Carnet de passage: o que é, como tirar e como usar
Quando começamos os preparativos para nossa viagem de volta ao mundo descobrimos que alguns países exigiam um documento específico, o Carnet de Passage, para permitir a entrada do seu veículo.
A Carnet de Passages é um documento aduaneiro que identifica o veículo a motor de um viajante ou outro equipamento ou bagagem valioso. É necessário para levar um veículo a motor num número significativo de países ao redor do mundo.
A Carnet de Passages permite aos viajantes importar temporariamente seus veículos, ou outros itens de valor, como equipamentos de transmissão, sem ter que deixar um depósito em dinheiro na fronteira .
É, em essência, uma garantia internacional para o pagamento de direitos aduaneiros e impostos a um governo se o veículo ou item não for reexportado desse país. As pessoas que importam temporariamente seus veículos ou itens para países onde a caderneta é obrigada devem concordar em obedecer as leis e regulamentos desse país e, em particular, as condições de importação temporária.
Isso é o carnet de passage, um tipo de passaporte para o carro
O que, quem e por que?
Como éramos marinheiros de primeira viagem começamos a fazer uma detalhada busca na internet e pronto: Descobrimos que ninguém sabia bem como o tal carnet funcionava. Apesar da informação abundante na internet, a lista dos países que exigem o mesmo está mudando rápido e os países que o emitem, mais ainda. No Brasil por exemplo ninguém faz a emissão do mesmo, antigamente o auto club paulista, se não me engano, fazia a emissão, contudo na época conversei com eles e devido a falta de demanda, não tinham mais esse produto.
Nossa primeira parte da viagem incluía a América e a Europa, continentes que não exigem o tal carnet, pelo menos em nenhum dos países que fomos. Já para a África e Ásia a coisa seria diferente, nosso primeiro país, a África do Sul, pedia o carnet para fazer o processo de aduana do carro. Portanto precisaríamos dar um jeito de emiti-lo.
Onde?
O primeiro grande problema é você emitir fora do seu país. Conversamos com o Autoclub do Canada e Inglaterra e eles apesar de solícitos, não conseguiam imaginar uma forma de emitir o carnet, diziam que precisávamos conversar com o autoclub do Brasil para emitir. Trocamos diversos e-mails e não parecia haver uma solução facil para o problema. Contudo, o RAC da Inglaterra viu uma brecha quando eu falei que tinha um endereço na Inglaterra e também uma conta no HSBC do Reino Unido. Com todas as informações locais presentes eles disseram que seria possível fazer a emissão do carnet para mim, ou seja, uma vez resolvido a questão de poder ou não poder, agora precisávamos resolver a questão dos custos.
A Índia é um lugar que você precisará do Carnet de Passage
O que é o Carnet de Passage?
O carnet é uma espécie de passaporte do carro, contendo todas as suas informações. O nosso tem 25 páginas, sendo que para cada país usamos uma página. As páginas são compostas de três partes destacáveis. Uma é destacada na entrada do país, uma na saída, e uma terceira fica no carnet. Essa que fica conosco mostra que entramos e saímos do país. O carnet tem validade de um ano após a data da sua emissão e ao expirar você precisa devolver para o órgão emissor. Feita a devolução é possível pedir o reembolso do depósito.
Custos de emissão
Um dos maiores problemas para a emissão do Carnet de Passage é o custo. Para o custo eles levam em conta o valor do seu carro, o risco dos países que você pretende visitar com o carnet e o seu custo de emissão. Em alguns casos é exigido um deposito ou uma carta de credito para a emissão do documento, sendo esse valor restituído na devolução do carnet.
Na África do Sul precisamos do Carnet de Passage para tirar nosso carro do porto.
Na Inglaterra eles calculam o carnet de passage da seguinte forma
(1)
Custo do seu automóvel – (5.000 libras)
Multiplicado pelo
o maior percentual entre os países que você vai passar (500%)
Multiplicado por
10.9%
= 2.725 libras
(2)
Custo de emissão do carnet de 25 páginas – 225 libras
(3)
Deposito de garantia – 350 libras
(total 1+2+3)
2.725+225+350 = 3.300 libras
Devolução do carnet e reembolso
Uma vez que acabou o carnet ou ele venceu, você precisa devolve-lo, mostrando entradas e saídas dos países. Uma vez em mãos do órgão emissor eles vão te reembolsar os seguintes valores:
50% do item (1) acima – 2.725 / 2 = 1.362
+
Integralmente o item (3) – 350 libras
Total de = 1.712 libras de reembolso.
Como vocês podem ver não é um produto extremamente simples, contudo, uma vez que você entende como funciona não tem muito segredo. O duro é desembolsar todo esse dinheiro na emissão, mas pelo menos uma boa parte volta no futuro. Uma coisa que percebemos é que não existe um controle muito grande sobre a avaliação do valor do carro. Lembre-se de ser razoável, não adianta falar que seu carro custa 50 dólares que alguém vai perceber isso mais cedo ou mais tarde.
Para a América do Sul toda não é necessário o Carnet de Passage.
Não é possível fazer o documento no Brasil
Por outro lado é uma tristeza, porque como não é exigido pelos países mais próximos ao Brasil, não temos nenhum lugar no Brasil que faça a emissão desse documento. No passado o Automóvel Clube do Brasil fazia, mas como a demanda era muito baixa, eles deixaram de fazer.
A maioria dos países que emite exige que você seja residente de lá para fazer o carnet de passage, o que complica bastante a vida. Temos conhecimento de outros viajantes que conseguiram emitir Venezuela.
Segue o contato do escritório da Inglaterra:
Cars Automotive Relocation Services
T+44 (0)1284 333 812
[email protected]
The Old Airfield Site, Bury Road, Chedburgh, Suffolk, United Kingdom IP29 4UQ
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.