Home – América Central – El Salvador
De passagem por El Salvador
Acordamos em São Miguel e estava um dia lindo! Seguimos em direção a El Cuco e Las Flores, lugar onde o Leo já tinha surfado em 2007. Mesmo sabendo que não tinha nenhum swell passamos para dar um olhada e confirmar que não tinha nada de onda. Continuamos seguindo viagem rumo ao norte.
El Salvador é um país bem pequeno e em cinco horas é possível cruzá-lo de Norte a Sul. Tem muitos vulcões, lagos e a parte turística é a parte norte com a rota das flores. É possível encontrar em cada esquina um guarda armado e por mais que o terror que a famosa gang Mara Salvatrucha tenha espalhado pelas ruas nas décadas passadas, falando com alguns policiais eles nos garantiram que tudo está mais seguro agora.
Mas ainda serão necessários alguns anos para que lojas, postos de gasolinas e todo o comércio se sinta seguro novamente.
Eu, leo, estive em El Salvador em 2017, tirei uma foto no mesmo lugar.
Os “Maras” grupo que já levou o título de gang mais perigosa da América
Ela teve início nos bairros pobres de Los Angeles e foi formada inicialmente por salvadorenhos que viviam na região, isso ainda na década de 80. Com um aperto nas leis de imigração nos EUA, muitos foram deportados. Ao chegar em El Salvador com a situação pós guerra civil, com fácil acesso a armas e pouco contingente policial foi a conjunção perfeita para que eles se reunissem e continuassem os estragos.
Além da violência eles se uniram aos cartéis de drogas colombianos e mexicanos. Estima-se que eles tenham cerca de 100.000 membros.
A parte boa é que não sentimos essa insegurança em nenhum lugar. A única recomendação na aduana foi de não dirigir a noite devido as festas e por isso bebedeiras. Voltando a El Cuco, seguimos rumo ao Norte, passamos pela capital e chegamos ao nosso destino, Santa Ana. Foi engraçado por que fomos procurar um hotel e não achamos! Parecia uma cidade de partida para alguns vulcões e passeios.
Mesmo com as grandes redes de fast food por lá só encontramos um hotel, caro para nosso tipo de orçamento, mas enfim, por lá ficamos!
Depois de dirigir por algumas horas, acabamos pagando quase 50 dólares para dormir ai!
O Natal chegando e nós na estrada
Apesar do Leo não se importar muito com onde passaríamos o Natal, eu já estava fazendo mil planos! A ideia inicial era acordar no dia seguinte que era 24/Dez e visitar o patrimônio da humanidade Joya de Ceren. Uma descoberta incrível de uma cidade que foi coberta pelas cinzas de um vulcão, e que é um dos maiores tesouros descobertos da era pré-colombiana.
De lá seguiríamos para o vulcão que tem o mesmo nome da cidade Santa Ana e de lá para a cidade da Guatemala. Para conseguirmos jantar em um restaurante que tivesse uma ceia de Natal e de alguma forma comemorar essa data, mesmo longe de casa!
Mas, quando se está na estrada, nem tudo sai como o planejado! Joya de Ceren estava fechado e o vulcão, descobrimos que demoraria 4 horas para subir até a cratera e descer, impossibilitando nossa ida para a Guatemala no mesmo dia. Com essas novas informações, aproveitamos para almoçar tranquilos à beira do Lago de Coatepeque.
Ele tem origem vulcânica e além de deliciosos restaurantes na sua margem também tem vários passeios que se pode fazer de lancha!
Ficamos muito menos tempo do que gostaríamos em El Salvador. Nosso plano era ficar alguma semanas, aproveitar o surf, o local, etc. Mas ficamos muito mais tempo na Nicaragua do que havíamos planejado e optamos por encurtar nossa passagem por El Salvador.
Ou seja, de lá seguimos rumo a cidade da Guatemala!
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.