Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro viagem
O seguro viagem é um item indispensável para quem pretende conhecer outro país.
Existem várias opções de contratar um seguro viagem: por agências, direto com as seguradoras ou através do cartão de crédito. Já escrevemos sobre qual plano de saúde de viagem escolher, entretanto também é importante saber que existem opções de preços, produtos e contratos para o seguro viagem.
Seguro de viagem pelo cartão de crédito.
Como funciona o seguro viagem do cartão de crédito?
Alguns cartões de crédito, principalmente os que têm status platinum ou superior, oferecem o seguro viagem gratuitamente para os clientes. Porém, para adquirir tal benefício muitas vezes é preciso comprar a passagem aérea ou as taxas de embarque pelo cartão.
Apesar da aparência gratuita, o seguro faz parte dos serviços pagos com a anuidade do cartão. E não são todos os cartões que oferecem tal benefício. Por isso, entre em contato com seu cartão para saber se você tem direito ao seguro viagem.
Há casos em que o seguro é automático, ativado independe da compra da passagem. Outros seguros de cartão de crédito oferecem cobertura mesmo dentro do Brasil, a partir de uma certa distância da residência do viajante.
Como utilizar o benefício
Para utilizar o seguro viagem basta entrar em contato com o cartão de crédito e solicitar para as datas da sua viagem.
Para esportes radicais é recomendado contratar o seguro viagem.
É importante saber!
Caso utilize o seguro do cartão de crédito, se informe antes sobre todos os direitos do segurado, qual o valor da cobertura, o tipo de seguro e os números de contato para atendimento.
Além disso, vale ressaltar que tal benefício embutido em algumas categorias de cartões consegue representar uma boa economia, já que “não é preciso pagar” pelo seguro viagem. Mas também pode oferecer cobertura insuficiente, dependendo dos planos do viajante.
A cobertura oferecida pelos cartões de crédito
A cobertura oferecida pelos seguros de cartões de créditos costuma se assemelhar à dos planos mais básicos oferecidos pelas seguradoras. Além disso, há casos especiais em que é melhor contratar um seguro específico, como para atividades radicais ou viagens longas.
A maioria das apólices convencionais de seguros não cobrem acidentes de pessoas que se expõem ao risco. E nesse termo, estão incluídos os esportes radicais, como snowboard, esqui, bungee jump e voo de asa-delta. Nesses casos, é preciso contratar um seguro específico para esportes de aventura.
Outro detalhe é que o período máximo de cobertura oferecido pelos cartões são de 30 a 60 dias. Por isso, quem viaja para um mochilão, período sabático ou intercâmbio deve contratar um seguro viagem para períodos estendidos.
No geral, o seguro viagem do cartão de crédito costuma ser uma boa opção para viagens de curta duração. Vale a pena aproveitar os benefícios para viajar tranquilamente.
Artigos relacionados
+Posts que irão ajudar em sua próxima viagem!
Como ganhar milhas reservando hotéis
O que levar na Mala de viagem?
Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem
Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem
Os golpes mais comuns aplicados por criminosos na estrada
Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.