calma, fazer vários passeios com ela e assim, Barcelona é uma das nossas cidades favoritas na Europa.

No final de 2017 estivemos em Madri juntos, pela primeira vez. Eu adorei a cidade, pegamos trem para as cidades próximas, comemos muito bem, andamos muito. Voltamos a Barcelona e tivemos uma ótima experiencia novamente.

Enfim, a Espanha é um país muito rico em cultura e com uma gastronomia excelente! Sem fala que as cidades parecem estar sempre ligadas no 220v, com pessoas nas ruas, lojas abertas até tarde… Pode ir sem medo!

Siga eles no Instagram: Leo Spencer e Rachel Spencer

Melhores Roteiros

Roteiro Madrid
Roteiro Barcelona
Roteiro Madrid e arredores

Contrate um guia na Espanha

Veja abaixo a nossa sugestão de guia de turismo que fale português na Espanha. Caso você conheça outras pessoas, ou tenha outras indicações, não hesite em dividir conosco, ela com certeza vai ajudar futuros viajantes.

Susana V. – Madrid

Meu nome é Susana e tenho guiado em Madri, Toledo, Segóvia e Ávila há mais de vinte anos como uma atividade em período integral, e. . . aqui estou eu, ainda no palco. Este não foi o meu único trabalho desde então, tenho ensinado idiomas desde então. . . sempre, como esse é um negócio de família, e conheci o setor de turismo desde muito jovem, pois era minha paixão inicial. Todas essas experiências me tornaram uma pessoa muito versátil, o que ajuda muito na minha atividade real. (Traduzido pelo Google Translator)

Quer entrar em contato com o guia? Fale com o guia aqui.

Sergi E. – Barcelona

Olá, meu nome é Sergi. Sou um guia licenciado e sou catalão, nasci a 30 quilômetros ao norte de Barcelona e escolhi Barcelona para morar. . . . como me senti apaixonada por esta cidade de 2000 anos, suas ruas antigas, sua cultura e arquitetura. Se você me permitir, eu adoraria mostrar a você uma das minhas paixões, tenho muito orgulho desta cidade e vou ajudá-lo a descobrir, desfrutar de hábitos, tiques e pequenos segredos de Barcelona. (Traduzido pelo Google)

Quer entrar em contato com o guia? Fale com o guia aqui.

Clicando no link acima você será redirecionado para o ToursByLocals uma empresa que conecta guias e consumidores no mundo todo. A página deles está em ingles, e caso isso seja um problema, siga esses passos. Clique em “Message to…”, e na próxima página preencha o formulário com seu nome, e-mail, na parte de  coloque a sua mensagem, fale da sua viagem e necessidades e não esqueça de preencher as datas. Após terminar clique em Send. Qualquer dúvida, nos avise…

Que tal essas sugestões de passeios na Espanha?

Intercâmbio

Conhece alguém que já tenha feito intercâmbio neste país? Se sim, por favor divida conosco e nos ajude a melhorar essa categoria do portal. Clique aqui e fale conosco, abs e obrigado, leo e chel

Trabalho x Habilidade

Hoje em dia, mais do que nunca, está cada vez mais fácil você viajar pelo mundo. Mas mais do que isso, existem diversas empresas que te ajudam a encontrar um trabalho em troca das suas habilidades. Você já pensou em fazer um trabalho social ou cuidar de animais, ou até mesmo pintar a parede de um hotel?

Sites como Workaway ou Wordpackers são exemplos de plataformas onde você pode encontrar famílias, instituições, serviços, que precisam de alguma ajuda.

Em breve vamos colocar mais informações para vocês sobre esse assunto!

Localize-se no mapa

Inspire-se com nossos livros

Livro Viajo logo Existo Um ano na Estrada

Livro Viajo logo Existo Um Ano na Estrada (1)

R$ 65,00

Livro Viajo logo Existo no Velho Continente

Livro Viajo logo Existo no Velho Continente (2)

R$ 80,00

Livro Viajo logo Existo Um ano na África

Livro Viajo logo Existo na África Selvagem (3)

R$ 80,00

Livro Viajo logo Existo Um ano na Ásia e Oceania

Livro Viajo logo Existo Um Ano na Ásia e Oceania (4)

R$ 80,00

Nossos Parceiros

Logo Microsoft - Parceiro

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Veja nossos guias de viagem

Título

Ir ao Topo