Montreal, a cidade que mais respira cultura no Canadá
Montreal é a capital cultural do Canadá, são mais de 120 festivais por ano! Tem desde o festival de jazz, festival de filmes até festival de circo, já que aqui é a sede do Cirque du Soleil. Não poderíamos deixar de incluir a cidade na nossa visita ao Canadá.
Chegamos em Montreal no final do dia. Justo na hora que o sol estava descendo no horizonte e iluminando a cidade toda. De dentro do trem da Via Rail era possível ver prédios, grandes pontes e que a cidade era bem maior do Quebec.
Sem muitas complicações, pegamos nossas malas e tranquilamente caminhamos para o nossos hotel. Ficamos no hotel Holiday Inn Hotel & Suites Montreal Centre-ville Ouest que fica na mesma rua da estação central.
Não faltam lugares lindos em Montreal
Nosso plano inicial era deixar as malas no hotel e sair para explorar a cidade a noite. Mas a verdade é que estávamos mortos de cansaço.
Pode parecer estranho, mas acho que teve o cansaço do voo, a excitação dos dias inicias e o exagero de querer ver tudo. Quando isso acontece, o resultado é só um: desmaiamos na cama! Sem brincadeira, muito cansaço mesmo, rs! Nada que alguns dias na estrada você não acostume e depois entre no ritmo.
A verdade é que tiramos a noite para fazer nada: tomamos banho, organizamos algumas coisas do Viajo logo Existo e capotamos.
Loja da Apple, bicicleta e dores na perna
Nossa primeira missão do dia era ir a uma loja da Apple. Para entender porque o celular da Chel está descarregando tão rápido. O que descobrimos é que a garantia dela havia acabado fazia 4 dias. O problema dela não era fácil de ser identificado. Logo, saímos do mesmo jeito que entramos, rs!
O segundo problema decorrente dessa visita a Apple é que como o atendimento demorou bastante, acabamos perdendo um tour de bicicleta que faríamos por Montreal. Alguns e-mails mais tarde e ajuda de algumas pessoas bacanas em São Paulo, conseguimos remarcar o tour para as 14hrs.
O verão é lindo no Canadá. Mês de Agosto.
Detalhes das ruas de Montreal no Canadá
Caminhando pela cidade
Andamos calmamente pela avenida Sherbroke. Caminhando entre prédios suntuosos e muitas obras de arte. Já que essa é a mesma avenida do Museu de Belas Artes, um dos principais da cidade.
A avenida inteira está cheia de bandeiras. De todos os países do mundo em uma demonstração de paz entre os países. Fora isso, muitas esculturas e até uma longa exposição de fotografias a céu aberto, mostrando a crise de refugiados na Europa.
Caminhamos os quatro quilômetros entre o museu e a Fitz & Follwell, a empresa do passeio de bicicleta. Fazer o passeio de bicicleta por Montreal é indispensável, afinal, a cidade é famosa por elas. Clique aqui e veja o post exclusivo do nosso tour de bicicleta por Montreal!
Andar pela antiga Montreal
Aproveitamos que estávamos ali no centro velho para andar pela ruas. Para ver tudo com mais calma o que tínhamos visto de bicicleta. Agora no verão os dias são bem longos. Então, o por do sol é as 8 da noite. Jantamos com calma e ficamos por ali até as luzes da cidade começarem a acender.
Fomos andando com calma de volta para o hotel. Que estava uns 3km de distância. Mas a noite estava linda e agradável e mesmo exaustos, fomos caminhando.
Chegamos no hotel, ficamos no Holiday Inn, e capotamos. Eu, Rachel, estava exausta. No meio da noite acordei para fazer xixi. Não conseguia nem levantar da cama!
A parte boa dessa dor toda é que mostra que estamos adorando a viagem e que não paramos um segundo!
Último dia em Montreal
Algo é fato: ficamos com a sensação de que somente dois dias (na verdade um e meio) em cada cidade é pouco.
Você já acorda no dia de ir embora preocupado com o check-out. Com onde deixar a mala, de aproveitar um pouco a cidade. E volta correndo para pegar mala e chegar na estação de trem ou no aeroporto no horário. Então, a primeira dica é: fique pelo menos dois dias cheios na cidade.
Tínhamos as horas contadas e decidimos aproveitar. Já tomar café da manhã em um lugar turístico, o Marché Jean-Talon. Sempre que uma cidade tem mercados e feiras para visitar. Aproveitarmos para fazer uma refeição nesse lugar, assim fazemos turismo. Geralmente comer nesses lugares é mais barato e a comida geralmente mais fresca! Fica a dica!
Um casal de portugueses tinha entrado em contato conosco que queria nos encontrar para fazer uma pequena entrevista e marcamos deles nos encontrarem por lá.
O mercado é bem organizado e apesar de ser um mercadão, tipo uma feira, com produtos frescos, não tem nada fora do lugar. Em volta do mercado tem vários cafés bonitinhos também. Ah, e para chegar lá, usamos o metro em Montreal que funciona muito bem.
Será que daria tempo, não deu…
Tínhamos tempo para mais uma atração e nessas horas tem que escolher uma e não se arrepender do resto… Escolhemos o Museu de Belas Artes, o principal da cidade, que apesar de ser gigante você pode sempre escolher algumas exposições específicas e fazer pelo menos uma parte bem feita.
Fora que o que eles chamam de quarteirão dos museus é lindo, a arquitetura já chama a atenção, tem várias obras na calçada, esculturas, fotos… tudo nesse pequeno pedaço da cidade respira arte! Aproveitamos o museu com calma, estava bem cheio, mas mesmo assim valeu a pena.
São 4 prédios e eles são conectados e para quem curte museu, é bom separar pelo menos umas 3 horas para aproveitar o lugar com calma.
Nossa visita por Montreal foi rápida e não temos dúvida que de tudo que fizemos, o mais bacana foi o passeio de bicicleta!
Onde ficamos em Montreal: Hotel Holiday Inn Hotel & Suites Montreal Centre-ville Ouest
Passeio de bicicleta: Fitz & Follwell – $75 cad
Mercados: Marché Jean- Talon – gratuito
Museu: Museu de Fine Arts – 23 cad
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.