Loading...

Como tirar Passaporte no Brasil

Com emissão pelo governo nacional, o passaporte atesta de modo formal a nacionalidade e naturalidade em relação ao portador, dando ao mesmo a permissão para cruzamento de fronteira de um país estrangeiro.

Os passaportes apresentam a garantia ao direito para proteção legal no exterior e retorno com segurança de quem viaja ao próprio país de origem.

Passporte brasileiro azul

5 Passos para requerimento do passaporte

1 – Para requerimento do passaporte, o site do Departamento de Polícia Federal deve ser acessado, www.dpf.gov.br. Inicialmente é preciso verificar a documentação necessária. E não existe a renovação nem prorrogação do passaporte, se o mesmo se encontra com prazo de validade expirado ou breve a expirar e for desejado conseguir um documento novo de viagem, serão requeridos todos os documentos originais associados e será preciso solicitação da emissão no passo seguinte.

2 – O segundo passo é solicitar a emissão do passaporte. É importante ressaltar que apenas depois da inclusão dos próprios dados haverá emissão da Guia de Recolhimento da União – GRU.

3 – O terceiro passo é pagar a GRU, com respeito à própria data de vencimento.

4 – O quarto passo é comparecer ao posto do DPF com a documentação original requerida, GRU paga e protocolo em relação à solicitação. Não é preciso mais carregar a fotografia, que terá coleta na ocasião do atendimento. Em determinadas unidades do DPF é preciso agendamento prévio.

5 – O quinto passo se resume a consultar o andamento do próprio pedido de passaporte. Para finalizar, o passaporte terá entrega pessoalmente ao próprio titular, por meio da apresentação do documento de identidade e assinar o recibo. Buscar o próprio passaporte na hora e lugar indicados.

Existem diversos postos da Policia Federal pelo país.

Maiores detalhes sobre o passaporte

Em relação ao valor do passaporte, a taxa para tirar o comum se resume a R$ 257,25. Para renovação, apresentar o documento anterior, se não, o valor passa dos R$350,00. Sobre o novo passaporte, um dispositivo eletrônico com inserção pela capa do documento guarda dados pessoais, como o nome inteiro, data do nascimento, e também dados biométricos do indivíduo, que são a fotografia de rosto e impressões digitais, que têm decodificação, depois, pela máquina leitora, com garantia da agilidade na situação da migração.

Mais dispositivos oferecem maior segurança e qualidade, com inibição da falsificação e legitimidade confirmada de informações dadas pelo portador. Em relação ao passaporte antigo, as pessoas que tiverem o antigo, desprovido de chip, no prazo de validade não necessitam fazer requerimento de documento novo, já que a substituição ocorrerá, conforme o próprio prazo expirar.

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
close-link
2018-03-21T19:30:45+00:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
close-link
shares