Loading...

Ferramentas para ser mais eficiente na viagem

Viajar por três anos e meio pelo mundo de carro teve muitos desafios, mas eles não eram somente cruzar fronteiras, lidar com a burocracia, acampar no meio da savana com medo dos leões.

Também não era só a maravilha de praias paradisíacas, acampar em lugares inóspitos ou comer comidas exóticas.

No dia a dia, tínhamos de organizar nossa vida de modo eficiente, para que sobrasse tempo para o que é mais importante em nossas vidas: viajarmos mais.

Pode parecer uma coisa fácil, mas além da organização, precisávamos ser muito produtivos, afinal, não temos internet o tempo inteiro. E o mais interessante é que essa foi uma decisão nossa, de não termos internet em tempo integral para não ficarmos conectados com o Brasil o tempo todo e curtir mais a viagem.

Por isso, tínhamos de estar sempre atualizados e buscando ferramentas e alternativas que facilitassem a nossa vida e nosso dia a dia na estrada.

Cena comum em nossa vida: computador e café em algum lugar do mundo.

Planejamento é o segredo de tudo

Não precisamos esconder de ninguém que somos um grandes fãs dos programas do Office 365. E acreditamos que isso vem muito do tempo que trabalhávamos no Citibank, em que o Excel, Word, PowerPoint e o Outlook já faziam parte do nosso dia a dia.

Voltando à viagem, acreditamos que um dos motivos de termos concluído a jornada com sucesso é devido à atenção que temos com o planejamento como um todo e, principalmente, a parte financeira.

Nossos controles vão desde a compilação de todos os gastos da viagem até a criação de formulas para prever o impacto do preço do petróleo ou da variação cambial em nossas viagens pelo mundo.

E tudo isso fizemos com a ajuda de uma ferramenta simples, mas potente: uma planilha de Excel. É comum conhecermos pessoas que desejam viver viajando, fazer disso um trabalho e a primeira coisa que sempre perguntamos é como essa pessoa lida com o Excel. Na dúvida, faça um curso de Excel antes de começar a pensar na viagem.

É estranho até falar, mas temos uma relação tão próxima com as planilhas que não sabemos o que seria do Viajo logo Existo sem elas. Aliás, nem nossas vidas, porque controlamos tudo em planilhas.

O excel sempre foi o nosso melhor amigo, ele que nos mostrou que era possível viajar.

Como vocês conseguem dinheiro para viajar tanto?

Essa é uma resposta que fomos aprendendo com o passar dos anos. Mas, desde o começo de tudo, lá no fim de 2012, nós sempre tínhamos uma apresentação bacana do Viajo logo Existo no PowerPoint, tanto em português como em inglês.

Hoje em dia, quando olhamos a primeira versão, damos risada, porque é muito simples e tem algumas artes meio estranhas, rs! Mas, só conseguimos melhorar, porque fizemos a primeira, a segunda, a terceira. A cada seis meses tentamos fazer uma apresentação nova, que reflita nossos objetivos e também os benefícios para os parceiros.

Foi no PowerPoint também que desenvolvemos a nossa palestra, usando funções de transição (tipo apaga uma imagem, carrega outra, entra uma foto, tudo bem dinâmico) com belas fotografias de nossas viagens!

Respondendo à pergunta: publicidade e palestras são duas das nossas principais fontes de renda no Viajo logo Existo!

Uma apresentação consistente é o melhor caminho para conseguir um patrocínio.

Conectados e seguros, isso vale muito!

Quando caímos na estrada lá em 2013 uma das nossas maiores preocupações era em relação a forma que nos comunicaríamos com nossos amigos e familiares e também como faríamos para proteger as fotos que tirávamos nas viagens!

E uma coisa que muitas pessoas não fazem ideia é que hoje, o pacote Office 365 também inclui o Skype e o OneDrive. E é legal dividir que nós também não sabíamos disso. Claro que já tínhamos o Skype instalado, mas a questão do OneDrive para subir nossas fotos e deixá-las protegidas na nuvem, só veio depois que os problemas apareceram.

Olhem que loucura: de tempos em tempos, nós sempre enviávamos para a casa dos meus pais no Brasil um HD (hard drive/disco de memória externa) com as fotos para ficar protegido e bem guardado na casa deles e não termos o risco, caso o carro fosse roubado ou perdêssemos todas as fotos. Enfim, um belo dia, três caras entraram na casa deles e estavam roubando tudo, inclusive os HDs com as fotos! Por fim, a polícia pegou os ladrões e nós percebemos o quanto nosso acervo estava vulnerável.

Quando começávamos a pesquisar as opções de armazenamento em nuvem, nós descobrimos que o nosso pacote Office 365 já oferecia 1 TB de espaço sem nenhum custo adicional.

Já o Skype foi muito útil na viagem, na verdade, foi essencial para nos mantermos presente, com nossa família e com nossos amigos! Por meio dele dividíamos as nossas experiências e impressões com nossa família… e também resolvíamos vários problemas, principalmente o bloqueio dos nossos cartões de crédito, que acontecia toda hora.

Paralelo a tudo isso, ainda tem o Word que usamos basicamente em todos os nossos artigos e o Outlook para gerenciar nossos contatos e e-mails. A única ferramenta que ainda não tiramos o melhor proveito é o OneNote, mas quem usa, diz que é incrível. No entanto estamos aprendendo e, assim que estivermos craques, pode deixar que contamos tudo por aqui.

Após 5 anos de estrada, usamos mais o Skype que nossas linhas do Brasil.

Hoje tudo é digital

Muita gente ainda pensa no pacote Office como uma caixinha física, que você compra e instala em seu computador. Mas hoje já é algo mais moderno, você pode contratar o serviço via assinatura, como se fosse um Netflix, pagando mensalmente pelo pacote.

E além da opção de assinar o Office 365 para uma pessoa, tem a opção Home, que inclui 5 usuários, e até 3 aparelhos (por exemplo laptop, tablet e smartphone) para cada usuário. Aqui temos feito tudo em família, e cada um fica com 1 TB de espaço no OneDrive e até 60 minutos no Skype!

Quer assinar o Office 365? Clique AQUI e descubra mais!

*Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Microsoft Brasil, mas reflete as nossas opiniões sobre os produtos que estão descritos acima. Há anos usamos o pacote Office 365 e de verdade não sabemos como seria a nossa organização e planejamento sem eles!

Nossos Parceiros

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
2018-04-12T08:16:27+00:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
shares