Loading...

Como funciona o intercâmbio de trabalho voluntário 

O intercâmbio de trabalho voluntário é uma forma mais barata de fazer intercâmbio, colocar na prática um novo idioma e conhecer pessoas. 

O intercâmbio de trabalho voluntário ficou popular nos últimos anos por ser uma alternativa econômica para jovens e adultos que desejam ter uma experiência internacional.  

Então, de acordo com as Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e o espírito cívico, dedica parte do seu tempo, mas sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos…” Porém, trabalho voluntário também é mais do que isso. É doar tempo, generosidade e colaboração e receber em troca o afeto da comunidade local. 

Essa modalidade de intercâmbio é em média mais barata. Assim, além de possibilitar que intercambista interaja com a comunidade local auxiliando em projetos sociais como voluntário, o intercâmbio voluntário apresenta a realidade que não pode ser conhecida apenas através do turismo. 

Assim, diversas ONGs e agências de intercâmbio oferecem a possibilidade do intercâmbio de trabalho voluntário. Portanto, com ele, é possível viajar para países da América Latina, África e Ásia gastando pouco com os custos em moradia, transporte e alimentação. 

Foto: Pixabay

Como é o intercâmbio de trabalho voluntário

Com o trabalho voluntário no exterior, além de conhecer um novo país e um novo idioma, o intercambista trabalha em benefício de uma causa. Assim, o programa vai além da doação de tempo e dinheiro. Mas, ele busca fazer com que o voluntariado receba muito mais do que ele irá doar durante essa experiência, como novos amigos, entendimento sobre assuntos críticos que o mundo ainda enfrenta nos dias de hoje, conhecimento da cultura local e a possibilidade de fazer a diferença na vida de outra pessoa. 

Dá para conciliar o projeto voluntário com um curso de inglês ou do idioma local?

Em alguns casos, mas principalmente na África do Sul, você pode fazer algumas semanas de curso de inglês e na sequência partir para um programa voluntário. Assim, alguns projetos em Cape Town também permitem que você estude pela manhã e seja um voluntário à tarde. 

Foto: Pixabay

É preciso pagar para participar de um programa voluntário internacional?

O programa voluntário é um tipo de intercâmbio cultural, porém mais barato que o tradicional já que as taxas costumam ser menores. 

Ele é pago, pois há custos com moradia, alimentação, manutenção do próprio projeto e passagem aérea. Então, parte do que se paga para participar de um trabalho voluntário é doado para o projeto escolhido. 

Uma forma de diminuir despesas pode ser procurar por opções no Brasil mesmo, já que quase todas as organizações de tartarugas marinhas aceitam voluntários. Assim, você pode ainda buscar oportunidades em algum país que já planeja visitar, uma vez que a maioria das instituições possuem acomodações de baixo custo para aqueles dispostos a participar por mais tempo. 

Então, quais são os tipos de trabalhos disponíveis?

O tipo de intercâmbio de trabalho voluntário varia de acordo com o seu projeto escolhido. Então, dá para escolher entre diversos programas para cuidar de animais, ajudar na conservação de reservas e meio ambiente, auxiliar na educação de crianças e desenvolver ações humanitárias em países como África do Sul, Sri Lanka, Tailândia, Índia, entre outros. 

Para realizar seu trabalho voluntário no exterior, você deve escolher seu projeto por país ou por tipo de programa. Assim, cada local tem suas peculiaridades e cabe a você decidir onde suas habilidades serão mais úteis. 

Os tipos mais comuns de programas disponíveis

Existem diversos tipos de programas de intercâmbio voluntário disponíveis, assim, os mais comuns são: 

  • Trabalho voluntário ambiental – voluntariado numa reserva ambiental; 
  • Trabalho voluntário social – voluntariado com crianças; 
  • Estadias em Quintas – voluntariado numa Quinta, ou seja, propriedade rural com moradia; 

Foto: Pixabay

Então, escolha muito bem a agência ou ONG

Portanto, pesquise muito sobre a ONG ou agência com a qual você pretende fazer o intercâmbio de trabalho voluntário. Assim, existem algumas que vendem o voluntário para empresas ou escolas como profissionais qualificados, quando na verdade não são. Assim, essas ONGs ou agências acabam lucrando em virtude da boa vontade do voluntário.  

Saiba que você irá ser recebido na casa de voluntários

Assim, caso você opte por fazer o intercâmbio de trabalho voluntário por uma ONG, mas saiba que a família que vai te acolher também será voluntária. Diferente do intercâmbio tradicional onde a família recebe por cada estudante que recebe, no trabalho voluntário ela acolhe o jovem ou adulto por que quer, sem receber nada por isso.  

Porém, vale ressaltar que poderão surgir conflitos culturais entre você e a família, sendo importante o respeito mútuo e conversa entre ambos os lados sobre os pontos de discórdia. 

Portanto, há muitas razões para se envolver nesse tipo de voluntariado, e literalmente milhares de instituições que oferecem oportunidades por todo o mundo. Fato é que participar de um intercâmbio de trabalho voluntário é uma oportunidade única de aprender muito sobre a vida, valores e comunidade. 

Nossos Parceiros

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
2018-05-03T09:00:05+00:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
shares