Loading...

Porque levar dólares ou euros para viagens internacionais

Decidir qual moeda estrangeira levar para sua viagem é um dos itens fundamentais do planejamento. Entretanto, levar dólares ou euros para viagens internacionais sempre compensa porque são moedas aceitas na maioria dos países. 

Entender as regras de câmbio é um desafio. Mas, é preciso converter valores, comparar taxas nos diferentes métodos de como levar dinheiro e pesquisar a melhor cotação na hora de adquirir a moeda estrangeira. 

Outra questão importante é saber qual moeda levar. Assim, dólares ou euros para viagens internacionais são boas escolhas porque são aceitos na maioria dos países. Mas, para comprá-los no Brasil você faz duas conversões de câmbio: real para dólar ou euro – dólar ou euro para a moeda local.  

Para uma viagem internacional, e dependendo da quantidade de dinheiro, qualquer centavo pode fazer uma grande diferença no final. Então, o valor que você perde com uma escolha pouco inteligente pode ser equivalente a um jantar em um restaurante, por exemplo. 

O euro é boa alternativa para países europeus

Mas, quando é mais vantajoso levar a moeda local?

Quando a moeda usada no seu destino de viagem for uma “moeda forte”, quase sempre vale a pena viajar com a moeda local. Então, dólar ou euro são considerados moedas fortes, assim como a libra, dólares canadenses e australianos. 

Já nos destinos em que a moeda não é muito comercializada mundialmente, vale mais a pena levar uma moeda forte, como dólares ou euros para viagens internacionais. Dessa forma, você faz o câmbio apenas quando já estiver no país. Isso porque, por não terem muita saída, elas costumam ser vendidas com cotações até 15% maiores quando comparadas às casas de câmbio locais.  

Assim, vale a pena levar a moeda local para:

Fique atento com o ano de emissão das notas, principalmente do dólar. Notas produzidas com mais de 10/12 anos muitas vezes não são aceitas na hora de troca-las na casa de câmbio, principalmente as notas de 100 dólares. Já tivemos problemas com isso em vários países do mundo. Tínhamos uma nota de 1975 e ninguém queria troca-la!

Essas notas são aceitas no Estados Unidos sem problemas!

Foto: Pixabay

Então, qual é o melhor: dólares ou euros para viagens internacionais?

O dólar americano é sempre a escolha mais simples e segura. Mas, isso porque ele se consagrou como moeda global, já que é a mais comercializada em todo o mundo. Por esse motivo, em praticamente todas as casas de câmbio você conseguirá trocar seus dólares.  

Então, em algumas ocasiões, o euro pode ser mais vantajoso. Então, ele se torna interessante se você já tiver uma quantia guardada de outras viagens ou se for viajar para a Europa. Caso seu roteiro inclua países que usam e que não usam a moeda, optar pelo euro simplifica a vida.

E se seu destino for Cuba, também é uma boa ideia optar pela moeda. Porém, a taxa de conversão do dólar para o CUC é bem desvantajosa se comparada ao do dinheiro europeu. 

Mas, quando levar reais é mais vantajoso?

Levar reais vale mais a pena quando a viagem for para os países vizinhos. Mas, principalmente para as capitais ou para cidades com muito fluxo de turistas brasileiros, como Santiago, Buenos Aires ou Montevideo.  

Nesses casos, o preço pago pelo BRL será mais justo e você economiza ao evitar a dupla conversão.  

Portanto, vale a pena levar real para:

Foto: Pixabay

Mas, lembre-se de pesquisar antes de decidir qual moeda levar

Assim, antes de viajar, pesquisar sobre o destino é ideal. Principalmente quanto a qual moeda levar, como é a conversão e quais são as taxas.  

Desde que o IOF dos cartões de débito e travel cards se igualou aos dos cartões de crédito, porém, a forma mais econômica de levar dinheiro é o tradicional cash ou dinheiro vivo. Essa forma, no entanto, tem óbvias desvantagens, e a segurança é a principal delas.  

Portanto, é recomendável sair do Brasil com uma quantia considerável de moeda estrangeira, para ter dinheiro na mão nos primeiros momentos da viagem. E assim, economizar nas taxas de saque no exterior e para o caso do seu cartão não funcionar.

Mas lembre-se de levar mais de um método para não ficar na mão em nenhuma situação. 

Nossos Parceiros

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
2018-05-05T09:10:15+00:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
shares