Loading...

Primeira vez no exterior: o que saber antes de embarcar 

Viajar para o exterior pela primeira vez dá um pouco de medo e empolgação. Mas, são tantos detalhes que quando chega o dia do embarque a empolgação e ansiedade pelas novas aventuras ficam a flor da pele.  

Mas, antes de viajar para o exterior pela primeira vez você precisa saber de alguns detalhes, para tornar o planejamento da sua viagem mais completo e evitar possíveis perrengues.  

Depois de ter o passaporte em mãos, decidir como levar dinheiro e saber como fazer a mala ideal, você precisa buscar informações sobre o seu destino. Então, pesquise tudo sobre vistos, vacinas, seguro viagem e outros documentos necessários para realizar o embarque. 

Além disso, também é essencial conhecer as condições climáticas esperadas para o período da viagem, o fuso horário, o sistema de transporte e os principais hábitos culturais. Porém, não esqueça de verificar a situação econômica e política do país que pretende conhecer. 

Portanto, abaixo listamos algumas dicas para tornar a sua primeira viagem ao exterior mais tranquila e prazerosa: 

O planejamento da primeira viagem ao exterior é essencial

Mas, tenha cuidado com a bagagem de mão

Para embarcar em voos internacionais não são permitidos líquidos a cima de 100 ml. Mas, evite, também, roupas e sapatos com adereços metálicos porque dão mais trabalho na hora de passar pelo raio x da segurança no aeroporto. 

As regras para voos internacionais também proíbem na bagagem de mão: objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras de unha etc. Então, esses itens só devem ser levados na bagagem despachada. 

Leve com você, na bagagem de mão, todos os documentos necessários para embarque: passaporte, visto, comprovante internacional de vacina, reservas de hotéis, dinheiro e equipamentos eletrônicos. Porém, antes da viagem confira se está com todos a documentação importante.

Entretanto, o ideal é colocar, por precaução, uma pequena muda de roupa na sua bagagem de mão, porque sempre há o risco da sua mala ser extraviada. 

Leve adaptador ou carregador universal

Não há nada mais chato que descobrir, na hora de carregar o celular, que a tomada é diferente da que estamos acostumados no Brasil. Então, antes de embarcar procure qual é o tipo de tomada no seu país de destino e tente levar um adaptador ou carregador universal. Porém, caso não consiga achar antes da viagem, procure assim que chegar no destino. 

Saber o que levar na bagagem te faz evitar um monte de perrengues

Cuidado ao chegar ao destino

No desembarque, mantenha em mãos o passaporte, visando à agilização de seu atendimento no controle migratório. Então, fique atento à sinalização na área de desembarque internacional para dirigir-se a esteira de bagagem, e após a alfândega e saída. 

Mas, lembre-se de pesquisar previamente quais são os tipos de meios de transporte que ligam o aeroporto do destino ao centro da cidade ou a região da sua acomodação. Assim, você já desembarca sabendo para onde ir e evita cair em possíveis golpes ou pagar mais caro na corrida de táxi. 

Como se encontrar e comunicar no país

A popularização dos smartphones trouxe diversos benefícios para os turistas, principalmente na busca por informações e planejamento das viagens. Com o dispositivo móvel, é possível se localizar rapidamente, além de conseguir se comunicar e entender o idioma local.  

Portanto, sempre que possível, compre o chip de internet do país para ter conexão independe do Wi-Fi e conseguir transitar melhor durante sua viagem. Essa lista de aplicativos para viagem pode te ajudar nessa tarefa.  

Compre ingressos para atrações, shows e eventos com antecedência

Com as transações online, é possível adquirir entradas para eventos e bilhetes de transporte (como metrô e trens) ainda no Brasil. Mas, além da praticidade e do conforto, o turista consegue economizar com promoções e descontos e ainda foge das longas filas que os pontos turísticos mais famosos costumam ter.  

Então, mesmo quem pretende fazer um mochilão deve preparar um pequeno roteiro com as cidades e os principais locais que deseja conhecer. Assim, essa iniciativa permite ao viajante administrar melhor o tempo e visitar tudo o que desejar. 

Separe um dinheiro para compras e eventuais emergências

Quem deseja realizar compras precisa separar uma quantia a mais de dinheiro para não correr riscos estourar o orçamento antes do fim da viagem. Portanto, o recomendado é listar e somar todos os gastos previstos. Como alimentação, transporte e compras, e reservar um extra para gastos inesperados ou mesmo eventuais emergências. 

E no fim, conhecer lugares incríveis torna tudo especial

Planeje os gastos antes e durante a viagem

Então, faça as contas de quanto você pode gastar em média com a alimentação, passeios, transporte, compras e etc. Como existem muitos os gastos durante uma viagem ao exterior, planejá-los é a melhor forma de garantir que você fará tudo que deseja. Mas sem ser surpreendido pela fatura do cartão no mês seguinte. 

Assim, se você achar válido, uma planilha com os custos totais da viagem também é bem-vinda. Então, você pode ir acompanhando a evolução das despesas e pode controlar. Caso os gastos estejam chegando ou ultrapassando o limite. A tecnologia pode ser uma ótima aliada nessa hora. 

Mas, não esqueça de aproveitar!

A primeira viagem internacional sempre é muito especial, por isso, aproveite! Portanto, tire fotos, faça os passeios que sempre sonhou e curta cada minuto ao viajar para o exterior pela primeira vez. 

 

Nossos Parceiros

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
2018-05-13T13:36:34+00:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
shares