Como foi nosso roubo no Chile
Não tivemos uma boa experiência quanto a segurança no Chile já que fomos roubados por lá no início da nossa volta ao mundo de carro, em 2013.
Já conhecíamos Viña del Mar e Valparaíso de uma viagem em 2011. A primeira experiência foi ótima, adoramos as cidades. A segunda visita, na nossa volta ao mundo de carro em 2013, não foi tão boa assim já que percebemos a fragilidade da segurança no Chile ao sermos roubados.
Antes que você siga em frente, nós também escrevemos um artigo sobre os Golpes mais comuns que acontecem na estrada, talvez ele possa te ajudar também.
A cidade de Valparaiso no Chile, onde tudo aconteceu!
A nossa experiência ao sermos roubados no Chile
Era dia 04 de julho. Comemoração de dois meses desde o início da viagem. Paramos para fotografar alguns surfistas na água na praia de Bahamas e na hora de ir embora, eis a surpresa: pneu furado. Enquanto o Leo manobrava, eu que estava do lado de fora, vi o pneu do meu lado rapidamente ir para o chão! Gritei para o Leo. Lá fomos nós trocar o primeiro pneu da viagem.
Enquanto o Leo se sujava todo, eu aproveitei para tirar foto e filmar um pouco. Seguimos viagem para um restaurante no caminho. Queríamos fazer uma matéria e quando chegamos lá, depois de uns vinte minutos, nos demos conta e percebemos: cadê a mala de fotografia do Leo?
Reviramos o carro e nada. Nessa hora já sabíamos que tínhamos sido roubados. Caímos em um golpe, onde as pessoas furam seu pneu para desviar a atenção e te roubar.
Leo trocando o primeiro pneu furado da viagem.
Como resolvemos a situação
Quando fomos roubados no Chile, precisamos ir a duas delegacias. Na primeira fomos mal atendidos, não nos deram muita atenção. A nossa sensação nessa primeira delegacia foi de total descaso. O cara ainda nos disse que precisaríamos de quatro dias para ter um documento oficial para enviar para o seguro no Brasil.
Recebemos a dica de um senhor, que encontramos enquanto comíamos uma empanada, para procurar a segunda delegacia e falar com o Coronel lá. Diferente da primeira, que estava vazia, essa estava lotada e nem sabíamos se seria possível, afinal o mesmo homem que nos disse para ir também nos disse que era muito difícil falar com o superior.
Paramos uma senhorita que passava uniformizada por ali e pedimos pelo Oficial Superior. Logo o Coronel apareceu e ouviu toda a história gentilmente, fez uma ligação e disse que era só nós passarmos na delegacia que fomos primeiro para buscar a documentação necessária.
Foi uma confusão conseguirmos os documentos para apresentar ao seguro. E ainda bem que tínhamos seguro, se não teríamos perdido todo o equipamento fotográfico.
O pneu furado propositalmente!
Era só isso que queríamos, mas…
Um dia antes do roubo, chegando no hostel
Sobre a segurança no Chile
Por mais seguro que seja um país, é sempre bom ficar atento. Roubos e furtos acontecem em todos os lugares, com todas as pessoas. De modo geral, o Chile é um país seguro. A taxa de criminalidade lá é mais baixa que a do Brasil. Só que isso não impede que você possa dar de cara com alguns marginais, até porque turista é sempre mais visado, principalmente mulheres e idosos.
Abaixo sugerimos algumas recomendações que você deve seguir para ter mais segurança no Chile ou em qualquer outro país.
O centro da cidade de Santiago no Chile.
Recomendações sobre a segurança no Chile
Cuidado com dinheiro e documentos
Principalmente nos grandes centros, estações e mercados. Além disso, nunca saia de uma casa de câmbio contando dinheiro na rua, ou enfie o maço de notas na carteira. Procure sempre dividir seu dinheiro por vários lugares e compartimentos.
Cuidado com cartões de crédito
No exterior é bem comum não pedir documento de identidade na hora de passar o cartão de crédito. E muitas vezes basta só assinar a via do consumidor, mesmo que o cartão seja de senha, ela as vezes não é necessária. Por isso, após pagar algo com seu cartão de crédito, confira, quando o devolverem, se o cartão que estão lhe entregando é de fato o seu.
Táxi clandestinos
Desconfie de pessoas que o abordem para propor um táxi clandestino num aeroporto ou estação.
Aluguel de carro
Se alugar carro, coloque a bagagem no porta-malas e não a deixe visível. À noite, não deixe o veículo estacionado na rua com coisas de valor. Lembre-se também de sempre trancar o carro.
Pertences no hotel
Não deixe suas coisas de valor as vistas no hotel quando você sair. A atitude mais sensata é guardar os documentos, joias e dinheiro no cofre do quarto, ou dentro da mala num bolso bem escondido. Se for roubado no hotel, fale com a gerência e vá ao consulado, principalmente, se levarem seus documentos.
Artigos relacionados
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.