Cinco melhores lugares para ver a aurora boreal no mundo
A aurora boreal é um dos fenômenos naturais mais bonitos que existe, por isso, listamos os 5 melhores lugares para ver a aurora boreal no mundo!
Ver o céu tingido de várias cores deixa qualquer um bobo. Não para menos, admirar a aurora boreal está no topo da lista de desejo de muitas pessoas. O fenômeno acontece devido ao choque do plasma solar com as partículas da atmosfera, após o contato com o campo magnético da Terra. Definição complicada para algo único, proporcionado pela natureza.
Entretanto, para admirar as luzes do norte é preciso encarar alguns quilômetros de viagem e o frio intenso. Como são imprevisíveis, mesmo estando no lugar e época certa, é preciso ter sorte para ver o céu sendo iluminado por tons de vermelho, laranja, azul, verde e amarelo. Abaixo, nós selecionamos os 5 melhores lugares para ver a aurora boreal, onde é mais provável que ela apareça nas nítidas noites de inverno do hemisfério norte.
Nossa primeira aurora boreal, no Alasca
Alasca
Foi no Alasca que vimos a aurora boreal pela primeira vez. Em Fairbanks é onde as luzes aparecem com mais frequência. Mas, também há relatos de que é possível admirar a aurora boreal no povoado de Talkeetna, no Parque Nacional Denali e no Parque Nacional Kenai Fjords.
Para melhor admirar o fenômeno recomenda-se o aluguel de um carro, para ter mais liberdade de rodar as estradas principais e secundárias na caça as auroras boreais. No Alasca o visitante se depara ainda com a vida selvagem e a atmosfera rústica do lugar, que mistura paisagens surpreendentes aos glaciais. A viagem por si já vale, com a aurora é mais incrível ainda.
Canadá
O Canadá é o país das paisagens deslumbrantes, lagos de águas cristalinas que refletem o cenário ao redor, estradas cinematográficas e vegetação abundante. Tanta beleza faz do país um dos lugares mais incríveis para se conhecer no mundo, com atrações que agradam todos os gostos.
Não para menos o país também apresenta grande chance de incidência de aurora boreal. Não é raro observar o fenômeno em Eldmont, Fort Murray, YellowKnife, White Horse e Churchill. Inclusive, a 25 minutos de carro de Yellowknife está a Aurora Village, um camping com cadeiras aquecidas para que todos possam observar o céu confortavelmente.
Essa foi nossa recompensa por todo o esforço no Alasca
Frio, mas vale a pena cada segundo desse show
Islândia
A Islândia é um dos lugares mais propícios para a aparição da aurora boreal devido a sua localização geográfica. Da própria capital, Reiquiavique, é possível admirar as luzes do norte, muitas vezes de dentro da cidade mesmo.
Quem opta por viajar ao país pode ainda se encantar com as belas cachoeiras ou com o lago de icebergs durante o dia. Já a noite o ideal é ir à caça das auroras. Como elas aparecem com mais intensidade em lugares escuros, uma sugestão é alugar um carro e percorrer as estradas do país atrás do melhor ângulo para ver e fotografar a aurora boreal.
Para ver a aurora precisamos encarar muito frio
Consegue achar a Chel aí na foto?
Nesse dia na Islândia as luzes estavam lindas
Noruega
Conhecida como a “Paris do Norte”, a cidade de Tromsø, no extremo norte da Noruega, é o local ideal para observar a aurora boreal. Viajantes do mundo inteiro visitam a cidade durante os meses de setembro a março para contemplar as luzes brilhantes no céu.
Quem vai por conta própria a Tromsø e não deseja alugar um carro para ir à caça as auroras, tem a opção de contratar um passeio com uma agência local. Os tours levam aos lugares mais propensos a aparição das auroras e é mais uma alternativa para conseguir ver as luzes do norte. Já para quem pode optar, outra ideia é ir até a vila de Ersfjorden, a 40 minutos de Tromsø, onde se tem grandes chances de observar o fenômeno.
Quando a tudo faz sentido na vida
Finlândia
Especialistas dizem que a chance de ver a aurora boreal na ponte de Paatsjoki, na vila de Nellim, na Finlândia, é de 90%. Isso faz do local um dos melhores lugares para ver a aurora boreal no mundo. Verdade ou não, o lugar possui até opções de hotéis com tetos de vidro para que os hóspedes possam admirar os céus.
Na verdade, a região da Lapônia Finlandesa é conhecida pela grande incidência de auroras. Por isso, o clima costuma ser muito mais seco quando comparado as vizinhas Noruega e Suécia, o que significa que também é muito mais frio. Enquanto na Noruega a temperatura gira em torno de -15ºC, na Finlândia o termômetro chega aos -30ºC. É preciso viajar preparado para encara uma das experiências mais incríveis que existem.
Existem muitos mais do que 5 lugares para ver a aurora boreal ao redor do mundo, mas nesses, com certeza, a chance de aparição do fenômeno são maiores. Quem deseja ver as luzes do norte deve viajar preparado, tanto para o frio intenso, quanto para uma das melhores experiências que uma pessoa pode ter.
E você, já viu a aurora boreal? Tem vontade de ver? Conta para a gente nos comentários.
Só que já viu sabe a energia desse momento
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.