Home – Ásia – Coreia do Norte
Desbravando a Coreia do Norte
Nosso primeiro dia seria cheio e estávamos bem animados. Agora sim seguiríamos desbravando a Coreia do Norte e aprendendo mais sobre este fechado país.
Acordamos animados com o que estava por vir, como visitaríamos as estátuas dos líderes, um dos lugares mais icônicos do país, é preciso usar calça, no caso dos homens e cobrir os joelhos no caso das mulheres.
O céu nublado e a chuva fina traziam um ar nostálgico para o cenário. Seguimos para o monumento onde estão as estátuas gigantes dos líderes Presidente Kim Il Sung, fundador do país e do General Kim Kong Il, conhecido como Grand Monumento Mansu Hill.
Os locais compram flores e no nosso caso, apesar de não sermos obrigados a comprar, a maioria das pessoas do nosso grupo acabou comprando. O preço de 5 euros para algumas flores pareceu um tanto abusivo e optamos por não comprar.
Apesar das flores serem opcionais fazer reverência aos líderes é obrigatório, e se você não concordar com isso, tem a opção de ficar no ônibus.
Apesar dos turistas formarem um grupo pequeno, vimos muitos locais visitando as estátuas.
Elas são realmente impressionantes e até carismáticas.
As estátuas e fotos dos líderes estão por todos os lados
Respeito é bom e eu gosto!
De lá seguimos para ver os estudantes treinando para o desfile, igual vimos no dia anterior. Aproveitamos para olhar os detalhes, as pessoas que passavam por ali, a polícia na rua, os prédios, os carros. As crianças quase desmaiam ao nos ver e é super divertido ver como se comportam, as vezes até os adultos.
Ao darmos um “oi” e acenarmos com a mão, tem até alguma chance de ganharmos um sorriso de volta.
As policiais nas ruas, sempre bem vestidas, observam e monitoram o trânsito como pequenos robôs. A maneira como se comportam chega a assustar, de tão disciplinada e robótica.
Fomos informados sobre uma apresentação do circo e se tínhamos interesse em ir, e lá fomos nós. O anfiteatro estava cheio e facilmente mais de 1000 pessoas nos faziam companhia.
A apresentação foi bonita, nada muito sofisticado mas o suficiente para tirar suspiros e aplausos da plateia local, já que nós, turistas, éramos uma minoria por ali.
Outro show que estava por acontecer e esse sim era o que queríamos ver é o Mass Dance, onde centenas de estudantes dançam músicas locais tudo muito bem coreografado.
Não estava confirmado por causa da chuva, e enquanto esperávamos a confirmação fomos a um tradicional, beer bar, ou um bar de cerveja, já que os locais, realmente apreciam a bebida.
Um treino para algum dos famosos desfiles que acontecem na Coreia do Norte
O dia da Vitória
O dia que estávamos lá era um dia importante para os locais, o Victory Day é o dia que eles celebram a vitória na Guerra da Coreia.
O evento é muito bonito, já que todas as meninas estão usando um vestido que é bem tradicional, fazendo o dia que estava completamente nublado ficar cheio de cor. O Leo tirou centenas de fotos e até agora foi o que mais gostamos daqui!
Os turistas foram convidados a entrar na dança e muitos deles, na maioria desajeitados e completamente fora do ritmo militar da turma, se misturaram com os dançarinos. Apesar dos guias nos encherem de informações, as informações que eles passam seguem um protocolo. Eles são abertos a perguntas e no momento do Mass Dance minha dúvida para a guia foi:
Rachel: Lee, por que todas as meninas tem o cabelo curto?
Lee: Porque quando elas entram na Universidade, é mandatório cortar o cabelo.
Tivemos a chance de ver a famosa dança no dia Victory Day
Hora do jantar e do karaoke
Estávamos cansados no fim do dia. O jantar sempre era em algum lugar específico, com música, karaokê, sempre meio surreal… hahahaha
Por mais que tudo pareça turístico, ou montado para o público, como as pessoas dizem, tem muitos lugares do mundo que você vai ver algo que não é a vida real… Faz parte, foi pra isso que viemos.
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.