O que você precisa saber antes de ir ao Deserto do Atacama
Algumas semanas atrás escrevemos um post sobre “7 motivos porque você deveria visitar o Deserto do Atacama” e muitas pessoas pediram um pouco mais de informação sobre o lugar, época, clima e essas coisas!
Esse é um dos nossos lugares favoritos no mundo. Já estivemos por lá três vezes e dá para voltar quantas vezes forem necessárias. Cada vez que pisamos em um deserto, e eles são bem parecidos no mundo todo, seja no Oriente Médio ou no Saara, aprendemos algo novo! Então segue as dicas abaixo!
#1 – Não é brincadeira
O clima no deserto é extremo, com muito calor durante o dia e temperaturas abaixo de zero durante a noite. O ar é sempre muito seco. Leve roupas leves e que respiram bem e peças para suportar o frio, já que muitos passeios são feitos bem cedo.
Nem sempre porque o céu está azul quer dizer que está calor
#2 – Não vai ver tudo, mas vale a pena!
Considera alugar seu próprio carro se você gosta de ter liberdade de horário, se programe e alugue em Calama, onde chega o vôo e dirija até São Pedro do Atacama. As estradas são boas e um GPS é fundamental.
As estradas são bem sinalizadas e sua maioria asfaltadas.
#3 – Tem para todos os bolsos
A cidade de São Pedro do Atacama oferece hospedagem para todos os bolsos, variando desde de albergues até hotéis exclusivos com tudo incluso. Pesquise em sites como o booking ou tripadvisor para ter uma ideia de preço e disponibilidade.
Não importa o restaurante, o clima é sempre legal
#4 – Alta temporada o ano todo
O Deserto pode ser visitado o ano todo, sendo que no inverno as montanhas ficam cheia de neve, já no verão os preços são um pouco mais altos. Mas pode ir em qualquer época tranquilamente.
O visual lindo das lagunas altiplanicas com neve nas montanhas.
#5 – Agua é vida…
Lembre-se, você está no deserto mais seco do mundo, tome bastante agua o tempo todo! É normal você não ter tanta sede, mas mesmo assim não pare de se hidratar!
O lindo pôr do sol no deserto do atacama
#6 – Seco, muito seco!
Leve soro fisiologico para o nariz, que por conta do ar extremamente seco do deserto e do sal no chão, vai ficar ressecado, e muito vezes chega até a sangrar.
#7 – Variedade e preço melhores
Se você pretende ficar um bom tempo em São Pedro do Atacama, considere fazer uma boa compra em Calama, a cidade onde pousa o avião, lá você terá melhores preços e mais opções. Em São Pedro tem algumas mercearias e uma boa feira de rua aos sábados, mas os preços são mais altos e com menos oferta.
#8 – Sem dinheiro vivo!
Se possível leve dinheiro em espécie porque em São Pedro existem poucos caixas eletrônicos (ATM) e eles nem sempre estão funcionando ou com dinheiro, portanto vale a pena se precaver.
A beleza das Lagunas Escondidas no Atacama, Chile
#9 – Onde comer?
Pesquisem bem os restaurantes pois existem opção para todos os bolsos em San Pedro. Claro que tem restaurantes em que é possível dividir um prato por 8.000 (12 dólares) pesos e a comida é deliciosa (vide o Delícias de Carmen). Ou gastar 70/80 por pessoa.
O maravilhoso Vale da Lua no Atacama, Chile
#10 – Cuidados de saúde
Importante dizer que se passarem mal, primeiro procure o pronto socorro da cidade. Se for leve, sintomas da altitude (dores de cabeça, náusea, etc) procure nas lojinhas folha de coca ou bala. Ajuda muito a amenizar esses sintomas todos! E eles explicam que você pode usar de todas as maneiras possíveis!!
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.