Loading...

Dez dicas para você viajar o mundo de carro

Depois de quase três anos de estrada, viajando mais de 130mil km por mais de 67 países, tentamos em um rápido bate bola listar 10 dicas para viajar de carro.

Para quem está pensando viajar de carro por aí, seja em uma viagem curta, pela América, pela Europa, por onde for, achamos que isso pode ajudar um pouco vocês!

Ai vão as dicas para você viajar de carro tranquilo!

#1 – Escolha um carro confiável, mas que seja pelo menos um pouco confortável.

Não importa a distância e tempo da sua viagem de carro, tudo que você menos quer é ficar na mão, com o carro quebrado no meio do nada, portanto, um carro com uma boa mecânica é essencial…

Contudo, após semanas ou meses cobrindo longas distâncias a falta de conforto começa a cobrar um preço: dor nas costas, mau jeito no joelho, dor no pescoço e assim vai!

A primeira foto de todas do Viajo logo Existo, com o Coyote, nosso carro.

#2 – Estude bem sua rota

Procure ter em sua rota algumas cidades “chaves”, lugares que você sabe existir um supermercado, posto de gasolina, um hospital para emergências, caixas eletrônicos e possíveis mecânicos.

Não precisa ter muitas, mas que você tenha isso anotado e aproveite a visita para reabastecer os suplementos, fazer alguma manutenção no carro…

Ushuaia foi o nosso primeiro objetivo na viagem

#3 – Fique atenta as estações de neve, furacão, chuva…

Imagine você programar sua rota até Ushuaia no mês de Junho, chegar a cidade, aproveitar aquela bela região e de repente você se vê preso por lá, devido a neve nas estradas?

E então chegar a Botswana na África em Fevereiro, debaixo de chuvas torrenciais, estradas fechadas e $$$ jogado fora? Não tem jeito, tem de ficar de olho nas grandes variações de clima e suas épocas.

Felizes de estarmos na época certa em Botswana na África

#4 – Seja prático, evite levar coisas desnecessárias

Quando se trata de encher o carro, o mais fácil e comum é você pensar: “Já que tem espaço, vou levar” – porém não se esqueça, se você levar muitas coisas, todos os dias você precisará desmontar o carro todo para pegar aquela jaqueta que está lá na “área de roupas de frio” e assim vai…

Conhecemos pessoas que levaram a bicicleta e depois precisava tirá-las para acessar os armários, resumindo: Chega uma hora que você prefere jogar as bicicletas fora do que tirar e colocar elas só para pegar uma camiseta!

Aqui, menos é mais e sempre que for algo essencial, você vai poder comprar na próxima cidade!

Olha a bagunça e isso porque não temos muitas coisas no carro.

#5 – Tenha sempre alguns dólares para emergência

Emergência não avisa quando vai acontecer, e quando você precisar de ajuda, nada motivará mais as pessoas do que uma boa e velha nota de dólar!

Claro que ter a moeda local também resolve, mas uns dólares extras bem guardados vão te trazer uma segurança extra em áreas remotas.

#6 – Pesquise sobre os países que precisam de visto antecipado

Nada pior do que dirigir horas e muitos quilômetros até a fronteira e descobrir que você precisava de uma autorização ou de um visto pré aprovado. Ou sabe-se lá o que…

Cada país possui uma rotina, claro que quanto mais longe de casa. Maior é a tendência de ter algo fora do comum.

Na dúvida, gaste horas na internet. Anote tudo em um caderno ou planilha e lembre-se de verificar de tempos em tempos! Isso vai te economizar tempo e muitas dores de cabeça!

#7 – Carro quitado e no seu nome

Se entrar em diversos países do mundo com seu próprio carro já é chato e burocrático (nem todos países). Imaginem entrar com o carro no nome do banco ou do seu primo que ficou na sua cidade…

Para casos de carro financiado. Ouvimos dizer que você precisa de uma carta do banco. Contudo acho pouco provável que essa tal carta seja aceita fora da América do Sul. Talvez América Latina.

Não consigo ver você viajando na África com um carro financiado, seria uma novela em cada fronteira… Fica a dica!

As fronteiras são uma das partes mais burocráticas da viagem de carro

#8 – Tenha as ferramentas específicas para o seu carro

Eu, Leo, sou um péssimo mecânico. Até sei algumas coisas depois de 3 anos de estrada. Mas sou mais para zero a esquerda no quesito mecânica… O que não impede de eu ter as ferramentas certas para o meu carro e saber alguns processos.

Chegamos em alguns lugares precisando de pequenos serviços e os mecânicos usavam nossas ferramentas ou explicamos como fazer… Se o seu carro for de uma marca ou modelo muito específico. Esse conselho ganha ainda mais valor!

Tem horas que só uma pessoa com conhecimento resolve seu problema

#9 – Seja paciente

Viajar de carro geralmente está relacionado a longas jornadas em estradas ruins, boas, momentos com fome, com sono e assim vai… se a distância for longa, é provável que a maior parte da viagem será dentro do carro e nesse cenário ter paciência com as pessoas que estão dentro dele é essencial para o sucesso da trip.

O verdadeiro teste, na maioria das vezes, é esse!

Paciencia é essencial em uma viagem de carro.

#10 – Esteja preparado para o inesperado

Mesmo com tudo em dia, carro pronto, planos revisados, vistos prontos, dinheiro no bolso, pode ter certeza que alguma coisa vai sair do eixo. É o tal risco sistêmico que é impossível de mitigar.

E quer saber, de verdade, é para isso que caímos na estrada, são nesses momentos que surgem as melhores histórias, aquelas que contamos animados para nossos familiares e amigos e que geralmente nunca esquecemos!

Longe de casa, na Austrália, mais felizes de estar na estrada!

Nossos Parceiros

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
2018-04-16T10:15:01+00:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
shares