Loading...

Prós e contra da volta ao mundo de carro ou avião 

Decidir fazer uma viagem de volta ao mundo requer muito planejamento, portanto, é importante saber quais os prós e contras da escolha.  

Nós já fizemos uma viagem de volta ao mundo de carro por 78 países, que durou quase 4 anos. Assim, rodamos todos os continentes e vimos as mais diversas culturas pelos países que passamos. Mas agora, com o novo projeto de bater a meta dos 100 países, estamos rodando o mundo de avião. 

Cada volta ao mundo é única e especial. Entretanto, de carro dá para fazer a viagem no seu ritmo, com paradas onde você quer. Mas, de avião é mais rápido. Entretanto, às vezes perde-se bastante tempo em longas conexões.  

Então, para te ajudar a decidir, abaixo listamos os prós e contras de cada volta ao mundo, seja de carro, seja de avião.  

Com o carro você pode parar onde quiser

Volta ao mundo de carro: os prós

– Flexibilidade de horários: mas, você pode partir quando quiser e antecipar ou adiar a chegada se desejar. Além disso, se atrasar um pouquinho pois dormiu além da conta no hotel não tem problema. 

– Não precisar se deslocar para pegar o transporte: basta ligar o carro e começar a viagem, simples e prático. 

– Fazer sua própria rota: em uma viagem de carro você decide o roteiro e onde parar no meio do caminho.  

– Descansar durante o passeio: mesmo com pouco conforto, o carro pode servir como local para descansar um pouco antes de partir para a próxima parada. O nosso de volta ao mundo tinha até armários, fogão e barraca no teto! 

– GPS: com o GPS dá para viajar sem ter tantos problemas com o mapa.  

Então, dá para dividir os custos da viagem: em uma viagem de carro dá para ter mais de um passageiro e dividir os custos entre todos, assim, provavelmente essa escolha sairá mais barata do que outro transporte.  

– Diversão durante a viagem: você pode ir ajustado seu “entretenimento a bordo” de acordo com seus gostos.  

Com um carro bem equipado dá para economizar em refeição e acomodação

Volta ao mundo de carro: os contras

– É preciso ter/comprar um carro: antes de encarar uma viagem de volta ao mundo de carro, você precisa decidir investir em um bom modelo, mas que não vai te deixar na mão nas estradas por aí.  

– É cansativo: para quem vai dirigir, com certeza é mais cansativo e estressante do que se tivesse decidido fazer a volta ao mundo de avião. Então, leve em consideração também a quantidade de horas a dirigir, principalmente por ser uma viagem longa. Afinal, é uma volta ao mundo. 

– O preço: os custos de viajar de carro é relativo. Assim, costuma ser razoável e em conta se tiver várias pessoas, mas pode ser que fique mais caro do que o avião. E não esquecer que além disso existe o gasto adicional com combustível e com pedágios.  

– Documentação: para dirigir em solo estrangeiro, é bom tirar a Permissão Internacional para Dirigir. Entretanto, não são todos os países que exigem esta carteira, então não é algo obrigatório, mas é sempre bom levar.  

– Tráfego no local: ainda sobre dirigir no exterior, não esqueça que existem países que a direção é na mão inglesa, assim como Inglaterra e África do Sul.  

– Não saber as leis de trânsito locais: antes de encarar uma viagem de carro, pesquise sobre as regras de trânsito do país que você irá visitar, para evitar, portanto, possíveis multas. 

– Seguro: em uma viagem de volta ao mundo de carro você deve fazer um seguro para o automóvel que cubra todos os países a serem visitados e tempo total da viagem, e isso é caro. 

Volta ao mundo de avião: os prós

– É mais rápido: uma viagem de avião é com certeza mais rápida que uma viagem de carro. 

– Voo direto para o destino: você pode comprar voos diretos, sem precisar ficar pingando de aeroporto em aeroporto, mas são mais caros geralmente. 

– Acumula milhas: quanto mais você viaja, mais milhas acumula, assim, isso pode se transformar em mais viagens. 

– Hora marcada para chegar: se o voo não atrasar, você sabe a hora que chegará ao destino. Então, pode programar atividades a partir disso. 

– Dá para parcelar: pode parcelar a passagem em várias vezes no cartão de crédito, portanto, é mais viável. 

De avião você chega mais rápido aos destinos

Volta ao mundo de avião: os contras

– Longas escalas: normalmente, as passagens mais baratas são aquelas com longas horas de espera em escalas, então, costumam demorar mais para chegar ao destino. 

– Bagagem limitada: a maioria das companhias aceitam apenas 1 mala de até 23kg, mas você pode comprar mais bagagem. 

– Gastos aeroporto / hotel: você precisa decidir como chegar e sair do aeroporto em cada cidade que chega. 

– Hora marcada para sair: o voo tem hora marcada, então, você precisa chegar com antecedência ao aeroporto.  

– Longas horas sentado e no mesmo lugar: no avião, você passa várias horas sentado no mesmo lugar, mas sem poder se movimentar muito. 

Nossos Parceiros

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
2018-05-05T08:53:12+00:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
shares