Bonito, paraíso para ser conhecido no Brasil
O Brasil tem muitos lugares incríveis, mas, poucos ainda com turismo bem desenvolvido. Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um bom exemplo de turismo sustentável e ficamos felizes de passar alguns dias por lá.
Nosso plano de visitar Bonito veio em linha com muitas coisas, queríamos desbravar um lugar no Brasil que um de nós não conhecêssemos, eu, Rachel já tinha visitado Bonito algumas vezes quando era pequena, mas para o Leo, seria um lugar novo.
Para completar, minha família mora perto, e por isso poderiam aproveitar esse lugar incrível junto com a gente, perfeito!
Nosso primeiro passeio foi visitar a belíssima Gruta Azul
Qual foi nosso plano de viagem?
Para nossa viagem, tivemos a ajuda da Bonitour, uma agência de viagens de Bonito que nos ajudou a organizar toda a viagem. Dividimos com eles os lugares que queríamos ir, que éramos uma família de seis pessoas, e fomos juntos construindo um roteiro.
No fim o roteiro ficou assim:
- Dia 01 – Boca da Onça
- Dia 02 – Gruta Azul e Estância Mimosa
- Dia 03 – Flutuação Barra do Sucuri
- Dia 04 – Flutuação Rio da Prata
Os passeios são longos então, por mais que quiséssemos fazer mais de uma coisa por dia, foi a melhor coisa seguir a dica da Bonitour e fazer tudo com calma, sem ter de correr de um passeio para o outro.
Na trilha rumo as cachoeiras na Estância Mimosa
A cidade de Bonito
Bonito sempre teve suas belezas naturais mas muita coisa mudou em 15, 20 anos. Antes era muito mais rústico e apesar de sempre ter sido um lugar turístico no Mato Grosso do Sul, era incomum ver tanta gente de fora.
Na verdade Bonito era famoso pelo carnaval que acontecia na cidade, e estava sempre cheia nos feriados, faltava água, aquela falta de infraestrutura básica. Agora parece um destino turístico, são vários passeios, a maioria com guias, há várias opções de hotéis, restaurantes, agências, tudo que um turista precisa.
Apesar de já ter voos direto para a cidade, ainda são bem caros, então, resolvemos ir de milhas até Campo Grande e lá alugamos um carro e dirigimos as quase 4 horas que separam a capital do Mato Grosso do Sul de Bonito.
A maravilhosa flutuação no Rio da Prata
As cachoeiras deliciosas na Estância Mimosa
A água translúcida da flutuação no Rio Sucuri
Para quem ama natureza
Os passeios em Bonito são todos ligados a natureza, para quem ama estar na água, ver bicho, caminhar ouvindo os passarinhos e ainda ver belos cenários, qualquer passeio na cidade vai te atender.
Ficamos muito surpresos que todos os passeios que fizemos tinham um guia e os guias eram super bons e tivemos muitas conversas sobre meio ambiente, políticas de conservação, o que tem sido feito e o que falta fazer pela região. Isso enriqueceu muito os passeios.
Tanto a Boca da Onça como a Estância Mimosa, são passeios de caminhada, onde você passa por várias cachoeiras e pode inclusive se banhar nelas. Alguns lugares oferecem aquele almoço de fazenda delicioso e você pode aproveitar para almoçar por lá.
Já a flutuação do Rio da Prata e do Rio Sucuri, como o próprio nome já diz, você desce o rio flutuando. A diferença é que no Rio da Prata você caminha até um lugar e depois vai flutuando até outro ponto, e volta de caminhonete. Já o Rio Sucuri, você vai de barco, remando até um ponto do rio, e volta flutuando para o mesmo ponto. Para quem curtiu as fotos da água, a Bonitour tem a câmera para alugar, estão se não tiver uma, não precisa se preocupar em fazer este investimento.
Confesso que ficamos meio apreensivos se minha mãe toparia fazer a flutuação, já que ela nunca tinha usado um snorkel na vida. Mas, os guias foram super pacientes, explicam tudo direitinho, fazem o teste e depois começam o passeio. No Rio da Prata ouvimos até que uma senhora de 81 anos tinha feito a flutuação na semana anterior!
E a Gruta Azul, é o passeio mais tranquilo e também mais curto, já que é uma caminhada curtinha e a comtemplação da gruta.
Viagem maravilhosa em família
Pousada Gira Sol
Ficamos na Pousada Gira Sol, que fica bem pertinho do centro, e é uma graça. Do café da manhã delicioso, passando pelo cuidado com o meio ambiente (desde painéis solares até reciclagem do lixo) até a piscina que aproveitávamos no fim de tarde. Por ser central íamos caminhando jantar todos os dias, o que era uma delícia.
Desde os passeios até a pousada, você pode reservar tudo pelo site da Bonitour. Isso é muito legal pois é uma maneira fácil de ver o que quer fazer, e compor o roteiro da maneira que preferir.
Nós amamos passar esses dias em Bonito com nossa família e apesar de termos ficado quatro dias, temos certeza que faltou ver e fazer muita coisa!
Um bom quarto para descansar
Piscina deliciosa para aproveitar o fim de tarde depois dos passeios
O que mais podemos querer?
Bom, de verdade? Queremos voltar com mais tempo e aproveitar ainda mais a região repleta de natureza e belezas!
*A viagem para Bonito foi uma parceria oferecida pela Smiles e a Bonitour.
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.