Zadar na Croácia, linda e pouca conhecida!
Zadar na Croácia, linda e pouca conhecida!
Do maravilhoso Parque Plitvice era hora de voltar para a costa e desbravar Zadar na Croácia, linda e pouco conhecida.
Do Parque Nacional Plitvice optamos por passar a noite novamente em um posto de gasolina na estrada, sempre visando economizar o máximo que desse. No estacionamento conhecemos um homem que trabalhava na empresa que cuida da estrada, tipo a Ecovias ou Via Oeste aí no Brasil.
Ele com seus aparentes 40 anos de idade puxou assunto em um inglês bem bom, sua curiosidade era sobre o carro do Brasil.
Ficamos quase meia hora trocando ideia com o simpático croato e ele categoricamente afirmou que era seguro dormir ali, que o seu país possuía baixíssima criminalidade e que não tinha sequestros ou assaltos com armas como no Brasil.
A bagunça no Brasil está tão grande que isso não é novidade para mais ninguém, nem na Croácia… Uma pena, agora além do carnaval, mulheres e samba também somos reconhecidos pela violência!
Zadar é uma mistura de bela arquitetura e muita história.
Zadar na Croácia, linda e pouco conhecida
Com o sol brilhando forte seguimos para Zadar e pegamos um camping bem de frente para a praia. Paramos o carro e já suados aceleramos para ir aproveitar aquele mar lindo.
A água do mar surpreendentemente não era tão quente quanto esperávamos, na verdade era bem fria, parecia a água do Rio de Janeiro. Bom, mas depois de meia hora torrando no sol a água gelada era o melhor lugar para estar.
Alguns momentos do caminho até o Parque Nacional Torres del Paine, Chile.
Aproveitando a praia
A Rachel está aprendendo a torrar no sol, mas já eu que gosto de surfar não aguento ficar muito tempo sem fazer nada, só olhando para o mar. Faz parte.
Mesmo com muitas coisas no ipad para ler, não aguento ficar na areia… Por fim voltamos para o carro, abrimos a barraca, fizemos um bom almoço e no final de tarde voltamos para jogar um frescobol na praia com um belo pôr-do-sol.
A noite foi ótima, dormimos com a barraca somente com a rede de mosquitos com um brisa leve refrescando o forte calor da Croácia. É muito gostoso essa sensação de dormir na barraca, a noite no camping aquele silencio, os trailers iluminados, todo mundo tranquilo… Cada vez mais apreciamos acampar nos bons campings da Europa!
Zadar é uma cidade bonita, calma e que valeu a visita.
O lindo centro de Zadar
Também aproveitamos para conhecer o centro de Zadar, que tem um famoso órgão no mar… Cruzamos construções antigas, museus, igrejas, mas, nosso foco era ver as pessoas e ver o tal do órgão.
Chegamos a praia e encontramos o tal do órgão, que na verdade é um projeto arquitetônico. Foi construído de maneira que conforme o vento e as ondas do mar batem nos tubos que estão embaixo de degraus feitos de mármore, você escuta um som, parecido com o de um órgão.
Foi construído pelo arquiteto Nikola Basic, em um projeto de renovar a costa de Zadar, foi aberto ao público em 2005. Hoje é um lugar que atrai moradores e turistas, para ver o tal órgão, para ver se escuta alguma coisa, para tomar banho de mar, para tomar sol… você escolhe!
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.