Roteiros de viagem
Um dia em Santiago do Chile!
Quem dispõe de 24h na capital chilena não deve deixar de seguir esse roteiro:
Melhor época: Durante todo o ano, apenas ter atenção quanto a variação de temperatura entre as estações.
O que você vai ver: Principalmente, o centro histórico da cidade.
Comece seu passeio pelo centro histórico. Vá ao Cerro San Cristóbal, apreciar a bela vista da cidade. Depois siga para o Palácio La Moneda, sede do governo chileno. A cada dois dias acontece a troca de guardas no palácio, o evento dura 30 minutos e começa às 10h. A estação de metrô mais próxima é La Moneda, com saída para rua Teatinos.
Quatro quadras a frente você chegará a Plaza de Armas, onde poderá admirar a Catedral Metropolitana de Santiago. Depois, perto da Plaza, encontra-se o Mercado Central de Santiago, onde você pode parar para almoçar.
Na parte da tarde visite o Museu Nacional de Belas Artes. Após o passeio, siga para La Chascona, a antiga casa de Pablo Neruda. Termine o dia no bairro próximo e o mais boêmio de Santiago, o Bellavista. Por lá você encontrará boas opções de restaurantes, bares e boates.
As melhores vinícolas do Chile!
Para quem gosta de boa gastronomia e de vinho, deve saber que esse país tem produzido ótimos rótulos e assim como existe uma rixa entre Brasil e Argentina no futebol, existe entre Chile e Argentina no vinho.
Melhor época: Verão (mesmo do Brasil)
O que você vai ver: extensas vinícolas, todas com folhas, montanhas, céu azul
O que você vai fazer: ouvir um pouco sobre o processo do vinho, comer bem e fazer a degustação dos vinhos.
Em Santiago é possível alugar um carro e de lá seguir para a cidade de Santa Cruz, que fica a aproximadamente 100km ao sul. Se você quiser passar somente um dia por ali é possível fazer dois passeios, geralmente eles são as 10:00 da manhã e as 3:00 da tarde. Vale lembrar que se você vai voltar dirigindo para Santiago é bom ter alguém que não se importa de não participar das degustações.
Caso contrário, a pequena e charmosa Santa Cruz tem uma estrutura e você pode se estabelecer por ali para fazer os passeios. Se o orçamento permitir, algumas vinícolas já tem luxuosos hotéis para que você possa dormir e acordar no clima total.
Nossa sugestão é ficar pelos menos dois dias e duas noites na região e fazer duas vinícolas por dia. Os passeios levam geralmente duas horas e custam em média USD20. Vale sempre checar os horários pois eles podem ser alterados e dessa forma reorganizar a agenda.
Nossas sugestões:
- Montes: Essa vinícola fica no pé da montanha e tem um belo visual. Tem vinhos que estamos acostumados a encontrar nas cartas e mercados no Brasil como o Montes Alpha, carro chefe da casa. O dono da vinícola foi um dos precursores na região e tem rótulos acessíveis. O restaurante é bem pequeno então vale fazer reserva, se não quiser esperar. Perfeito para um final de tarde sem pressa, não deixe de experimentar o Chupe de Centolla, um prato feito com a carne do caranguejo gigante, típico do sul do Chile.
- Lapostolle: Essa é uma das vinícolas que possuem um hotel, a diária gira em torno de USD600 e inclui refeições exclusivas e vinho a vontade. Além do vinho delicioso algo que impressiona é a arquitetura do lugar. É tudo lindo e parece que está em uma cena de filme!
- Vik: A Vik é um projeto audacioso de produzir somente um vinho para ser o melhor vinho chileno. Apesar de ser uma vinícola nova o vinho que traz o mesmo nome já tem recebido ótimas críticas. Eles tem um hotel com 22 quartos inaugurado em 2014. Cada quarto com a decoração de um artista contemporâneo diferente. Não é só em relação ao vinho que eles são audaciosos!
- Viu Manet: Quando você entra e vê o restaurante todo de madeira, não tem ideia do que te espera depois das janelas! A área externa é deliciosa, com uma bela vista da plantação. Com mesas embaixo de árvores e uma calma só. O passeio é feito em uma charrete e tem seu charme. A comida também é excelente!
Lembrando que para todas as vinícolas acima é possível fazer só o tour com a degustação de vinhos, ir lá somente para almoçar ou fazer os dois!
Se der tempo visite o Museo del Colchagua em Santa Cruz pois vale a pena! O museu é de pertence ao colecionador chileno Don Carlos Cardoen e tem muita coisa! Vimos uma exposição sobre o resgate dos 33 mineiros que ficaram presos mais de um mês em uma mina que desmoronou e foi de deixar qualquer um emocionado!
Conhecendo o Atacama e Patagônia
Para quem deseja conhecer o melhor do Chile, o ideal é visitar as belezas patagônicas e as paisagens desérticas. O mínimo recomendado é de 12 a 15 dias, caso realize boa parte dos trechos de avião.
Melhor época: Durante a alta temporada, no verão, porque o clima é mais ameno no sul do país.
O que você vai ver: Paisagens deslumbrantes.
Comece a viagem por Punta Arenas, no sul do Chile, cidade com o aeroporto mais próximo de Torres del Paine. Fique na cidade por um dia para conhecer a Ilha Magdalena, habitat natural dos pinguins. De lá, siga para Puerto Natales, última cidade antes de Torres del Paine.
No Parque Nacional Torres del Paine você poderá realizar o circuito W, o trekking mais famoso do parque que dura 3 dias. Caso contrário, pode conhecer as belas paisagens de carro ou nos tours. Esses podem ser contratados nas agências de turismo em Puerto Natales. Fique, no mínimo, 3 dias na região.
Depois de conhecer o sul chileno é hora de desbravar a capital. Fique em Santiago por, no mínimo, 2 dias para conhecer as belezas históricas da cidade. Depois vá para Viña del Mar e Valparaíso, cidades da costa do oceano pacífico. Fique uma diária em cada cidade para aproveitar os atrativos turísticos.
Então, retorne a Santiago e vá de avião para Calama, cidade com o aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama.
Aproveite o melhor do lugar ao visitar as Lagunas Antiplânicas, o Valle de La Luna, os Gêiseres El Tatio e o Valle de la Muerte.
Fique pelo menos 4 diárias na região para poder realizar todos os melhores passeios.
Do deserto mais árido do mundo até os glaciais mais vastos do Sul e uma capital cheia de charme e muita cultura, o Chile se estende por uma porção de território bastante estreito e comprido localizado do centro a ponta da América do Sul.
É possível encontrar muita natureza e paisagens diferentes que vão desde dunas, florestas, vales, rios cristalinos e geleiras maciças. Além disso, no Chile você também encontra diversos programas de aventura e adrenalina, mas se quiser, o país pode ser o lugar ideal para você relaxar, descansar e aproveitar sua excelente infraestrutura.
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.